MOSTRAS

MOSTRA DESTAQUE

BLOODLESS

Direção: Gina Kim
Produção: Cyan Films
Co-produção: Dankook University Graduate School of Cinematic Content BK21 Plus Team, Institute of Dankook Global Visual Content
Produtor(a): Seonah Kim, Jiyoung Kang
Ano: 2017
Formato: Filme em VR
BLOODLESS é um filme em realidade virtual que trata de campos de trabalho sexual para os militares americanos alocados na Coréia do Sul desde os anos 1950. A obra traça o último dia de vida de uma trabalhadora sexual que foi brutalmente assassinada por um soldado americano na cidade ocupada de Dongducheon na Coréia do Sul em 1992. Retratando as últimas horas da vida dela na cidade ocupada, o filme em realidade virtual transpõe um problema político e histórico em uma experiência pessoal e concreta. O projeto foi captado na locação onde o crime ocorreu, trazendo à luz experiências em voga nas 96 cidades ocupadas próximas ou no entorno de bases militares americanas.

ARTE VIVA: CAIPIRA PICANDO FUMO

Direção: Gustavo Martinez
Produção: Pyntado Filmes
Produtor(a): Tati Peres
Direção Criativa: Tati Peres
Direção de Arte: Kit Menezes
Ano: 2021
Formato: Vr 360º Live Action
Idioma: Português
ARTE VIVA: CAIPIRA PICANDO FUMO é um curta-metragem em RV live action que descortina o quadro “Caipira picando fumo”, do pintor Almeida Júnior. Uma mistura de teatro e audiovisual que coloca os experimentadores dentro do quadro e ainda apresenta personagens de algumas das obras mais famosas do artista.

ENTRE LUCES Y SOMBRAS

Direção: Nazly Lópes Días
Produtor(a): Nancy Granada
Roteiro: Nazly López Díaz e Johnnier Aristizábal
Ano: 2021
Formato: Jogo em VR
Idioma: Espanhol
Este projeto sobre o primeiro cinema realizado na Colômbia, através da figura do pioneiro Félix Joaquín Rodríguez (1897-1931), integra uma série de realidade virtual, uma história em quadrinhos de realidade aumentada e uma websérie em desenvolvimento. Com três graus de liberdade e utilizando a técnica “point and click” de interação, a obra ganhou a primeira edição latinoamericana do Crystal Owl-Festival Stereopsia Latam, na categoria "Best XR Heritage experience".

EU SOU VOCÊ

Direção: Tadeu Jungle
Produção: Junglebee Xr
Produtor(a): Rawlinson Terrabuio e Tadeu Jungle
Roteiro: Fernanda Leite e Tadeu Jungle
Apoio: Instituto Alana / Flow Impact / Maria Farinha Filmes
Ano: 2022
Formato: Filme em VR
Idioma: Português
EU SOU VOCÊ é um filme curta-metragem de ficção sobre assédio sexual dentro de empresas feito em Realidade Virtual. A história se passa no clássico “happy hour de fim de ano da firma” e mostra algumas situações de assédio. Através da Realidade Virtual, o filme "Eu Sou Você" coloca a/o espectador/a para viver no corpo de outras pessoas e convida essa mesma/o espectador/a vivenciar e entender, na medida do possível, como uma mulher se sente quando assediada e como se comporta o assediador. É um filme que se utiliza do entretenimento para focar na transformação positiva do público feminino e masculino.

MUSALEM

Direção: Mariam Al-Dhubhani
Produção: UNDPPA (United Nations Department of Political and Peacebuilding Affairs)
Edição: J.C. Oliveira
Ano: 2022
Formato: 360
Idioma: Árabe (English VO)
Amat Al-Lateef, 27, e Mohammed, 31, são do norte e do sul do Iêmen. Cada um à sua maneira tenta manter o mel iemenita disponível tanto localmente como para o exterior, apesar dos obstáculos e destruições devido aos sete anos da guerra em curso.

MOSTRA FRANCESA

PARIS L'ENVERS DU DÉCOUR: LA TOUR EIFFELL

Direção: Rafael Beaugrand
Produção: Le Forum des Images, TV5 Monde
Formato: Filme em VR
Idioma: Francês
Um tour 360° pela imperdível Torre Eiffel! Com “Paris l’envers du décor” (“Paris nos bastidores”), faça um tour de 360° por uma Paris repleta de arte e história, a fim de descobrir o lado oculto dos excepcionais monumentos parisienses.

