Seção Técnica de Informática

Quem somos

A Seção Técnica de Informática (STI) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) desempenha um papel fundamental no suporte tecnológico para as atividades acadêmicas, administrativas e de pesquisa da instituição. Aqui estão algumas das funções específicas dessa Seção:

  1. Suporte Técnico: Oferece orientação técnica especializada para alunos, professores e funcionários em questões relacionadas a hardware, software e rede. Auxiliam a solucionar problemas em computadores, impressoras, sistemas de audiovisual e outros equipamentos tecnológicos utilizados na instituição.
  2. Redes: Responsáveis pela administração e manutenção da infraestrutura de rede da EACH/USP. Isso inclui a configuração e gerenciamento de switches, roteadores, pontos de acesso Wi-Fi e outros dispositivos de rede, garantindo assim a conectividade confiável e segura para todos os usuários.
  3. Audiovisual: tem como finalidade auxiliar o docente no bom andamento de suas aulas, promovendo o uso adequado dos recursos audiovisuais.
  4. Multimeios: realiza gravação de eventos que acontecem na EACH, edição de vídeo, transmissões por IPTV, instalação de equipamentos audiovisuais nos auditórios e suporte em equipamentos exclusivos de videoconferência.
  5. Sistemas: responsável por manter as aplicações de tecnologia da informação, visando à melhoria contínua das atividades, auxiliando no processo de gestão acadêmica, administrativa, financeira e infraestrutura do campus da área capital leste.
Portal Atendimento - Dashboard de Informática
Portal Atendimento - Dashboard de Informática

NOSSOS SERVIÇOS

Sistemas

Responsável por manter as aplicações de tecnologia da informação, visando à melhoria contínua das atividades, auxiliando no processo de gestão acadêmica, administrativa, financeira e infraestrutura do campus da área capital leste, atendendo também a Prefeitura do campus e Órgãos Centrais.

suporte

Manutenção do parque computacional, instalação de softwares, configuração de equipamentos, senhas de acesso aos servidores internos e recursos, rede sem fio e cabeada, soluções informatizadas que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.

Redes

Juntamente com o Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP), gerencia e otimiza a conectividade no campus para garantir um ambiente digital confiável, eficiente, estável e seguro. Promove o funcionamento da rede de dados, telefonia VoIP, rede sem fio e questões relacionadas aos e-mails corporativos.

audiovisual

Sua finalidade é auxiliar o docente no bom andamento das aulas, promovendo uso adequado dos recursos audiovisuais, realiza reserva de datashow (projetor) e caixa de som para salas de aula sem equipamento fixo, laboratórios, anfiteatros e salas de reunião.

Multimeios

Realiza gravação de eventos que acontecem na EACH, edição de vídeo, transmissões por IPTV, instalação e funcionamento de equipamentos audiovisuais nos auditórios e suporte em equipamentos exclusivos de videoconferência.

Sites

Encarregado de manter e atualizar os sites institucionais, garantindo uma experiência online eficiente e acessível para alunos, professores e funcionários. Sua responsabilidade inclui a segurança cibernética e otimização da usabilidade.

Links importantes

Informar constantemente os membros da comunidade acadêmica sobre os avanços tecnológicos na faculdade é crucial para promover a inovação, preparar os alunos para as demandas do mercado de trabalho moderno e manter a instituição atualizada com as melhores práticas e ferramentas tecnológicas disponíveis.

Confira as orientações que temos a seguir:

Acesso aos artigos e periódicos das bibliotecas da USP.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo atende ocorrências relacionadas ao e-mail USP, G-Suite, senha única e Sistemas USP, dentre outros. Para abrir um chamado, acesse o Portal de Atendimento da STI/USP.

Acesse o Tutorial de Conexão SSH (Secure Shell) que explica o procedimento de conexão com o servidor.

