Modelagem, Otimização e Simulação da Rede de Distribuição de GNL para a Cadeia Produtiva do Gás Natural na Amazônia

Projeto financiado pela FAPESP e FAPEAM (2021-2023).

Resumo: O projeto ora proposto visa modelar e simular uma rede de distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL), a qual deverá promover suprimento de combustível para a navegação, bem como para geração de energia em usinas termelétricas – UTEs de sistemas isolados na região. O projeto enquadra-se no segmento de Cadeia Produtiva do GN do estado do Amazonas, o qual fora elencado prioridade pelo Governo do Amazonas tendo em vista a disponibilidade do insumo no estado, e de elevado potencial para a dinamização econômica. Os dois setores alçados para receberem o GNL mostraram-se tecnicamente factíveis para operacionalizar com GN, porém um dos maiores desafios é a definição de rede de distribuição para fornecimento deste combustível. O estado do Amazonas possui dois pontos relevantes de fornecimento de GN, sendo o primeiro já disponível que é o gasoduto Urucu-Manaus e o segundo em processo de desenvolvimento, o Campo de Azulão, que deverá produzir GNL no município de Silves/AM, sendo que sua produção deverá ser destinada para atendimento de UTE em Boa Vista/RR. Não obstante, o Sistema Isolado de Roraima, deverá em aproximadamente 2 anos ser conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), provocando muito em breve a possibilidade de desabilitação das UTEs de Roraima. Logo, o Campo de Azulão deverá ter significativa disponibilidade de gás natural, caso esta previsão se concretize. Portanto, é imprescindível a existência de estudos que avaliem a diversificação e expansão do mercado consumidor do gás natural disponível no estado do Amazonas. Ao mesmo tempo, o governo federal planeja novo arcabouço regulatório para reduzir os preços do gás natural, a partir da abertura do mercado brasileiro e aumento da competição. A iniciativa privada, já antecipando-se a essa potencialidade e considerando os baixos preços do gás no mercado internacional, se articula para disponibilizar GNL importado no estado do Pará, a partir de terminais de regaseificação em Barcarena. A dinâmica competitiva que emergirá será complexa e ainda não foi objeto de estudo integrado de planejamento logístico. Uma rede de distribuição de GNL eficiente será um importante elo na transição energética de baixo carbono, rumo ao objetivo final de zero carbono. Portanto, é imprescindível a existência de estudos que avaliem a diversificação e expansão do mercado consumidor do gás natural disponível no estado do Amazonas. Assim, o projeto ora apresentado objetiva modelar uma rede de distribuição de GNL no Amazonas, a qual atenda as demandas de combustível nos setores de transporte aquaviário, bem como o setor de geração de energia elétrica em usinas termelétricas de sistemas isolados da região. Em princípio a rede pode ser alimentada por dois diferentes pontos e de fontes de suprimento, o primeiro é o Campo do Azulão em Silves, cabendo neste caso realizar simulações para definir o melhor localização do terminal hidroviário de transferência e/ou embarque de carretas criogênicas, e o segundo ponto seria em algum ponto ao longo da extensão do gasoduto Urucu-Manaus. Na definição da rede de distribuição de GNL será feito uso de um método de solução que se propõe resolver instâncias pequenas por meio da resolução exata do modelo matemático usando pacotes computacionais (ex: GUROBI); por outro lado para resolução de instâncias compatíveis com a rede real, serão desenvolvidas uma ou mais metaheurísticas, bem como outras ferramentas. O projeto está sendo feito em parceria da USP e da UFAM.