- Coordenação do Laboratório
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo-USP (1991) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo-USP (1999). Defendeu, em fevereiro de 2020, a tese de Livre Docência “Terapia Ocupacional e Reabilitação de pessoas com deficiência: como aprendi a polir lentes com Espinosa”, na Faculdade de Medicina da USP. É Professora no Curso de graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP; professora/orientadora no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH – USP/ DIVERSITAS, no Mestrado Profissional em Formação Interdisciplinar em Saúde (Faculdade de Odontologia/Faculdade de Saúde Pública/Escola de Enfermagem/Instituto de Psicologia da USP) e no Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional da USP. É membro do “Centro Iinterdisciplinar de Estudos e Defesa da Infância – CEDIn/USP”, coordenadora do “REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva da FMUSP” e do Grupo de Pesquisa “Diversidade, Corpo e Saúde” do DIVERSITAS da FFLCH/USP. Desenvolvo projetos de extensão de serviços à comunidade na área de Atenção à Saúde e Reabilitação da pessoa com deficiência na Atenção Primária à Saúde e de inclusão de crianças e adolescentes na rede regular de ensino junto às escolas de ensino infantil e fundamental em parceria com serviços públicos. Temas de ensino e pesquisa: Deficiência; Corpo; Práticas Corporais; Cuidado; Saúde Coletiva (Atenção Primária à Saúde, Atenção à Saúde e Reabilitação da pessoa com Deficiência no SUS, Tecnologia Assistiva); Inclusão Escolar e Social; Terapia Ocupacional.
Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (2006). Foi aprimoranda do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no programa de Aprimoramento em Cirurgia Plástica e Queimaduras (2007). É mestra em ciências pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Preventiva do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (2013). É doutora em humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2022). Atualmente trabalha como Docente e Terapeuta Ocupacional no Laboratório REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordam temas relacionados a Atenção Primária à Saúde/Estratégia de Saúde da Família, saúde da pessoa com deficiência, gênero, violência, educação e Tecnologia Assistiva.
- Estudantes de Graduação
Bárbara Silveira Dionízio – Estudante de Iniciação à Pesquisa II – Realiza pesquisa analisando o video-game enquanto um recurso terapêutico-ocupacional.
Camila Recco Neves – Estudante de Iniciação à Pesquisa II – Realiza pesquisa na área de gênero e masculinidades em saúde.
Gabriela Montebugnoli Nogueira Cesar Myczkowski – Bolsista Programa de Estímulo de Graduação – Pró-Reitoria de Graduação (2022)/Bolsista Programa Unificado de Bolsas – Pró-Reitoria de Graduação (2021-2022) – Realiza ações de Extensão no campo da Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde./ Estudante de Iniciação à Pesquisa II – Realiza pesquisas na área da Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde./ Estagiária de Terapia Ocupacional na UBS Jardim São Jorge – Desenvolve ações de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde sob supervisão do Laboratório REATA.
Hannah Du Bois De Furuyama – Estagiária de Terapia Ocupacional na UBS Jardim São Jorge – Desenvolve ações de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde sob supervisão do Laboratório REATA.
Joana Queiros Boniolo Ferreira – Bolsista Programa Unificado de Bolsas – Pró-Reitoria de Graduação (2022-2023/ 2021-2022) – Realiza ações de Extensão no campo da Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde.
João Vitor Ivo dos Reis – Estagiário de Terapia Ocupacional na UBS Jardim São Jorge – Desenvolve ações de Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde sob supervisão do Laboratório REATA.
Kelly Gomes Moreira de Almeida – Estudante de Iniciação à Pesquisa II – Realiza pesquisa na área da Terapia Ocupacional na infância, dedicando-se a pensar a reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro Autista.