THE HOURGLASS

Direção: Matthieu Lienart
Produtor(a): Tim David Muller-Zitzke
Distribuidora: Wide Management
Roteiro: Yoann Franchetti, Matthieu Liénart
Fotografia: Tim David Müller-Zitzke
Ano: 2017
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês
Só de brincadeira, Vincent e Cathy roubam uma maleta de um homem de negócios. Porém, o que está contido nela vai muito além do que imaginam: uma ampulheta!

MEET MORTAZA

Direção: Joséphine Derobe
Produção: Les Produits Frais, Dancing Dog Productions
Roteiro: Joséphine Derobe e Mortaza Jami
Fotografia: Sergio Ochoa
Ano: 2020
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês
Meet Mortaza (Conheça Mortaza) é um documentário em realidade virtual de 13 minutos que propõem o encontro com Mortaza Jami, um jovem africano em exílio e refugiado na França por dez anos a fim de escapar do fatwa cujo poder religioso em voga impôs sobre o rapaz. O filme explora o mundo deste refugiado afegão que se prepara para a aplicação à nacionalidade francesa após obter o status de refúgio. O projeto é complementado por uma instalação composta de uma jornada em realidade aumentada que revela a rota administrativa que Mortaza teve de percorrer até conseguir seu status de refugiado.

DANS LA PEAU DE THOMAS PESQUET

Direção: Pierre-Emmanuel Le Goff, Jürgen Hansen
Produtor(a): Guilheim Olive, Pierre-Emmanuel Le Goff, Natacha Delmon-Casanova
Ano: 2018
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês, Francês
Dans la peau de Thomas Pesquet (2018) é um documentário captado como um díptico, primeiro interessado na preparação física e mental do astronauta para viajar ao espaço e depois na missão espacial em si, realizada em 2016 e 2017. Cada parte dura 15 minutos e está no formato de realidade virtual, o que permite que os ambientes sejam explorados em 360°, tanto no centro de treinamento da NASA quanto em simulações na centrífuga, como na decolagem de sua cápsula e na sua caminhada espacial. Através de captações imersivas nunca antes vistas, Jürgen Hansen e Pierre-Emmanuel Le Goff revelam imagens de tirar o fôlego do dia-a-dia de Thomas Pesquet, em cada estágio da preparação.

ACCUSED #2: WALTER SISULU

Direção: Nicolas Champeaux, Gilles Porte
Produção: La Générale de Production
Desenvolvedor: Michaël Bolufer
Diretor de Animação: Oerd
Ano: 2019
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês, Francês
O mundo descobriu Sisulu durante o Julgamento de Rivonia, que ocorreu entre 1963 e 1964. Mandela, principal acusado, leu um discurso que justificava a luta armada. Sisulu, o segundo acusado, foi o primeiro a ser interrogado. Os registros sonoros do julgamento, recentemente descobertos pelo INA, permitem que revivamos os cinco dias de seu embate cara-a-cara contra um perigoso, racista e fervoroso promotor. Sisulu, sob risco de pena de morte, revida. Mergulhe nas audiências feitas em portas fechadas e na violência do Apartheid, descubra a declaração de uma personalidade excepcional num momento-chave da história do século XX. Graças às ilustrações de Oerd Van Cuijenborg e ao som espacial, este vídeo em 360° coloca o espectador no cerne do Julgamento de Rivonia.

LIFELINE

Direção: Victor Michelot
Produção: Dissidence Film, Avi Amar, SoWhen?
Elenco: Victor Belmondo, Inès Terlet, Enzo Breschet, Anna Denissova, Marion Sedlak
Ano: 2017
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês
Imagine que sua vida é uma linha na qual você se move continuamente do ponto A: nascimento, ao ponto B: morte. De você ao ponto B, vida; do ponto A para você, o passado. Se em teoria essa demonstração estiver correta, na prática, parece que as emoções necessariamente causam flutuações em seu progresso em direção ao ponto B. Lifeline é a história daquele momento congelado durante o qual você se apaixona. Não há passado, nem presente, nem futuro, mas uma única e mesma esfera fora do tempo e do espaço em que se confundem sentimentos, memórias e desejos.

