Proposta Alternativa para Expansão da Capacidade de Transporte da Hidrovia Tietê-Paraná

Projeto Financiado pela FINEP – Convênio 01.07.0704.00 (2009).

Resumo: O presente projeto visa contribuir para a discussão dos meios de expandir a capacidade de transportes da Hidrovia Tietê-Paraná, espelhando-se no modelo norte-americano da Hidrovia do Mississippi. Algumas eclusas do Upper Mississippi são suficientemente grandes para que o comboio formado por 15 chatas seja transposto sem desmembramento. Contudo, a maior parte das eclusas possui uma câmara menor, permitindo que apenas 9 chatas sejam transpostas por vez, obrigando os comboios a se desmembrarem. Observa-se, contudo, que mesmo assim, este sistema é altamente eficiente, em função do mecanismo de apoio disponível junto às eclusas, o qual confere elevada produtividade ao processo de eclusagem. Trata-se de um sistema de guinchos que retira o primeiro conjunto de chatas transpostas e o mantém alinhado ao muro guia, dispensando o uso do empurrador na condução das chatas até um local seguro, em que estas serão ancoradas, até que o segundo conjunto de chatas seja transposto. A economia de tempo é significativa, pois evita o tempo de deslocamento e manobra do empurrador. Assim que o primeiro conjunto é retirado da câmara, o nível da eclusa é corrigido e as chatas restantes podem adentrar a câmara com o auxílio do empurrador. O processo de eclusagem é completado com a composição (formação) do comboio. O escopo principal deste projeto consiste na avaliação técnica e econômica do uso deste sistema de tração nas eclusas da Hidrovia Tietê-Paraná. Com este fim, deve-se estudar a adequação do arranjo de cada eclusa, principalmente no que se refere à posição e extensão do muro guia, juntamente com a especificação dos equipamentos de tração e pontos de espera. Para tal, serão realizados os anteprojetos das obras de engenharia necessárias, bem como um levantamento do investimento requerido para implantação deste sistema.