Grupos de Pesquisa Parceiros – Formação Interdisciplinar em Saúde (FIS)

Pesquisadores do REATA inseridos no Programa Mestrado Profissional “Formação Interdisciplinar em Saúde”

 

Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

Participa realizando participando de reuniões científicas, ministrando disciplinas, coordenando a organização de eventos. Orienta estudantes de Mestrado Profissional em Saúde pelo Programa Mestrado Profissional “Formação Interdisciplinar em Saúde” com atividades conjuntas da Faculdade de Odontologia, da Faculdade de Saúde Pública e da Escola de Enfermagem da USP.

 

  • Orientações em Andamento

Joyce Araujo de Barros

Pesquisadora em Cuidado e integralidade nas redes de atenção à saúde (USP). Mestranda em Saúde Pública pela Unidade de São Paulo. Bacharelado em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós-graduada em Motricidade orofacial: Disfagia pela Faculdade de Medicina do ABC. Extensão universitária em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Londrina. Formação em Saúde Mental – Terapia Comunitária Integrativa Sistêmica pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência nos níveis de atenção primária, secundária e terciária à saúde. Ênfase em disfagia adulto, infantil e neonatal no âmbito hospitalar. Supervisora em Fonoaudiologia Neonatal na Prefeitura Municipal de São Paulo, atuando em um Hospital Municipal e Maternidade Escola (zona norte).

 

  • Orientações Concluídas

Daniele Catelan

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2003). Atualmente é professor do Centro Universitário Católico Auxilium – Araçatuba e enfermeira no Centro de Planejamento e Avaliação – Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação graduação, rede de atenção a saúde, regulação em saúde, fórum discussão e construção curricular.

Publicações decorrentes:

Catelan, D. Absenteísmo no serviço ambulatorial do SUS: perspectivas e estratégias das equipes de saúde [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2018.

 

Felipe Gargantini Cardarelli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, especialização em Processos Educacionais na Saúde, Docência Digital, Psicopatologia e Saúde Pública, e mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como Apoiador Institucional em saúde da Associação Saúde da Família, como Psicólogo Clínico no LugarDevir e como Professor na USP. Tem experiência na área da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, saúde pública, gestão pública, psicologia, bioética e educação permanente.

Publicações decorrentes:

CARDARELLI, FELIPE GARGANTINI. Roda de Saberes, reflexões sobre educação permanente e seus processos de apoio [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2016.

CARDARELLI, FELIPE GARGANTINI; ROCHA, EUCENIR FREDINI . Institutional Support and Continuing Education: Five Strategic Factors.. International Journal of Human Sciences Research, v. 2, p. 2-13, 2022.

CARDARELLI, FELIPE GARGANTINI; ROCHA, EUCENIR FREDINI . -Roda de Saberes- – reflexões sobre educação permanente em saúde e seus processos de apoio / ‘Wheel of knowledge’: reflections on a device for permanent health education and support processes. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, p. 12550-12567, 2022.

 

Lucy Talita da Silva

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (2018), especialista em Saúde Pública e da Família (2014) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM (2011). Atualmente esta vinculada como terapeuta ocupacional na Equipe Especializada no Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência da região do M’Boi Mirim (território do Jardim São Luiz e do Jardim Ângela). Anteriormente atuou como terapeuta ocupacional no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nas Unidades Básicas de Saúde Paraisópolis I e II e no município de Rifaina-SP; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Cidade Ademar e no CAPS III Central, em São Bernardo do Campo – SP; e como professora substituta do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG.

Publicações decorrentes:

Da Silva, Lucy Talita. Contribuições do Núcleo de Apoio à Saúde da Família para a discussão dos modelos assistenciais na Atenção Primária à Saúde [disseretação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2018.

SILVA, L. T.; ROCHA, E. F. . Implantação do NASF modalidade III: Percursos e Percalços. In: 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2019, Cuiabá. ANAIS DO 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, 2019.
SILVA, L. T.; ROCHA, E. F. . Percepções sobre os modelos assistenciais na Atenção Primária à Saúde a partir da Implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Modalidade III. In: 1º Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, 2018, São Paulo. Anais 1º Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, 2018.

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1982). Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade Armando Álvares Penteado (1992). Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2020). Atuou como servidora pública na Prefeitura Municipal de São Paulo (1992-2016) sendo o último cargo como Assistente Técnico da Supervisão de Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (2008-2016). Lecionou na Faculdade Anhanguera (2011-2016). Atualmente leciona na Faculdade Polis das Artes (2017).
Publicações decorrentes:
Maia, Maria Regina. Síndrome de Diógenes ou Transtorno de Acumulação: a experiência de uma equipe multiprofissional de saúde do município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2020.

É Mestre em Ciências com ênfase em Formação Interdisciplinar em Saúde pela USP (Universidade de São Paulo, 2020). É coordenador, docente e tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana/PR. . Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e em Letras Estrangeiras Modernas (Habilitação Opcional em Língua e Cultura Francesa), também pela UEL (2010). É especialista em UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto, pela UNIVALE (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí) e especialista em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital, pela Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Tem experiência de atuação na Estratégia de Saúde da Família em contextos rurais e urbanos e formação/docência em saúde. Foi tutor na modalidade digital do Projeto Imunizasus (CONASEMS/SLMANDIC) (2021).
Publicações decorrentes:
Guilherme, Renan Garcia. Educação e Prática Interprofissional em uma Residência Multiprofissional Autogerida em Saúde da Família. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2020.