ALTERATION

Direção: Jérôme Blanquet
Co-produção: ARTE France, Okio Studio, Metronomic, Saint-George Studio
Desenvolvedor: ARTE Experience
Desenvolvedor do APP: Vertical
Ano: 2017
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês, Francês e Alemão
Alexandro se voluntaria para uma experiência onírica. Ele não está ciente de que os cientistas injetaram Elsa nele, a qual é uma IA que irá digitalizar e tomar conta de seu subconsciente, processo que ajudará a tornar a inteligência artificial num ser humano.

MUTATIS

Direção: Mali Arun
Produção: Good Fortune Films & Seppia, Palais de Tokyo, MK2 Films
Ano: 2019
Formato: Filme em VR
Idioma: Francês
O filme em realidade virtual “Mutatis”, feito pelo artista francês Mali Arun, explora a linha tênue entre as imagens científicas e mitológicas de paisagens humanas e orgânicas. À noite, homens estranhos em ternos brancos adentram um jardim botânico. Natureza abundante e fascinante. O guarda local leva este grupo até a lagoa das vitórias-régias. O corpo inanimado de uma jovem é encontrado lá. O jardim possui outros corpos, enterrados, afundados na densa mata. Então uma luz insólita surge dos corpos das mulheres.

SERGEANT JAMES

Direção: Alexandre Perez
Produtor: Avi Amar
Ano: 2017
Formato: Filme em VR
Idioma: Francês
É hora de dormir para Leo. Quando a mãe dele está prestes a apagar as luzes, o garotinho acredita que há algo embaixo da cama.

NOTES ON BLINDNESS

Direção: Arnaud Colinart, Amaury La Burthe, Peter Middleton e James Spinney
Produção: Ex Nihilo, ARTE France, Archer’s Mark
Ano: 2019
Formato: Jogo
Idioma: Inglês, Francês, Alemão
Em 1983, após décadas de deterioração contínua de sua visão, John Hull se torna completamente cego. Para ajudar a dar sentido a essa reviravolta em sua vida, ele começa a documentar suas experiências em fitas cassete. Esses diários gravados originais constituem a base desta narrativa interativa não ficcional que é uma experiência cognitiva e emocional da cegueira. A arte de contar histórias, direção de arte e o universo gráfico formam uma única e singular imersão, complementada por rastreio de movimento, som espacial e interações por meio de controles.

L'ILE DES MORTS

Direção: Benjamin Nuel
Produção: Les Produits Frais, ARTE
Ano: 2018
Formato: Filme em VR
Idioma: Inglês, Francês, Alemão
"L'ile des Morts” (“Ilha dos mortos”) é uma jornada atemporal que começa de um apartamento mundano e vai até o nosso destino final, guiado por Caronte, o barqueiro do submundo. Esta experiência em realidade virtual é livremente baseada no trabalho epônimo pintado em 1883 por Arnold Böcklin, pintor simbolista da Suíça. A famosa obra-prima também inspirou um poema sinfônico de Rachmaninov, que compôs uma trilha musical perfeita para acompanhar a experiência.

THE DAWN OF ART

Direção: Pierre Zandrowicz
Desenvolvedor: Atlas V, Novelab, Google Arts & Culture
Distribuidora: Atlas V, SMERGC
Ano: 2020
Formato: Jogo
Idioma: Inglês, Francês
Explore a caverna Chauvet há 36.000 anos, com a voz de Cécile de France como seu guia. É nas gargantas do Ardèche que nossos ancestrais deram vida às suas crenças desenhando nas paredes as primeiras obras-primas da humanidade. E você pode encontrar o urso das cavernas lá...

PLANET INFINIT

Direção: Momoko Seto
Produção: François Martin Saint Léon - Barberousse Films
Coprodução: ARTE France, Barberousse Films, Awkeye
Ano: 2017
Formato: VR/360°/AR
Num futuro próximo, a Natureza se tornou selvagem e devastou a Terra. Humanos se extinguiram, mas insetos, fungos e estranhas criaturas marinhas sobreviveram e se envolveram em insólitas ações. Isso é algo de ficção científica ou uma premonição? Você não olhhará mais para plantas e animais da mesma maneira.

