', 'usp.br', {'name': 'blog_ID_103'}); ga('blog_ID_103.send', 'pageview'); ga('send', 'pageview');

Educação Ambiental

14247749_10208703672601999_845962017_oO GT Educação Ambiental foi criado considerando a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, a qual determina que a Educação Ambiental esteja presente em todos os níveis de educação formal, além da sua valorização em outros documentos legais, dentre eles a Constituição Federal. Ademais, a Universidade São Paulo é comprometida com as questões socioambientais e deve constituir bom exemplo para a sociedade, bem como formar cidadão críticos capazes de enfrentar a crise socioambiental planetária.

O GT trabalha com o intuito de incluir institucionalmente as noções de sustentabilidade socioambiental e de Educação Ambiental em todos os âmbitos da Universidade, promovendo a sua ambientalização. A USP deverá, então, promover a produção de conhecimentos, o planejamento e a gestão tendo em vista as problemáticas socioambientais, tendo essa questão enraizada nos processos de ensino, pesquisa, cultura e extensão e gestão acadêmica.

Alguns dos meios para alcançar estes objetivos são:

  • formação da comunidade USP como um todo em educomunicação socioambiental;
  • fomento a pesquisas e projetos sobre o tema da Educação Ambiental, promovendo o monitoramento e avaliação do progresso, além de sua valorização e divulgação;
  • criação de cursos específicos que considerem o aspecto metodológico da Educação Ambiental; e
  • continuidade de estratégias participativas que promovam a capilaridade e o enraizamento como o Pessoas Aprendem Participando (PAP) para aperfeiçoar a formação ambiental dos servidores da USP.

Os princípios regentes deste grupo são cooperação e interdisciplinaridade, tanto de atores, quanto de linguagens teóricas e metodológicas dos diferentes saberes. Além disso, valoriza-se a educação transformadora e formadora de cidadãos capazes de atuar com responsabilidade, tanto do ponto de vista ética, como do socioambiental.