Análise da Cabotagem no Brasil – Parte 1

Dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) indicam que o transporte marítimo representa 80% do comércio mundial e facilita o fluxo das
cadeias de suprimentos globais. Esta alta participação possui diversos motivos, que podem ser agrupados em vantagens econômicas, logísticas e tecnológicas:
a) Custo-Efetividade: Economias de Escala e Baixo Custo de Transporte
b) Capacidade de Carga: Grande Capacidade e Flexibilidade de Carga
c) Cobertura Global: Acessibilidade a Mercados Globais e Infraestrutura Portuária
d) Eficiência Energética: Menor Consumo de Combustível por tonelada/km
e) Segurança e Sustentabilidade: Baixa Incidência de Acidentes e Desenvolvimento de Tecnologias Verdes
f) Dependência de Recursos Naturais: Transporte de Matérias-Primas e Exportação de Produtos Agrícolas

Autor: Gustavo Costa

RouteLab White Papers – Cabotagem 1a Parte