Página Inicial

SOBRE NÓS

Em nosso laboratório investigamos os mecanismos inflamatórios e oxidantes envolvidos em doenças inflamatórias crônicas. ​Os projetos de pesquisa em andamento envolvem estudo de células primárias e em cultura, tais como neutrófilos, macrófagos e células endoteliais, bem como estudos com animais e humanos. Estamos especialmente interessados no papel da lipoproteína de alta densidade (HDL) na progressão de doenças inflamatórias crônicas, e na relação da HDL com o metabolismo lipídico. ​Nossa abordagem utiliza estratégias de proteômica qualitativa e quantitativa, associadas a ferramentas de bioinformática e estatística. Ensaios funcionais ajudam a confirmar nossas hipóteses.

Design experimental

O desenvolvimento de nossos projetos inclui desde cultivo de células e fracionamento de fluidos biológicos, até processamento dessas amostras para extração de proteínas e subsequente análise por espectrometria de massas.

Métodos

Realizamos análises proteômicas qualitativas e quantitativas, sendo estas últimas utilizando métodos com (TMT, SILAC) ou sem (LFQ) marcação. Para essas análises, empregamos um sistema de cromatografia líquida (EASY nLC-1200) acoplado a um espectrômetro de massas de alta resolução (Orbitrap Fusion Lumos).

Análise bioinformática

O tratamento estatístico dos dados de proteômica envolve a utilização de softwares específicos, como MaxQuant, Perseus, Skyline, R.

​Tem interesse em estudar proteômica e processos inflamatórios? Venha trabalhar conosco! Para obter informações sobre vagas de pós-doc, doutorado, mestrado e iniciação científica, envie um email para ronsein@iq.usp.br

CONTATO

Para mais informações, entre em contato conosco.

ENDEREÇO

Instituto de Química
Avenida Professor Lineu Prestes, 748, bloco 9 inferior, salas 904-910.
Cidade Universitária - Butantã
São Paulo/SP
05508-000
Brasil

Tel: +55 (11) 2648-1739
ronsein@iq.usp.br