Você está visualizando atualmente Importância do descarte correto de resíduos laboratoriais

Importância do descarte correto de resíduos laboratoriais

Já se perguntou por que é importante o descarte de resíduos laboratoriais, como seringas, luvas, pipetas, medicamentos, entre outros? Venha conhecer a importância de se descartar de maneira correta esses resíduos e os diferentes tipos de locais para o descarte desses materiais.

Foto de capa: Pavel Danilyuk no Pexels

Os resíduos utilizados em laboratórios são alguns dos produtos que oferecem grande risco de contaminação para o meio ambiente. Isso porque, ao entrar em contato com a natureza, muitas dessas substâncias podem afetar os ecossistemas e formas de vida de maneira bem agressiva, causando diversos prejuízos e poluição. Para entender melhor sobre a importância de se descartar de forma adequada esses resíduos e o local onde devem ser descartados, leia mais a fundo esse texto.

Importância do descarte correto de resíduos laboratoriais

Como dito anteriormente, o descarte incorreto desses resíduos laboratoriais leva a diversos problemas ao meio ambiente, como poluição e contaminação dos seres vivos. Para evitar isso, deve-se ter os cuidados necessários para o descarte correto de produtos e resíduos gerados em laboratórios, isso ajuda na preservação ambiental, já que minimiza as chances do contato dessas substâncias com o meio ambiente.

O principal risco desse descarte incorreto é a contaminação da flora e fauna do local onde houve esse descarte inadequado, já que o contato de algumas substâncias com o solo pode causar o envenenamento das plantas e posterior a morte dessa vegetação, além de poder, deixar o solo inadequado, devido ao excesso de minerais que se tem em baixa quantidade no solo. Outro grande risco está ligado à contaminação da água, um problema que pode colocar a saúde de diversas pessoas em risco, além de proporcionar a contaminação de peixes e outros animais, sendo importante fazer uma análise microbiológica da água para constatar se houve contaminação, esse serviço de análise microbiológica é feito pela Sirius.

Tipos de equipamentos utilizados para o descarte

Para descartar da maneira correta alguns produtos de laboratório, se utilizam diferentes tipos de descarte, os quais são muito utilizados em ambientes laboratoriais e hospitalares. Venha conferir cada um deles:

Descarpack

As caixas coletoras da descarpack são utilizadas para reservar materiais perfurocortantes, como lâminas, agulhas, bisturis. Nesses recipientes existe uma sinalização delimitando o limite máximo que se deve colocar materiais, estando indicada por uma linha pontilhada. Essa caixa possui duas alças, como se observa na imagem, isso serve para facilitar no transporte da descarpack, mantendo-a afastada do corpo. Lembrando que esse tipo de descarte é específico para perfurocortantes, sendo assim não se deve descartar outros materiais como luvas, algodão, gazes.

Legenda: Coletor descarpack

Fonte da imagem: Descarpack

Lixo Branco

Esse lixo é utilizado para descartar materiais que contenham fluidos corpóreos (sangue, muco), como algodão, medicamentos, bolsas de sangue, gazes, curativos, resíduos de cirurgias, reagentes sólidos, cultura e estoque de microrganismos. Possui o símbolo de infectante, obedecendo à NBR 7500 e mais especificamente à norma 9191 da ABNT que determina sobre esses sacos de lixo.

Legenda: Sacos de lixo branco

Fonte da imagem: Destak Sul

Lixo Preto

São lixos utilizados para descartar materiais comuns, sendo estes resíduos que não apresentem risco biológico à saúde ou ao meio ambiente, como papel higiênico, máscaras e roupas descartáveis, garrafas com materiais não contaminados, luvas, placa de petri descartável autoclavada, papéis, seringa descontaminada, entre outros. Esses lixos são os comumente utilizados em ambiente domiciliar.

Legenda: Saco de lixo preto

Fonte da imagem: Highclear 

Cuidados no descarte

Estar atento à maneira adequada de descartar os resíduos laboratoriais é fundamental para evitar riscos ambientais. Um cuidado que se deve ter é a periodicidade, sendo assim, deve haver um controle da data e de quais foram os materiais descartados, para saber como está sendo administrado o descarte desses materiais.

Outro cuidado é descartar os materiais em suas embalagens originais, principalmente os resíduos líquidos, pois esses recipientes foram feitos com materiais que não são afetados pelo produto, evitando vazamento. Descartar na embalagem ajuda a identificar qual substância se tem no recipiente, evitando o contato indesejado de pessoas desavisadas com o produto.

Cabe aos laboratórios adotarem as corretas práticas de manejo de resíduos, bem como capacitar e exigir que seus funcionários sigam normas de segurança específicas.

Nosso Serviço

Quer descartar seus resíduos laboratoriais de maneira correta, seguindo as medidas de biossegurança?

A Sirius Biotecnologia Jr. realiza a consultoria em biossegurança, que inclui uma assessoria técnica, para identificação dos pontos de risco e verificação da legislação vigente, um acompanhamento, durante a adaptação para as novas práticas de biossegurança propostas, e uma cartilha de boas práticas, com o selo Sirius de qualidade, garantindo que o estabelecimento se compromete com a saúde de seus trabalhadores e a proteção ambiental. Sendo essa uma importante medida para verificar os pontos onde se deve utilizar cada tipo de descarte.