No momento, você está visualizando Expressões presentes no ambiente empresarial que talvez você não saiba o significado

Expressões presentes no ambiente empresarial que talvez você não saiba o significado

Onde há indivíduos, existe comunicação. Em um ambiente empresarial, composto por grupos de pessoas organizadas para determinado fim, não é diferente. Enriqueça seu vocabulário corporativo com expressões que talvez você não saiba o significado.

fonte da imagem de capa: pexels

A importância da  comunicação

Já imaginou passar horas com um grupo de pessoas sem falar nada, fazer nenhum sinal, ou sequer se expressar? O que poderia ser facilmente uma prova de resistência de reality shows, na verdade, exemplifica o papel dos diferentes tipos de linguagem para a convivência humana.

É natural que, dentro de um grupo, surjam estratégias, palavras, termos, para compartilhar ideias e deixar o ambiente mais confortável. Isso acaba contribuindo para a criação de laços cada vez mais estreitos entre aqueles indivíduos.

Em determinado momento, começam a surgir expressões próprias daquele conjunto, criando um vocabulário específico. Assim, aquelas pessoas conseguem se expressar cada vez melhor, atribuindo diferentes significados a expressões, tornando a comunicação mais fácil e eficiente.

 

fonte: pexels

O ambiente empresarial 

Muito além do que um espaço físico, o ambiente empresarial é composto por um grupo de pessoas organizadas de modo a fazer a máquina da empresa andar. Para tal, a comunicação exerce um papel essencial, facilitando a convivência dos membros e o andamento geral das atividades. 

Ainda, surge um vocabulário empresarial, com expressões específicas desse meio, que deixam todo o processo mais eficiente. Então, para estar por dentro das novidades, aprender essa linguagem é muito importante.

 

fonte: unsplash

Enriqueça seu vocabulário!

Abaixo, trazemos algumas expressões que integram a linguagem empresarial, e que podem te ajudar a desenvolver uma comunicação eficiente com seus colegas:

 

  • Benchmarking: Processo de avaliação que compara a empresa com a concorrência, com o objetivo de incorporar as melhores práticas de outras companhias e aperfeiçoar métodos.

  • Brainstorming: Na tradução literal, é uma “tempestade de ideias”, diz respeito à reunião livre de ideias, realizáveis ou não, técnica usada para estimular a criatividade.

  • Briefing: É o conjunto de informações iniciais que uma pessoa recebe para realizar um trabalho. Por exemplo, seu chefe te dá um briefing do que destacar na reunião semanal.

  • Compliance: Trata-se de estar de acordo e seguir com a política da empresa.

  • Feedback: Avaliações feitas seja a um produto, serviço, ou ainda, dentro do ambiente empresarial, a um membro.

  • Networking: “rede de contatos”, trata-se da atividade de alimentar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

  • Prospecção:  Processo de conquista do cliente.

  • Call to action:  É uma chamada para ação, muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito.

fonte: pixabay

como se habituar com expressões no ambiente empresarial

Abaixo disponibilizamos  algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar efetivamente com expressões  comuns no ambiente empresarial:

  1. Aprenda as expressões: Dedique tempo para aprender o significado das expressões usados no ambiente empresarial. Leia artigos, assista a vídeos e converse com colegas para aprender mais sobre essas expressões.

  2. Use expressões com moderação: Use as expressões com moderação, apenas quando julgar que são adequadas. Evite usá-las em excesso em uma conversa, pois isso pode dificultar o entendimento de quem não está familiarizado com elas.

  3. Pergunte quando não entender: Se alguém usar uma expressão que você não conhece, não hesite em pedir esclarecimentos.

  4. Seja claro e conciso: Lembre-se de que a comunicação eficaz depende da clareza e da concisão. Use expressões e jargões apenas quando acrescentam valor à sua comunicação.