', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Livros

Aqui você encontra as publicações online da Superintendência de Gestão Ambiental da USP

UNIVERSIDADES RUMO À SUSTENTABILIDADE

Entre os desdobramentos do seminário internacional “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018”, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo – SGA/USP, realizado em junho de 2018 em São Paulo – SP, destaca-se a criação da Rede Universidades Sustentáveis com ações e interesses no tema da Sustentabilidade, visando o intercâmbio de boas práticas.

Este Livro reúne um conjunto de textos que tratam de experiências e desafios das instituições desta Rede e tem como objetivo fortalecer a troca de experiências em ambiente de cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior. São 19 de capítulos e 68 autores atuando em pesquisa, ensino, extensão e gestão de campi universitários. Os estudos de casos aqui relatados abordam práticas interessantes e que estão dando certo na gestão de resíduos sólidos; a questão energética também é um dos temas abordados; áreas verdes e biodiversidade  e sua integração no dia a dia destas universidades; planejamento e os desafios na elaboração de planos diretores de campi universitários.

Download do Livro: Universidades rumo à sustentabilidade

 

Febre Maculosa: dinâmica da doença, hospedeiros e vetores


A existência de tratamento eficaz para a febre maculosa, desde a primeira metade do século XX, nos obriga a refletir profundamente como é possível que ainda hoje ocorram mortes em regiões desenvolvidas do Brasil.
A Universidade de São Paulo empenha-se em contribuir para a solução deste problema, sendo este livro uma contribuição valiosa, uma vez que resulta do encontro de grandes especialistas deste tema complexo.

Download do Livro: Febre Maculosa: dinâmica da doença, hospedeiros e vetores

 

Sustentabilidade na USP

As universidades, em sua função primária de construção do conhecimento, devem fortalecer seu papel de intermediárias entre governo local e sociedade, promovendo fóruns de discussão e, principalmente, como importante agente frente a essas mudanças. Assim, é necessária a elaboração de um plano que oriente a organização de seu trabalho para atingir a sustentabilidade. Há mais de 30 anos a Universidade de São Paulo (USP) iniciou suas ações de sustentabilidade e de redução de impactos ambientais. Apesar de as ações ambientais na USP serem reconhecidas institucionalmente desde a década de 1990, foi com a criação da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) que muitas dessas ações relacionadas à sustentabilidade foram oficializadas e tornaram-se parte integrante de programas oficiais para todos os câmpus. Com os desdobramentos da Política Ambiental da USP e dos Projetos Pilotos, bem como de outras iniciativas da SGA, como a inserção da USP no cenário internacional, espera-se que a Universidade seja um exemplo de práticas sustentáveis para a sociedade.

Download do Livro: Sustentabilidade na USP

 

Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: reflexões sobre um processo de pesquisa-ação-participante de servidores públicos

A obra foi criada por muitas mãos, com a participação de 174 coautores, todos da Universidade de São Paulo, envolvidos no Projeto PAP de Educação Ambiental. O livro compartilha, de forma reflexiva, uma experiência coletiva de formação socioambiental desenvolvida na instituição, no período de 2012 a 2015, na maioria de seus câmpus. Essa formação socioambiental foi coordenada pela Superintendência de Gestão Ambiental da USP, em parceria com a Escola USP de Gestão e com o apoio de unidades, museus, institutos, prefeituras dos câmpus e demais órgãos da USP. O livro é, portanto, um dos resultados desse rico processo de formação de 2.500 servidores públicos técnicos e administrativos, com pelo menos 200 ações educadoras desenvolvidas em capilaridade. A riqueza de vivências e o dinamismo das ações em capilaridade, protagonizadas pelos servidores, configuram este projeto como inovador e expressam um potencial, de acordo com as organizadoras, para se pensar e avançar na ambientalização em Instituições de Educação Superior/IES.

Download do Livro: Educação Ambiental na Universidade de São Paulo