Você está visualizando atualmente Segurança no trabalho: como os mapas de risco auxiliam empresários e colaboradores

Segurança no trabalho: como os mapas de risco auxiliam empresários e colaboradores

No dia a dia estamos expostos a diferentes tipos de atividades que podem trazer riscos à nossa saúde, e no ambiente de trabalho não é diferente. Com o intuito de buscar identificar os variados riscos existentes no ambiente de trabalho, os Mapas de Riscos são importantes aliados de empresários e trabalhadores de diferentes áreas. Isso porque, eles possibilitam a formação de ambientes de trabalho mais seguros, impedindo que acidentes aconteçam, a partir da identificação dos variados riscos existentes no local de trabalho. Além disso, os Mapas de Risco são importantes ferramentas para a garantia da saúde dos trabalhadores, sendo de fundamental importância também para pequenas empresas.

Foto de capa do Unsplash

No mercado de trabalho, diferentes atividades são exigidas de empresários e colaboradores. Desde posições caracterizadas pelo uso intenso de mesas e cadeiras em escritórios até atividades trabalhistas que exigem que o trabalhador fique em pé existem nos mais variados ambientes trabalhistas. Independentemente do contexto, longos períodos em que o corpo fica exposto a posturas inadequadas e movimentos repetitivos pode acarretar diferentes e sérios problemas de saúde para o colaborador. Nesse sentido, visando a construção de um ambiente de trabalho mais saudável para todos, foi criado um importante recurso, muito observado em grandes empresas, como Coca Cola e Ambev, mas que também pode ser aplicado em pequenos e médios negócios: o Mapa de Risco.

O que são Mapas de Risco?

Mapas de Risco (MRs) são representações gráficas do local de trabalho, de modo a trazerem todos os possíveis riscos, ou seja, danos potenciais existentes no ambiente de trabalho, diretos ou indiretos, estando ou não associado com as atividades realizadas no local de trabalho. É muito comum que Mapas de Riscos sejam feitos pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em grandes empresas e instituições de pesquisa. Entretanto, um MR também pode ser feito por empresas certificadas.

Legenda: Exemplo de mapa de risco

Fonte: Mapa de Risco no IB-Unicamp

 Como são feitos os mapas de risco?

Os MR são feitos considerando todo o ambiente de trabalho, as atividades exercidas ali, os colaboradores que ali trabalham, possíveis acidentes e as consequências das atividades realizadas. Para que um MR possa ser feito, devem ser analisados os riscos em cada ambiente do local de trabalho bem como a intensidade de cada um. Um Mapa de Risco pode ser feito anualmente ou em uma frequência diferente, a depender do local de trabalho.

Quais os possíveis riscos em um ambiente de trabalho?

O que são riscos? Um risco é todo e qualquer perigo combinado com a sua exposição direta ou indireta. Diferentes objetos no ambiente de trabalho exibem perigos inerentes a sua natureza e a exposição direta ou indireta a esses perigos resulta no risco. Existem diferentes tipos de risco, como Riscos Físicos, Biológicos, Químicos, Ergonômicos e de Acidentes. Os diferentes tipos de risco têm cores associadas e são mostrados abaixo.

Tabela 1 – Organização dos tipos de risco em um Mapa de Risco.

Fonte: https://cipa.fmrp.usp.br/mapa-de-risco/

Existem intensidades variadas para os riscos?

Diferentes ambientes de trabalho realizam atividades específicas, e isso faz com que cada ambiente apresenta riscos específicos aos trabalhadores. Com isso, os riscos podem ter intensidade baixa, média e alta a depender da classificação feita para a confecção do Mapa de Risco. Para cada intensidade, são associados tamanhos diferentes de círculos, como mostrado abaixo.

Classificação da intensidade de riscos no ambiente de trabalho.

Fonte: https://cipa.fmrp.usp.br/mapa-de-risco/

Como eles afetam empresários e colaboradores?

Os Mapas de Risco são ferramentas fundamentais para a segurança no trabalho. Isso porque, eles permitem que as atividades realizadas no ambiente de trabalho possam ser feitas de maneira a não trazer riscos para os trabalhadores, garantindo a sua segurança e evitando acidentes. Com isso, um ambiente de trabalho mais seguro e saudável pode ser formado tanto para empresários quando para trabalhadores.

E não pense que Mapas de Risco são restritos apenas a instituições de pesquisa e grandes empresas. Pequenas e médias empresas devem confeccionar seu Mapa de Risco, já que são ambientes de trabalho que merecem atenção para que acidentes possam ser evitados. 

Quais os benefícios de uma certificação com um Mapa de Risco?

Dois grandes benefícios podem ser destacados quando existe a confecção de um Mapa de Risco para um ambiente de trabalho. O primeiro deles é a prevenção de acidentes. Isso porque, com um Mapa de Risco, possíveis acidentes, danosos para todos no ambiente de trabalho, podem ser evitados. Com a definição de quais riscos existem nos diferentes locais do ambiente de trabalho, medidas de segurança específicas para cada local podem ser tomadas. Exemplo disso são o uso de cinturões antiqueda para locais em que o risco de queda existe e o uso de cadeiras ergonômicas em ambientes nos quais a posição corporal errada passa a ser um risco (definindo um risco ergonômico). Como consequência disso, um ambiente de trabalho mais seguro pode ser construído.

Legenda: Trabalhadores industriais

Fonte: Foto de Unsplash

O segundo deles é, lógico, a garantia da saúde de todos os ocupantes do local de trabalho. Isso se deve ao fato de que, num ambiente de trabalho com um Mapa de Risco, possíveis danos à saúde podem ser evitados. Um exemplo disso pode ser observado em situações em que quedas são um risco existente no local de trabalho. Com a existência de um Mapa de Risco, as quedas naquele local podem ser evitadas pela tomada de medidas de segurança para todos os ocupantes, impedindo que consequências, como a hospitalização oriunda de quedas aconteçam.

 

Nosso serviço

A excelência na realização desse serviço faz com que a Sirius receba feedbacks muito positivos dos clientes que a contratam para a confecção de mapas de risco e consultoria em biossegurança. Desse modo, a empresa júnior conta com dois cases de sucesso (projetos bem sucedidos) referentes ao serviço de mapas de risco. O primeiro deles foi realizado entre março e abril de 2021, em parceria com a Ecoterra, uma empresa de locação de máquinas e caminhões e gestão de áreas verdes, nesse projeto foram elaborados três mapas de risco, um relatório de biossegurança e uma cartilha sobre segurança no trabalho urbano. O segundo deles, ocorreu em novembro de 2021, em conjunto com a Barbearia Guanabara, em que foram realizados mapas de risco para as três unidades da barbearia, além de uma cartilha de boas práticas e de treinamentos em biossegurança naqueles ambientes. Esses cases de sucesso podem ser encontrados em maiores detalhes na página destinada a eles no site da Sirius Biotecnologia Jr.: Cases de sucesso – Sirius Biotecnologia Jr.