Suelen de Barros Sampaio

25/01/2019

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA. (2015). Mestrado em Ciências pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP. (2019), onde desenvolveu o projeto de pesquisa “Enzimas Oxidorredutases do Fungo Cochliobolus sp.” no laboratório de Bioquímica e Biotecnologia de Proteínas.

E-mail USP: suelensampaio@alumni.usp.br

N° ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9934-5791

Link CV Lattes

Formação

1- Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)

Data de conclusão: 15/12/2015

IES: CUFSA – Centro Universitário Fundação Santo André

2- Pós-graduação

– Nível Mestrado:

Curso: Bioquímica e Biologia Molecular

Nível: Mestrado em Ciências

Ano de ingresso: 2017

Ano de término ou conclusão no programa: 2019

Projeto: Enzimas oxidorredutases do fungo Cochliobolus sp.

Resumo:

O aumento na demanda mundial por etanol atrelado a preocupações ambientais, devido a utilização de combustíveis fósseis e consequente desbalanceamento de carbono na atmosfera, impulsionou o interesse na conversão da biomassa vegetal em combustíveis renováveis. O bagaço da cana-de-açúcar é constituído principalmente por lignina, hemicelulose e celulose, estes dois últimos podem ser decompostos e fermentados em etanol. Durante a hidrólise da biomassa lignocelulósica ocorre a ação sinergética de um complexo enzimático para obter os açúcares solúveis fermentáveis, no qual recentes pesquisas têm demonstrado a importância das enzimas oxidorredutases ao coquetel enzimático na despolimerização da lignina. O objetivo deste estudo foi identificar o fungo filamentoso BBF210, avaliar sua utilização na produção de oxidorredutases em meio de cultura de sais minerais, contendo bagaço de cana-de-açúcar, purificar e caracterizar a lacase nativa deste fungo, além de expressar e purificar a enzima lacase recombinante.

Palavra-chave: Cochliobolus, Oxidorredutases, Fungo, Enzima, Biomassa lignocelulósica, Bagaço da cana-de-açúcar.

Bolsa Agência: FAPESP/CAPES

Processo: 2016/23628-3

Vigência: 01/03/2017 a 28/02/2019

Participação em eventos:

  1. Apresentação do trabalho “Cloning and heterologous expression of oxidases enzymes from Cochliobolus sp.” In: XLVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), 2017, Águas de Lindóia, São Paulo. 46 th Annual Metting of Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology, 2017., 2017. p. 1-21.
  2. Apresentação do trabalho “Enzimas oxidorredutases do fungo Cochliobolus sp.”, durante a semana da Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura 2017, evento realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo no período de 24 a 26 de outubro de 2017.
  3. Apresentação do trabalho “Expression of oxidases enzymes from Cochliobolus sp.” In: XLVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), 2018, Joinville, Santa Catarina. 47 th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2018. v. p155. p. 1-334.

Defesa de Dissertação de Mestrado:

Programa: Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular – EACH/USP

Data: 12 de novembro de 2019

Título: Produção, purificação e caracterização da enzima lacase do fungo Cochliobolus sativus.

 Banca:

Prof. Dr. Felipe Santiago Chambergo Alcalde

Profa. Dra. Marcia Zorello Laporta

Profa. Dra. Sirlene Maria da Costa

Prof. Dr. Roberto Kopke Salinas