Horta Agroecológica e Compostagem
Inúmeros são os benefícios de cultivar uma horta, como o acesso a alimentos frescos, agroecológicos e biodiversos. Neste momento em que o país passa por aumento significativo da insegurança alimentar, o cultivo de hortas em diversos tipos de ambientes deve ser ensinado, divulgado e estimulado.
O contato com a horta faz rever os conceitos de alimentação, trazendo estímulo à alimentação saudável e ao uso integral dos alimentos. Hortas são ainda locais de exercício ao ar livre.
Numa cidade, cultivar uma horta contribui para aumentar a biodiversidade de insetos e plantas, tornar o ar mais fresco e diminuir as ilhas de calor. Hortas são excelentes locais de educação ambiental e socialização com diferentes pessoas, de distintas faixas etárias.
Associada à horta, temos uma composteira termofílica para produzir material (composto orgânico) para uso nos canteiros da horta, para nutrição das plantas e melhoria das condições do solo.
O composto é feito a partir de resíduos orgânicos trazidos de suas residências pelos participantes, intercalado com restos de poda (gramados e outros) do CEPE e de outras partes do campus da USP. O processo de compostagem é acompanhado semanalmente com medição de temperatura e, uma vez completado o processo, o composto pode ser adicionado aos canteiros da horta. Desde 2024, a lanchonete de Poli-Mecânica passou a separar e nos fornecer resíduos da preparação dos alimentos, permitindo aumentar muito a escala da compostagem