Projeto de um Sistema de Monitoramento da Navegação na Bacia Amazônica

Projeto Financiado pelo CNPq (2023-2026). André Bergsten Mendes, Elcio Ribeiro, Mônica Silva, Gustavo Costa, Hadir Castro, Nelson Kuwahara, Laura Bahiense, Yanko Costa.

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa desenvolver o projeto conceitual de uma embarcação do tipo patrulha que será utilizada pela Marinha do Brasil no monitoramento dos rios do estado do Amazonas. Como características desejadas, esta embarcação deverá ser rápida, com elevado desempenho e capacidade de manobra. Além disso, o projeto deverá considerar as particularidades dos rios onde a embarcação vai operar (correnteza, restrição de calado devido à enchente/seca, etc.), as quais influenciam de forma considerável o projeto em si e, por consequência, o desempenho real numa determinada missão. É previsto que cada embarcação seja apoiada por um ou mais drones capazes de ampliar a cobertura do monitoramento, potencializando os esforços e ampliando a eficácia das operações. O projeto possui uma vertente de projeto de embarcações não-convencionais, fazendo uso de modelos de síntese acoplados a ferramentas de otimização multi-objetivo. Outra frente do projeto versa sobre o planejamento das missões de monitoramento, onde serão definidas as rotas das embarcações e dos drones, e a definição de bases de apoio, a partir do desenvolvimento e resolução de modelos de programação matemática, e sua resolução baseada em métodos exatos e heurísticos. A pesquisa é de caráter propositiva, estando alinhada às iniciativas existentes da Marinha do Brasil como, por exemplo, o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul. A pesquisa será feita em consórcio com 5 universidades, USP, UFAM, UEA, UFRJ, UFSC.