Elaboração de Rotas de PSVs Considerando Fatores Ambientais e Diversas Restrições Operacionais

Projeto financiado pela Petrobras (2019-2022).

Resumo: O escopo deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) foi propor métodos que auxiliem o processo de tomada de decisão relativo ao planejamento das operações de transporte de suprimentos a plataformas de petróleo, considerando a influência das condições meteoceanográficas. Foi proposta, desenvolvida e validada uma metodologia no estado da arte para o planejamento de operações de carga e descarga de embarcações de apoio marítimo (EAM) operando no suporte a plataformas com ancoragem do tipo spread mooring system (SMS), levando em conta as condições de mar e atmosféricas, visando estabelecer os limites operacionais que permitam com que as operações de transferência de carga sejam feitas de modo seguro, dando subsídios para que o planejamento logístico seja feito de modo mais acurado. Para possibilitar que o planejamento logístico contemple os aspectos meteoceanográficos, o presente projeto também incluiu o desenvolvimento de um sistema computacional para receber do SAP as informações da rota da próxima viagem de uma EAM, e extrair de um sistema (ex. OCEANOP) as condições ambientais associadas à rota prevista da EAM. Por fim, o sistema também recebeia de um sistema da Petrobras a previsão de ocorrência de operações especiais (mergulho, pouso e decolagem de helicópteros, etc.) junto às unidades marítimas da rota. De posse destas informações, o sistema gera uma ou mais opções de rota, variando a mudança de sequência de visitas, buscando a rota com menor duração, já que a mesma está associada ao tempo navegando, ao tempo de espera por janela ambiental favorável à operação, e a espera decorrente da ocorrência de operações especiais.