Você está visualizando atualmente Como a biotecnologia pode ajudar a salvar as abelhas

Como a biotecnologia pode ajudar a salvar as abelhas

As abelhas cumprem papel essencial em nossos ecossistemas e na produção de alimentos, uma vez que contribuem com a polinização de espécies vegetais. No entanto, suas populações estão diminuindo devido a fatores como o uso indiscriminado de pesticidas, mudanças climáticas e doenças. Sendo assim, vamos explorar maneiras que a biotecnologia pode contribuir para preservar esses insetos.

Fonte de imagem de capa: Pixabay

Desde da Revolução Verde, os pesticidas foram vistos como a solução de proteger plantações de pragas, ervas daninhas e doenças, consequentemente,  agricultores intensificaram seu uso com o objetivo de ter mais produtividade agrícola. Todavia, além de levar à resistência das pragas e contaminar o solo e água, espécies de insetos foram prejudicadas, entre eles, as abelhas. Nesse contexto, é preciso pensar em soluções biotecnológicas para preservar esta espécie tão importante em um cenário de mudança climática e poluição ambiental.

O sequenciamento do genoma de abelhas

Sequenciar genes de abelhas oferece uma série de vantagens significativas para a compreensão desses importantes polinizadores. Entre elas, o estudo da evolução e ecologia, uma vez que ao decifrar o DNA de abelhas permite aos cientistas estudar sua evolução ao longo do tempo e como elas se adaptaram a diferentes regiões geográficas.

Além disso, a análise genômica também ajuda a entender como as abelhas se comportam, se reproduzem e coletam pólen e néctar. Ademais, o estudo dos genes ajuda a entender como ocorre o controle do comportamento complexo das abelhas. Também revela os mecanismos que determinam as diferentes tarefas desempenhadas pelas abelhas operárias ao longo de suas vidas adultas. A abelha africanizada, uma das espécies mais rentáveis para a produção de mel, teve seu genoma sequenciado em 2006 por cientistas brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). Esse marco permitiu avanços significativos no entendimento da biologia das abelhas.

Legenda: Placa dizendo “Abelhas africanizadas!”

Fonte: Acervo Fiocruz

Melhoramento genético de abelhas

Como a presença de doenças nas colônias é um dos fatores que contribuem para a redução das populações de abelhas  mundialmente melhoramento genético pode ser uma ferramenta que pode auxiliar a melhorar a saúde destas e permitir um melhor manejo para os apicultores que podem realizar a reposição de rainhas em seus apiários através da obtenção de rainhas mais produtivas. Uma das características mais importantes na seleção genética de abelhas é o comportamento higiênico, no qual as abelhas conseguem detectar e remover outras abelhas ou larvas mortas, doentes e até parasitas da colônia.

Legenda: Abelha com parasita Varroa

Fonte: Arquivo do GreenLight Biosciences

Aumento do potencial de polinização de abelhas

A  startup de biotecnologia “Beeflow” age para conter a morte em massa de abelhas através do  desenvolvimento de  uma ração para abelhas, usando algumas delas para “treinar” outras a fim de que possam polinizar culturas específicas.

Para a Beeflow, isso significa criar dietas melhores para as abelhas. Assim como os humanos tomam, quando recomendado por profissionais, suplementos para sua saúde, a empresa alimenta regularmente suas abelhas com um suplemento projetado para melhorar seu sistema imunológico. Composto de aminoácidos coletados do néctar floral e de hormônios vegetais, o produto permite que as abelhas realizem até sete vezes mais voos em climas frios, segundo a empresa, e mais que o dobro de sua carga normal de pólen. A partir daí, o Beeflow usa um suplemento diferente para definir efetivamente o “GPS de voo” das abelhas para culturas específicas.

Além da Beeflow, várias empresas trabalham para encontrar uma solução. A GreenLight Biosciences, com sede em Boston, também nos EUA, desenvolveu uma vacina para proteger as abelhas de um parasita mortal. Na Irlanda, a ApisProtect instala sensores na colmeia para alertar os apicultores quando são identificadas abelhas doentes. A Veon, terceira maior empresa de telefonia móvel da Rússia, oferece um sistema de alerta para a distribuição de pesticidas, uma das principais causas de morte das abelhas russas.

Legenda: Abelha polinizando flor

Fonte: Unsplash

Nosso serviço

A Sirius Biotecnologia Jr. é uma empresa júnior de biotecnologia que acredita no capacidade da ciência para encontrar soluções ambientais. Sendo assim, entre nossas soluções biotecnológicas está a análise biológica da água feito por alunos capacitados e seguindo um protocolo rígido, para garantir resultados seguros.  Se interessou?  Entre na aba “Contato” para fazer um orçamento conosco.