Áreas de Pesquisa

O SyMB Lab trabalha com dois ramos da Biologia: a Biologia Sintética e a Biologia Molecular. Estas duas áreas, embora diferentes, possuem diversas similaridades entre si e com outras áreas do ramo, como: a Engenharia Genética, a Biologia Computacional, Bioquímica, Microbiologia, Biomedicina, e muitas outras.

Os membros do laboratório são encorajados a explorar a fundo não apenas o seu ramo de pesquisa principal, mas também expandir sobre ramos paralelos, buscando sempre desenvolver trabalhos que ajudem a avançar a Ciência Brasileira e aprofundem seus próprios conhecimentos.

Biologia Molecular

“Molecular Biology is the field of biology that studies the composition, structure and interactions of cellular molecules  such as nucleic acids and proteins  that carry out the biological processes essential for the cell’s functions and maintenance.” – Nature.

A Biologia Molecular foi o foco inicial do laboratório, mais especificamente, a modificação genética de fungos filamentosos, que é a área de pesquisa do fundador Fernando Segato.

Ao longo dos anos novos membros trouxeram suas próprias perspectivas e linhas de pesquisa e o laboratório cresceu, tanto em variedade de pesquisas quanto em espaço físico. Atualmente nosso estoque contém diferentes espécies destes organismos filamentosos, assim como muitos outros necessários para o desenvolvimento de pesquisas e projetos na área da Biologia.

Biologia Sintética

“Synthetic biology is a field of science that involves redesigning organisms for useful purposes by engineering them to have new abilities. Synthetic biology researchers and companies around the world are harnessing the power of nature to solve problems in medicine, manufacturing and agriculture.” – National Human Genome Research Institute

O conceito de pesquisas na área de Biologia Sintética foi introduzido para o laboratório através do Clube de Biologia Sintética, cuja participação em competições internacionais vem acumulando medalhas desde 2016.

Atualmente, muitas das práticas e técnicas desenvolvidas nestas competições foram incorporadas pelo laboratório e são utilizadas frequentemente em pesquisas.

Colaborações

“Science is a collaborative effort. The combined results of several people working together is often much more effective than could be that of an individual scientist working alone.” – John Barden

A Ciência é um trabalho colaborativo, com múltiplos indivíduos trazendo pequenas contribuições através de séculos até o momento em que a ideia, teoria ou hipótese se amadurece o suficiente para mudar o mundo.

Atualmente o desenvolvimento das tecnologias de comunicação levou a colaboração científica para outro patamar, onde as barreiras linguísticas e de distância perderam sua força e, com isso, ideias que levariam séculos para amadurecer agora necessitam de apenas algumas décadas.

É nesta nova comunidade científica que o SyMB Lab nasceu: uma comunidade onde a colaboração representa a peça chave para o avanço da Ciência.