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Sustentabilidade na Administração

14274456_10208703673162013_190551224_oO GT Sustentabilidade na Administração foi criado com o intuito de reduzir os impactos ambientais das atividades administrativas da Universidade, estabelecendo definições, critérios e metas que norteiem a atuação da Coordenadoria de Administração Geral (CODAGE) e de todos os órgãos administrativos de forma a se adequarem ao compromisso da Universidade de São Paulo com a pauta ambiental.

O GT trabalha pela racionalização do consumo de bens e serviços, ampliando a utilização de tecnologias limpas e a reutilização de maneira a economizar os recursos naturais e econômicos.

Alguns dos meios para alcançar estes objetivos são:

  • a aplicação dos 3Rs, ou seja, do método de priorização da educação ambiental na gestão de resíduos sólidos para que a população possa reduzir o consumo e o desperdício, reutilizar e reciclar materiais;
  • instituição de alíneas orçamentárias promovendo o cumprimento desta Política;
  • a desburocratização dos processos administrativos;
  • priorização da aquisição de bens com maior vida útil e com menor custo de manutenção; e
  • sistemas eletrônicos como o Sistema da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) e o Sistema Corporativo Informatizado de dados ambientais da USP, além de estudos como o Catálogo Socioambiental e os estudos técnicos de serviços terceirizados (CADTERC) realizados pelo Governo do Estado de São Paulo;

Os princípios regentes deste grupo são a racionalidade e a responsabilidade no uso dos recursos naturais e econômicos, a transparência, a participação de toda a comunidade, o desenvolvimento de uma visão interseccional e interdisciplinar, considerando as diversas dimensões afetadas pela administração da Universidade.