MOSTRA XRBR SUMMIT 2022 / VRDAY LATAM

Participação especial do LabArteMídia

BECO 360°

Direção Coletiva: LabArteMídia
Produção: LabArteMídia
Formato: Vídeo 360°
Idioma: Português
O Beco é uma investigação que testa possibilidades e limites do audiovisual em 360 e do programa Orad como experiência imersiva a partir de uma intervenção no espaço urbano. Conceituado para contextualizar a polarização política e as investidas contra a expressões artísticas como o grafite, o trabalho busca em um plano sequência em 360 mostrar as dinâmicas de apagamento e de pintura de muros do Beco do Batman, na Vila Madalena, enquanto personagens performam de forma sincronizada situações do cotidiano da cidade.

PALAVRAS CRUZADAS

Direção, Concepção e Edição: Daniel Lima
Produção: Invisíveis Produções e LabArteMídia
Curadoria: Élida Lima e Felipe Teixeira
Com: Dexter, Lourdes Barreto, Amara Moira, Carmen Silva, David Karai, Débora Silva, Edinho Santos, Marcela Jesus, Juliana Borges, Jéssica Tauane, Shambuyi Wetu e TC Silva
Ano: 2022
Formato: Videoinstalação em VR
Com autoria de Daniel Lima, o audiovisual Palavras Cruzadas VR apresenta depoimentos de protagonistas de lutas sociais que, atualmente, são tão diversos, quanto cruzados. São doze protagonistas que interagem ao olhar em uma sala circular. Debates raciais, sexuais, de gênero e de lutas sociais desafiam os discursos vigentes. A circularidade do espaço de projeção permite que o público esteja “dentro” ou “fora” desses discursos, sendo possível criar analogias, reflexões e diálogos a partir das falas cruzadas.

MOSTRA ESPECIAL RAINDANCE IMMERSIVE

DEMAGNETE

Desenvolvedora: BitCake Studio
Distribuidora: BitCake Studio
Ano: 2021
Formato: Jogo
Idioma: Português, Inglês
DeMagnete é uma aventura com quebra-cabeças inspirados pela física do magnetismo, criado desde o início para a realidade virtual. Use suas luvas magnéticas para resolver desafios e explorar um labirinto misterioso. Resolva uma variedade de quebra-cabeças magnéticos e revele os misterios desse lugar.

FROM THE MAIN SQUARE

Direção: Pedro Harres
Produção: Filmuniversität Babelsberg KONRAD WOLF
Produtor(a): Lorena Junghans
Roteiro: Angelina Urbanczyk, Pedro Harres, Rafael Loss
Ano: 2022
Formato: Filme em VR
From The Main Square (Em Volta da Praça) é o retrato compacto de uma ruptura social em que uma civilização floresce com todas as suas contradições, tornando-se um perigo para si mesma. Uma nova cidade surge, em toda sua diversidade, no entorno de sua praça central. Uma encruzilhada de histórias, edificações, esperanças e conflitos. Culturas se enraízam e laços se estabelecem. Ao longo do tempo, os cidadãos nutrem simpatia por seus iguais, mas também resistência àqueles que são diferentes. Não demora muito para que uma atmosfera de animosidade e polarização se estabeleça. "Em Volta da Praça" é uma experiência animada de realidade virtual que convida seu público a testemunhar a ascensão e queda de uma sociedade dividida.

MIDNIGHT STORY

Direção: Antonin Niclass
Produção: 2020 FILMS LTD.
Produtor(a): Jordi Morera
Narradora: Miriam Margoyles
Design de Produção; Eve Finnie
Ano: 2022
Formato: Animação em VR
Idioma: Inglês
Mesmo num solitário, revoltante e monótono lugar como um terminal rodoviário, um tanto de harmonia ainda pode ser encontrado...

O artista: Antonin é um diretor de animação franco-suíço que reside em Lausanne e Londres. Iniciou sua carreira como assistente de câmera na Suíça, e depois estudou produção cinematográfica na Bélgica, onde aprendeu sobre direção. Graduou-se em animação na National Film & Television School do Reino Unido, e seu filme de conclusão de curso, “Não Alimente os Pombos”, ganhou o BAFTA de melhor curta animado em 2022.

