Avaliação das Emissões de CO2e do Transporte de Contêineres na Cabotagem Brasileira: Análise Comparativa de VLSFO, MDO e HVO

Projeto Acadêmico, Gustavo Costa.

Resumo: Este projeto avalia os serviços de cabotagem marítima no Brasil, focando em suas emissões de gases de efeito estufa e o potencial de redução por meio da substituição de combustíveis. Utilizando proformas teóricas, são estimadas as emissões anuais do ciclo de vida completo da extração ao uso final (annual life cycle assessment well-to-wheels – LCA WTW), de três grandes companhias de linha de cabotagem, enfatizando o potencial do HVO como uma alternativa sustentável. A dedicação do Brasil ao transporte sustentável é evidente através de sua afiliação à ITF e iniciativas recentes. No entanto, a descarbonização marítima, particularmente nos serviços de cabotagem, permanece pouco abordada. Coletivamente, esses serviços operam 22 navios em 34.117 milhas náuticas, realizando 416 viagens anualmente. Eles consomem 31.548 toneladas de MDO, levando a 126.358 tCO2e, e 311.980 toneladas de VLSFO, resultando em 1.273.108 tCO2e. A mudança para o HVO poderia reduzir essas emissões em 75,4% para 343.950 tCO2e, demonstrando o poder transformador dos combustíveis sustentáveis. Esse movimento não apenas representa um passo em direção às operações marítimas eco-friendly, mas também sublinha a resolução do setor contra as mudanças climáticas. O estudo conclui defendendo a inclusão do transporte costeiro nos planos de descarbonização do Brasil, enfatizando a colaboração e políticas claras. Ao adotar essas estratégias, o Brasil pode liderar a sustentabilidade marítima em escala global.