Nossos Livros

2019

ROCHA, E. F.. Corpo com Deficiência em busca de reabilitação? A ótica das pessoas com deficiência física. 1ª. ed. São Paulo: HUCITEC, 2019. v. 1. 227p .

O livro Corpo com deficiência em busca de reabilitação? A ótica das pessoas com deficiência física tem por objetivo principal discutir o que é Reabilitar. A reflexão sobre o tema considera os testemunhos de Nina, Sérgio e José Roberto, que ao relatarem suas histórias de vida e vivências nos serviços de reabilitação, nos provocam a questionar as premissas epistêmicas e éticas nas quais estão arquitetadas as práticas dessa área no campo da saúde. A proposta do texto é compreender o imaginário social que se tem sobre o corpo com deficiência na nossa sociedade, como a influência positivista e cartesiana se manifesta nas ações técnicas sobre o corpo com deficiência, na organização dos serviços e nos modelos assistenciais de reabilitação. Os depoimentos oferecem pistas valiosas para o rompimento com as propostas organicistas e reducionistas de reabilitação, apresentam sugestões na direção de abordagens que considerem o corpo com deficiência como dotado de desejo e de voz, que é afetado pelos bons e maus encontros, que está em relação com outros corpos e com o mundo de forma política, no sentido espinosano do termo. Trata-se de um livro para profissionais da saúde e da reabilitação, para educadores e para outras pessoas e profissionais que se interessem pelo tema.

2018

ROCHA, E. F.; SOUZA, C. C. B. X.; BRUNELLO, M. I. B. (Org.) . Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. 1a.. ed. São Paulo: HUCITEC, 2018. v. 1. 209p .

O livro pretende estimular o leitor a refletir sobre os possíveis deslocamentos do objeto da Terapia Ocupacional no campo da Educação de abordagens biomédicas, organicistas, cujas origens estão no movimento eugênico, para abordagens fundamentadas em princípios epistêmicos e éticos alinhados com a possibilidade de exercer a liberdade, a imaginação e o diálogo vivo com as experiências. Pondera sobre as ações práticas da Terapia Ocupacional no contexto escolar, considerando as particularidades do seu cotidiano e dos seus coletivos, tendo como finalidade a escola para todos e suas interconexões com o pensamento crítico. Deseja ainda, por meio de diferentes relatos de experiências, instigar o leitor a dialogar com temas atuais como os preconceitos, estigmas, medos, intolerâncias presentes nas relações interpessoais e institucionais do contexto escolar.

2006

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 41OPooCBHPL._SX354_BO1,204,203,200_.jpg

ROCHA, E. F. Reabilitação de pessoas com deficiências: A intervenção em discussão. 1. ed. São Paulo: ROCA, 2006. v. 1. 300p .

Este livro aborda propostas de intervenção que buscam a interdisciplinaridade em reabilitação e apresenta experiências e reflexões desenvolvidas pelas autoras no Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva (REATA), do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP). Este livro discute o conceito de deficiência e sua relação com a reabilitação, apresentando diferentes experiências por meio de estudos de caso, que abordam temas importantes como a autonomia, as relações familiares, os cuidados domiciliares e a sexualidade do portador de deficiência.