MISSING: 10 HOURS

Direção: Fanni Fazakas
Desenvolvedora: RUMEXR e MATCH FRAME PRODUCTIONS
Produção: Noémi Veronika Szakonyi, Máté Artur Vincze
Produtor(a): Réka Fésűs, Dániel Bényi
Roteiro: Fanni Fazakas, Zsanett Kertész, Krisztina Meggyes
Ano: 2022
Idioma: Inglês
Todos somos transeuntes quando observamos ações ou situações que põe o bem-estar ou a segurança do outro em risco. Nesta obra em realidade virtual, o visitante observa Mara, uma mulher de 22 anos que gradualmente perde o controle de suas ações. Ela foi drogada sem consentimento com a GHB, droga do estupro, que é mais frequentemente usada em ataques de origem sexual. O poder de mudar como a noite se desenrola está nas mãos do visitante. Mas ele se manterá no caminho ético caso outras personagens revelem possibilidades inéditas?

WE MET IN VR

Direção: Joe Hunting
Produtor(a): Joe Hunting
Roteiro: Joe Hunting
Elenco: Dust Bunny, DragonHeart, Dylan P, IsYourBoi, Jenny, Kevin, MooseStash, Scout , Toaster, Damian Zbozen
Ano: 2022
Formato: projeção cinema/ filme Idioma: Inglês
Filmado inteiramente dentro do mundo de realidade virtual (RV), este documentário imersivo e revelador tem suas raízes em diversas comunidades singulares dentro do VR Chat, uma ascendente plataforma de realidade virtual. Por meio de cenas observacionais capturadas em tempo real, no verdadeiro estilo documentário, o filme revela os crescentes poder e intimidade de várias relações formadas no mundo virtual, muitas das quais começaram durante a pandemia do COVID-19, enquanto diversas relações no mundo físico sofriam intenso isolamento.
A obra segue Jenny, uma professora de ASL (Língua de Sinais Americana) dedicada a construir uma comunidade receptiva a usuários de VR Chat que sejam surdos ou possuam dificuldades de audição, e dois casais de relacionamentos a distância que expandem as suas relações na realidade virtual enquanto se preparam para se encontrarem pessoalmente

SAMUL

Direção: Sngmoo Lee e Ark Park
Idioma: Inglês
Samul significa quatro percussões em coreano. É performado para aliviar as dificuldades do trabalho, encorajar o espírito dos soldados na guerra e consolar as pessoas enlutadas no funeral. As quatro percussões de Samul representam quatro elementos da natureza: Trovão, Vento, Nuvem e Chuva, e acompanharam a vida e a morte dos coreanos por mais de mil anos. Nesta peça imersiva, o público experimentará a grande interação cósmica entre esses elementos e os mestres performadores de Samul.

UNFRAMED: PAUL KLEE’S HAND PUPPETS

Direção: Martin Charrière
Co-produção: SSR SRG, Cinéforom, Loterie Romande
Animação: Martin Charrière
Artista 3D: Nathanaël Monney
Desenvolvedores: Nicolas Gachoud, David Hofer
Ano: 2020
Formato: Animação em VR
Você sabia que o afamado pintor Paul Klee construiu marionetes à mão para o próprio filho? Esta experiência animada em realidade virtual recria o teatro de marionetes por meio do trabalho de Paul Klee, especialmente pelas marionetes autênticas renderizadas em 3D. A experiência curta conta a história de Klee, desde a criação das marionetes até a sua fuga do nazismo na Suíça, onde ele faleceu posteriormente.

UNBINARY

Desenvolvedora: Ludact
Distribuidora: Ludact
Ano: 2021
Formato: Jogo
Idioma: Português, Inglês
UNBINARY é um jogo em realidade virtual de aventura e quebra-cabeça, totalmente pintado à mão. Conheça Webby, uma super IA feita a partir de dados coletados do comportamento humano e candidata para governar o planeta Terra. Será que ela está mesmo pronta para cumprir seu propósito?

KINDRED

Direção: Bambou Kenneth
Produção: Electric Skies
Produtor(a): Tessa Ratuszynska, Lee Harris
Elenco: Ki Griffin
Chefe de Desenvolvimento: Dana Holdampf
Ano: 2022
Formato: Animação em VR
Idioma: Inglês
Destacando os singulares desafios enfrentados por pais não-binários durante o datado processo de adoção do Reino Unido, KINDRED (“PARENTESCO”) conta a incrível história verdadeira de valente pai não-binário que ajudou a redefinir o significado de família naquele país.