O Tutorial apresenta o software SSH –Secure File Transfer, todavia, é possível utilizar qualquer outro de sua preferência, como o FileZilla, por exemplo.

O acesso ao Painel para atualização do Portal da EACH é feito por esse link.

No entanto, para realizar um acesso externo à rede da USP é necessária a utilização da VPN-USP.

A Biblioteca da EACH mantém uma página para divulgação de tutoriais de muitos de seus serviços.

Acesse a página de Tutoriais da Biblioteca para mais informações.

A carteirinha da USP agora é digital. Ela substitui a carteirinha física, que ainda continua valendo em todas as situações, e pode ser usada como sua identificação na USP. Com ela você terá acesso aos restaurantes e bibliotecas. Você pode também gerenciar todas as suas carteirinhas se tiver mais do que uma.

​Esse aplicativo utiliza conexão de dados do celular ou rede Wi-Fi. Consulte sua operadora sobre os custos.​

O Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR) tem como objetivo implementar práticas de reuso e descarte sustentável de resíduos eletrônicos, como bens de informática e telecomunicações obsoletos.
Todos os serviços da STI estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, excetuando-se manutenções programadas na Central de Serviços de TI e Suporte Técnico.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo disponibilizou uma série de novos FAQ´s com tutoriais para configurações de Aplicativos para Conferência Web.

Como criar a senha única, e-mail institucional e acessar o Sistema JupiterWeb para ingressantes USP

Para criar ou gerenciar sua senha única, e-mail institucional e efetuar o primeiro acesso ao Jupiter, acesse o tutorial no Portal da STI/USP.

A rede sem fio Eduroam esta disponível para computadores e dispositivos portáteis compatíveis com o padrão IEEE 802.11.

A Eduroam está disponível em diversos lugares do mundo nas instituições de ensino e/ou pesquisa que aderiram. Em qualquer lugar, os membros da comunidade USP poderão utilizar as mesmas.

Veja como usar a Rede Eduroam.

Acessem a página Eleições EACH para acompanhar as eleições em andamento e encerradas na EACH.

O Ágora é um sistema licenciado pela EACH/USP que permite a realização de consultas, eleições e votações online.

A área responsável é a Assistência Acadêmica. Para utilização do sistema é necessário solicitar àquela Assistência.

Um hub de informações e ferramentas para ajudar os professores durante a crise do coronavírus (COVID-19).

Acesse Ensine em Casa.

Explore a FAQ da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP para saber as respostas das perguntas mais frequentes:

Permite que os usuários gerenciem listas de e-mail para troca de mensagens ou distribuição de mensagens.

Acesse as informações gerais, criação de lista etc.

Para as principais listas da EACH, também é possível contactar seus administradores:

Recarga de Créditos para utilização dos Restaurantes Universitários

As recargas dos créditos poderão ser realizadas mediante boleto pelo sistema RUCARD (sistemas.usp) ou pelo aplicativo Cardápio USP:

A Pró-Aluno é um programa da Pró-Reitoria de Graduação gerenciado tecnicamente pela STI/USP, com apoio técnico e operacional das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. As Salas Pró-Aluno possibilitam aos alunos o uso gratuito de microcomputadores ligados em rede, equipados com softwares de edição e impressoras para realização dos trabalhos acadêmicos.

Os sistemas internos da EACH/USP (tais como Calisto, Portal de Atendimento e Reserva de Espaços) podem ser acessados na Sistema | EACH/USP.

Os Sistemas USP (Janus, Júpiter, Marte, Mercúrio etc) devem ser acessados pelo Portal de Serviços Computacionais da USP!

Uma lista de comandos sobre a telefonia do campus e como utilizá-los pode ser acessada em Comandos Telefonia.

Para conectar a VPN USPnet (necessária para acessar o Painel do WordPress, o Portal de Atendimento da EACH, revistas científicas, FTP etc.), acesse a Página específica da STI|USP, selecione seu sistema operacional e siga as instruções do tutorial.