Links importantes

Informar constantemente os membros da comunidade acadêmica sobre os avanços tecnológicos na faculdade é crucial para promover a inovação, preparar os alunos para as demandas do mercado de trabalho moderno e manter a instituição atualizada com as melhores práticas e ferramentas tecnológicas disponíveis.

Confira as orientações que temos a seguir:

Acesso aos artigos e periódicos das bibliotecas da USP.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo atende ocorrências relacionadas ao e-mail USP, G-Suite, senha única e Sistemas USP, dentre outros. Para abrir um chamado, acesse o Portal de Atendimento da STI/USP.

Acesse o Tutorial de Conexão SSH (Secure Shell) que explica o procedimento de conexão com o servidor.

O Tutorial apresenta o software SSH –Secure File Transfer, todavia, é possível utilizar qualquer outro de sua preferência, como o FileZilla, por exemplo.

O acesso ao Painel para atualização do Portal da EACH é feito por esse link.

No entanto, para realizar um acesso externo à rede da USP é necessária a utilização da VPN-USP.

A Biblioteca da EACH mantém uma página para divulgação de tutoriais de muitos de seus serviços.

Acesse a página de Tutoriais da Biblioteca para mais informações.

A carteirinha da USP agora é digital. Ela substitui a carteirinha física, que ainda continua valendo em todas as situações, e pode ser usada como sua identificação na USP. Com ela você terá acesso aos restaurantes e bibliotecas. Você pode também gerenciar todas as suas carteirinhas se tiver mais do que uma.

​Esse aplicativo utiliza conexão de dados do celular ou rede Wi-Fi. Consulte sua operadora sobre os custos.​

O Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR) tem como objetivo implementar práticas de reuso e descarte sustentável de resíduos eletrônicos, como bens de informática e telecomunicações obsoletos.
Todos os serviços da STI estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, excetuando-se manutenções programadas na Central de Serviços de TI e Suporte Técnico.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo disponibilizou uma série de novos FAQ´s com tutoriais para configurações de Aplicativos para Conferência Web.

Como criar a senha única, e-mail institucional e acessar o Sistema JupiterWeb para ingressantes USP

Para criar ou gerenciar sua senha única, e-mail institucional e efetuar o primeiro acesso ao Jupiter, acesse o tutorial no Portal da STI/USP.

Acessem a página Eleições EACH para acompanhar as eleições em andamento e encerradas na EACH.

O Ágora é um sistema licenciado pela EACH/USP que permite a realização de consultas, eleições e votações online.

A área responsável é a Assistência Acadêmica. Para utilização do sistema é necessário solicitar àquela Assistência.

Um hub de informações e ferramentas para ajudar os professores durante a crise do coronavírus (COVID-19).

Acesse Ensine em Casa.

Explore a FAQ da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP para saber as respostas das perguntas mais frequentes:

Informações sobre armazenamento Google Drive, Google Cloud e otimização de uso.

Permite que os usuários gerenciem listas de e-mail para troca de mensagens ou distribuição de mensagens.

Acesse as informações gerais, criação de lista etc.

Para as principais listas da EACH, também é possível contactar seus administradores:

Recarga de Créditos para utilização dos Restaurantes Universitários

As recargas dos créditos poderão ser realizadas mediante boleto pelo sistema RUCARD (sistemas.usp) ou pelo aplicativo Cardápio USP:

A rede sem fio Eduroam esta disponível para computadores e dispositivos portáteis compatíveis com o padrão IEEE 802.11.

A Eduroam está disponível em diversos lugares do mundo nas instituições de ensino e/ou pesquisa que aderiram. Em qualquer lugar, os membros da comunidade USP poderão utilizar as mesmas.

Veja como usar a Rede Eduroam.

A Pró-Aluno é um programa da Pró-Reitoria de Graduação gerenciado tecnicamente pela STI/USP, com apoio técnico e operacional das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. As Salas Pró-Aluno possibilitam aos alunos o uso gratuito de microcomputadores ligados em rede, equipados com softwares de edição e impressoras para realização dos trabalhos acadêmicos.

Os sistemas internos da EACH/USP (tais como Calisto, Portal de Atendimento e Reserva de Espaços) podem ser acessados na Sistema | EACH/USP.

Os Sistemas USP (Janus, Júpiter, Marte, Mercúrio etc) devem ser acessados pelo Portal de Serviços Computacionais da USP!

Uma lista de comandos sobre a telefonia do campus e como utilizá-los pode ser acessada em Comandos Telefonia.

Para conectar a VPN USPnet (necessária para acessar o Painel do WordPress, o Portal de Atendimento da EACH, revistas científicas, FTP etc.), acesse a Página específica da STI|USP, selecione seu sistema operacional e siga as instruções do tutorial.