Onde há indivíduos, existe comunicação. Em um ambiente empresarial, composto por grupos de pessoas organizadas para determinado fim, não é diferente. Enriqueça seu vocabulário corporativo com expressões que talvez você não saiba o significado.
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A importância da comunicação
Já imaginou passar horas com um grupo de pessoas sem falar nada, fazer nenhum sinal, ou sequer se expressar? O que poderia ser facilmente uma prova de resistência de reality shows, na verdade, exemplifica o papel dos diferentes tipos de linguagem para a convivência humana.
É natural que, dentro de um grupo, surjam estratégias, palavras, termos, para compartilhar ideias e deixar o ambiente mais confortável. Isso acaba contribuindo para a criação de laços cada vez mais estreitos entre aqueles indivíduos.
Em determinado momento, começam a surgir expressões próprias daquele conjunto, criando um vocabulário específico. Assim, aquelas pessoas conseguem se expressar cada vez melhor, atribuindo diferentes significados a expressões, tornando a comunicação mais fácil e eficiente.
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O ambiente empresarial
Muito além do que um espaço físico, o ambiente empresarial é composto por um grupo de pessoas organizadas de modo a fazer a máquina da empresa andar. Para tal, a comunicação exerce um papel essencial, facilitando a convivência dos membros e o andamento geral das atividades.
Ainda, surge um vocabulário empresarial, com expressões específicas desse meio, que deixam todo o processo mais eficiente. Então, para estar por dentro das novidades, aprender essa linguagem é muito importante.
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Enriqueça seu vocabulário!
Abaixo, trazemos algumas expressões que integram a linguagem empresarial, e que podem te ajudar a desenvolver uma comunicação eficiente com seus colegas:
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Benchmarking: Processo de avaliação que compara a empresa com a concorrência, com o objetivo de incorporar as melhores práticas de outras companhias e aperfeiçoar métodos.
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Brainstorming: Na tradução literal, é uma “tempestade de ideias”, diz respeito à reunião livre de ideias, realizáveis ou não, técnica usada para estimular a criatividade.
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Briefing: É o conjunto de informações iniciais que uma pessoa recebe para realizar um trabalho. Por exemplo, seu chefe te dá um briefing do que destacar na reunião semanal.
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Compliance: Trata-se de estar de acordo e seguir com a política da empresa.
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Feedback: Avaliações feitas seja a um produto, serviço, ou ainda, dentro do ambiente empresarial, a um membro.
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Networking: “rede de contatos”, trata-se da atividade de alimentar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.
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Prospecção: Processo de conquista do cliente.
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Call to action: É uma chamada para ação, muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito.
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como se habituar com expressões no ambiente empresarial
Abaixo disponibilizamos algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar efetivamente com expressões comuns no ambiente empresarial:
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Aprenda as expressões: Dedique tempo para aprender o significado das expressões usados no ambiente empresarial. Leia artigos, assista a vídeos e converse com colegas para aprender mais sobre essas expressões.
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Use expressões com moderação: Use as expressões com moderação, apenas quando julgar que são adequadas. Evite usá-las em excesso em uma conversa, pois isso pode dificultar o entendimento de quem não está familiarizado com elas.
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Pergunte quando não entender: Se alguém usar uma expressão que você não conhece, não hesite em pedir esclarecimentos.
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Seja claro e conciso: Lembre-se de que a comunicação eficaz depende da clareza e da concisão. Use expressões e jargões apenas quando acrescentam valor à sua comunicação.