O Projeto

O USP Sustentabilidade, ou Programa de Práticas Integradas Sustentáveis no Campus da Cidade Universitária – Butantã, é um projeto que foi criado em 2021 com apoio de diversos órgãos da USP, e que reúne pesquisadores, funcionários e alunos em um espaço aberto e inclusivo para a iniciativa interdisciplinar de desenvolver e promover ações sustentáveis em formato de laboratório aberto, tanto para pesquisas, aulas e oficinas, promovendo a troca de conhecimentos.

É aberto à comunidade USP e à comunidade externa.

Está localizado no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), que cedeu o espaço e o apoio logístico, e em sua criação contou com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), da Prefeitura do Campus da Capital, e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), que abriga dois grupos que foram a semente para o projeto: Grupo de estudos em Agricultura Urbana e Grupo Saúde Planetária Brasil.

Já pensou em desenvolver práticas sustentáveis, mas não sabe por onde começar?

O Programa de Práticas Integradas Sustentáveis está aberto a todos os públicos às quintas-feiras. Usufruir da nossa horta agroecológica pode desenvolver os conceitos de alimentação saudável e o uso integral dos alimentos gerando diversos benefícios.

PARTICIPE!

Saiba mais sobre o USP Sustentabilidade

Professor Antônio Mauro Saraiva, coordenador do projeto USP Sustentabilidade e do Saúde Planetária Brasil pelo IEA/USP, fala sobre a concepção e a importância do projeto.

Professora Thaís Mauad, da FMUSP, fala sobre as atividades desenvolvidas no Espaço de Convivência do USP Sustentabilidade e faz um convite especial para que se engajem nesta iniciativa de práticas sustentáveis.

Parceiros

O projeto original (2021) teve o apoio dos órgãos da USP: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), Prefeitura do Campus da Capital, e do Instituto de Estudos Avançados (IEA), além do Centro de Práticas Esportivas (CEPE).

Os grupos de pesquisa e de extensão da USP que propuseram o projeto são Saúde Planetária Brasil (IEA), Agricultura Urbana (IEA), Sustentarea (FSP), Sustencom (ECA), Horta comunitária da FMUSP (FMUSP). Posteriormente a Liga de Plantas Medicinais (FCF) foi convidada a participar.

marca_vertical_PRCEU_sfundo-300x224