A artista: Vinda do mundo artístico, Bambou Kenneth estudou na Parsons School of Design de Nova York (Bacharelado de Belas Artes - BFA, design integrado), e descobriu realidade virtual quando conheceu dois fundadores do Mr. Kite Studio - Michael O’Connor e Benjamin Cleary. Estreou como diretora de arte em GLIMPSE e como diretora em KINDRED.

LAVRYNTHOS

Direção: Fabito Rychter, Amir Admoni
Produção: Delirium XR
Produtor(a): Fabito Rycther
Direção de arte e Design de fases: Amir Admoni
Programador chefe: Owen Svelmoe
Ano: 2021
Formato: Jogo
Idioma: Inglês
Lavyrinthos te coloca no coração do Labirinto de Creta para contar a história de uma improvável relação entre um Minotauro e sua próxima refeição: uma garota chamada Cora. Uma tragédia grega contemporânea prestando homenagem ao berço de teoria moderna da dramaturgia enquanto o desafia ao mesmo tempo. Lavyrinthos é uma interpretação bem-humorada de um mito de 3000 anos que o atualiza com temas e tópicos relevantes para os dias de hoje. A obra se aproveita de um inovador modo de contar histórias que move o jogador através da trama ao transformar um espaço de 4m² em um labirinto não-euclidiano infinito que transforma o espaço-tempo. Lavyrinthos mexe com o seu senso de direção, espaço e equilíbrio e visa a conectar com pessoas que podem ter se sentido perdidas nos últimos dois anos.

TOWNSCAPER

Desenvolvedor: Oskar Stålberg
Distribuição: Raw Fury AB
Ano: 2022
Formato: Jogo
Idioma: Alemão, Espanhol, Inglês, Francês,
Português, Russo, Chinês
Construa pitorescas cidades em ilhas: com ruas curvas, pequenos vilarejos, catedrais imensas, redes de canais, ou cidades suspensas em pau-a-pique. Construa a cidade dos seus sonhos tijolo por tijolo. Sem objetivo maior. Sem gameplay real. Apenas construção abundante e beleza sem fim. É isto. Townscaper é um projeto pessoal e experimental, mais um brinquedo do que um jogo. Escolha cores da paleta, encaixe blocos coloridos de casas na grade irregular, e assista o algoritmo de Townscaper automaticamente transformar esses blocos em fofas casinhas, arcos, escadarias, pontes e frondosos quintais, dependendo da configuração.

MOSTRA LABARTEMÍDIA

 

BECO 360°

Direção Coletiva: LabArteMídia
Produção: LabArteMídia
Formato: Vídeo 360°
Idioma: Português
O Beco é uma investigação que testa possibilidades e limites do audiovisual em 360 e do programa Orad como experiência imersiva a partir de uma intervenção no espaço urbano. Conceituado para contextualizar a polarização política e as investidas contra a expressões artísticas como o grafite, o trabalho busca em um plano sequência em 360 mostrar as dinâmicas de apagamento e de pintura de muros do Beco do Batman, na Vila Madalena, enquanto personagens performam de forma sincronizada situações do cotidiano da cidade.

DE REVUELTA MINHA PALAVRA

Direção: Gabriela Golder e Daniel Lima
Produção: LabArteMídia
Ano: 2021
Formato: Instalação em VR
Uma instalação em espaço virtual que parte de um diálogo entre duas perspectivas, duas etnias, dois gêneros, duas línguas, duas nações. Desde uma visão anticolonial se enredam em revolta duas concepções autorais em que palavras representam desejos, imaginários, utopias, distopias, forças de destruição e criação. Não há resposta evidente, não há caminhos traçados, só um labirinto, uma tempestade, uma armadilha ou possibilidade, permanecer no limite, continuar ou decifrar a saída.

