2021
Capítulos de Livro
2022
No Livro “Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância”, organizado por Juliana Barbosa Goulardins e Cristina dos Santos Cardoso de Sá, publicado pela editora temos:
No Livro “Literatura e Saúde Pública: Territórios e cuidado: Gênero, família, vida e morte – Volume 2” organizado por Frederico Viana Machado; Isabel Cristina de Moura Carvalho e Janaina Liberali, publicado pela Editora Rede Unida, temos:
Souza, Camila C. B. Ximenes; Santos, Bianca; ROCHA, Eucenir Fredini. Com açúcar, com afeto: O Samba da Vida. (p.23 à 32).
No livro “DIVERSITAS EPISTEME – volume 1“, organizado por Renan Albuquerque, Sérgio Bairon e Ricardo Alexino, publicado pela Editora Alexa Cultural com o Apoio da CAPES, temos:
ROCHA, E. F.; PINTO, R. J. ; ALMEIDA, M. C. . Deficiência e imigração: diversidade e atenção à saúde no município de São Paulo. (p. 109 à 120).
2018
No Livro “Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional” organizado por Eucenir Fredini Rocha; Maria Inês Brito Brunello e Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, publicado pela Editora Hucitec em 2018, temos:
- ROCHA, Eucenir Fredini; BRUNELLO, Maria Inês Britto; SOUZA, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes. Apresentação. (p. 13-15).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Terapia Ocupacional e Educação: questões atuais e perspectivas futuras. (p.16 à 27)
- ROCHA, Eucenir Fredini; SOUZA, Camila C. B. Ximenes. Terapia Ocupacional, Consultoria e Educação. (p. p. 28-40)
- ROQUE, Kamyla Leme; SOUZA, Camila C. B. Ximenes; ROCHA, Eucenir Fredini. Pessoas com deficiência no ensino superior: desafios atuais. (p. 61-79)
- HOLMOS, Debora Mazzani; ROCHA, E. F. Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional no cotidiano escolar. (p. 80-92.)
- MARCONDES, Estela Maria Maluf; ROCHA, Eucenir Fredini. Ambientes educacionais inclusivos e a Terapia Ocupacional. (p. 93-107.)
- LAKI, Ana Carolina de Medeiros; ROCHA, Eucenir Fredini. Pessoas com deficiência e violência na escola. (p. 125-131.)
- ROCHA, Eucenir Fredini; SOUZA, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes. A Terapia Ocupacional e a escola: ações e reflexões. (p. 132-151.)
- SOUZA, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes; ROCHA, Eucenir Fredini. Narrativas do cotidiano: crônicas para pensar a prática da Terapia Ocupacional na escola. (p. 152-166.)
- ROCHA, Eucenir Fredini; SOUZA, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes; LIMA, Solange de Freitas Branco. Intersetorialidade: O que é preciso para Jorge sair do quarto e ir à escola? (p. 193-206.)
2017
No Livro “(Re) Conhecendo a USP: contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão no campo das deficiências” organizado pelos docentes da USP Shirley Silva e Luciano Digiampietri, publicado pela Faculdade de Educação da USP em 2017, temos:
ROCHA, Eucenir Fredini; Souza, Camila C. B. Ximenes. Deficiência, saúde/reabilitação, inclusão escolar: a experiência do REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva/USP. (p. 109-120.)
2016
No Livro “Formação em Saúde:Experiências nos Serviços e Invenções Coletivas” organizado por Simone Rennó Junqueira e Yara Maria de Carvalho, publicado pela editora Yendis em 2016, temos:
ROCHA, Eucenir Fredini. Como efetivar a pluriversidade? Desafios contemporâneos da atividade acadêmica na experiência do Pro-PET/USP Capital – Saúde da Família 2012/2014. (p. 72-97.)
2011
No Livro “Políticas Públicas e Pessoa com Deficiência: Direitos Humanos, Família e Saúde” organizado por Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima, Isabela Cardoso de Matos Pinto e Silvia de Oliveira Pereira, publicado pela editora EDUFBA em 2011, temos:
ROCHA, Eucenir Fredini; OLIVER, Fátima Corrêa; CASTIGLIONI, Maria do Carmo; SARTORELLI, Maria Elizabeth; LOPES, Maria Elisabete; LIMA, Marlito de Sousa. Acesso e Acessibilidade das pessoas com deficiência aos serviços de saúde no SUS. (p. 215-243).
No Livro “Terapia Ocupacional: Fundamentação e Prática” organizado por Alessandra Cavalcanti e Claudia Galvão, publicado pela editora Guanabara Koogan em 2007, temos:
ROCHA, Eucenir Fredini; BRUNELLO, Maria Inês Britto. Avaliação Qualitativa em Terapia Ocupacional: Princípios, Métodos e Técnicas de Coleta de Dados. (p. 44-48)
2006
No Livro “Reabilitação de pessoas com deficiências: A intervenção em discussão” organizado por Eucenir Ferdini Rocha, publicado pela editora Roca em 2006, temos:
- ROCHA, Eucenir Fredini. Reabilitar para o quê? Conceitos de reabilitação e suas relações com a prática terapêutica. (p. 1-8).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Deficiência e reabilitação: questões históricas e epistemológicas. (p. 9-60).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Experiências em reabilitação: discutindo a organização de serviços e os modelos assistenciais. (p. 61-134).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Joana: medos e esperanças. A instituição de reabilitação em questão. (p. p. 144-169).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Estudo de caso: Discutindo a prática. (p. 135-135).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Intervenção em Reabilitação em Discussão: queixas dos usuários do ambulatório do REATA: uma releitura. (p. 136-143).
- ROCHA, Eucenir Fredini. Desvelando os sentidos do corpo. (p. 285-290).
2004
No Livro “Inclusão: intenção e realidade” organizado por Sadao Omote, publicado pela editora de Marília em 2004, temos:
ZULIAN, Maria Aparecida ; ROCHA, Eucenir Fredini; CAZEIRO, Ana Paula Martins; LUIZ, Angélica. A terapia ocupacional em processos interdisciplinares da educação especial. (p. 201-211).
No Livro “Terapia Ocupacional: Reabilitação Física e Contextos Hospitalares” organizado por Marysia M. R. Prado De Carlo e Maria Cândida de M. Luzo, publicado pela editora Roca em 2004, temos:
ROCHA, Eucenir Fredini; MELLO, Maria Aparecida Ferreira de. Os sentidos do corpo e da intervenção hospitalar. (p. 29-46).