PALAVRAS CRUZADAS

Direção, Concepção e Edição: Daniel Lima
Produção: Invisíveis Produções e LabArteMídia
Curadoria: Élida Lima e Felipe Teixeira
Com: Dexter, Lourdes Barreto, Amara Moira, Carmen Silva, David Karai, Débora Silva, Edinho Santos, Marcela Jesus, Juliana Borges, Jéssica Tauane, Shambuyi Wetu e TC Silva
Ano: 2022
Formato: Videoinstalação em VR
Com autoria de Daniel Lima, o audiovisual Palavras Cruzadas VR apresenta depoimentos de protagonistas de lutas sociais que, atualmente, são tão diversos, quanto cruzados. São doze protagonistas que interagem ao olhar em uma sala circular. Debates raciais, sexuais, de gênero e de lutas sociais desafiam os discursos vigentes. A circularidade do espaço de projeção permite que o público esteja “dentro” ou “fora” desses discursos, sendo possível criar analogias, reflexões e diálogos a partir das falas cruzadas.

VIRTUAL RITUAL

Direção: Carolina Berger
Produção: LabArteMídia
Ano: 2022
Formato: Filme em VR
Idioma: Português
Durante a imersão, o espectador irá se encontrar com seis avatares que representam elementos da natureza e o convidam para dançar. No decorrer da experiência, surgem vários elementos, como árvores, lagos, fogueiras, as montanhas de Santa Maria e o nascimento de uma nova espécie.

MOSTRA ESPECIAL – ÁRVORE IMMERSIVE EXPERIENCES

YUKI

Desenvolvedor: ARVORE Immersive Games Inc.
Distribuidora: ARVORE Immersive Experiences
Ano: 2021
Formato: Jogo
Idioma: Inglês
YUKI é um enérgico misto dos gêneros bullet-hell e roguelike no formato de realidade virtual, ambientado em um impressionante universo anime. Adentre a feroz imaginação de uma criança e voe por mundos multidimensionais enquanto segura o boneco de sua personagem favorita, Yuki, a patrulheira estelar. Use suas mãos para pilotar Yuki e desvie de uma infinitude de projéteis e obstáculos que cruzarem com o seu caminho! Curta o som de músicas memoráveis enquanto manobra através de cada fase fascinante e aniquila os malignos Yokaliens.

THE LINE

Direção: Ricardo Laganaro
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Games Inc.
Distribuidora: ARVORE Immersive Experiences
Ano: 2020
Formato: Jogo
Idioma: Inglês
“The Line” (“A Linha”) é uma história interativa de 15 a 20 minutos sobre amor e o medo da mudança, permitindo que você desbloqueie um modelo encantado em miniatura de dois bonecos, Pedro e Rosa. Ambientado num modelo em escala da São Paulo dos anos 1940, esta experiência convida você a abrir portas e se esgueirar por baixo de maquinários a fim de desenrolar a história das duas figuras que são perfeitas uma para a outra, mas relutantes para viver o seu amor.

PIXEL RIPPED 1989

Direção: Ana Ribeiro
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Games Inc.
Distribuidora: ARVORE Immersive Experiences
Ano: 2018
Formato: Jogo
Idioma: Inglês
Pixel Ripped 1989 (“Pixel Recortado 1989”) é uma excêntrica homenagem multidimensional aos dias primórdios dos videogames. O jogador embarca numa jornada na tela de um videogame clássico e além. Ambientado na era de consoles portáteis em 8-bits, este jogo-dentro-de-um-jogo acompanha as aventuras de Dot, uma personagem dentro do jogo que vê seu mundo despedaçado pelo Lorde Cyblin, um vilão capaz de burlar a tela do jogo e invadir o mundo real. Na obra, o jogador incorpora Nicola, uma estudante do primeiro ano do fundamental que deve ajudar Dot a salvar ambas as realidades da ameaça iminente ao encarar desafios no mundo retrô de jogos bidimensionais, enquanto distrai o professor ranzinza e escapa do furioso diretor em seu próprio mundo tridimensional.

PIXEL RIPPED 1995

Direção: Ana Ribeiro
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Games Inc.
Distribuidora: ARVORE Immersive Experiences
Ano: 2020
Formato: Jogo
Idioma: Inglês
A fim de salvar múltiplas dimensões, nosso herói Dot recruta a ajuda de David, o melhor gamer dos anos 1995. Enfrente desafiadoras homenagens de seus clássicos favoritos em 16 e 32 bits enquanto sobrevive aos esforços de uma típica criança de nove anos.