USP Sustentabilidade Universidade de São Paulo
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Orientadores

Alexandre Igari Alexandre Igari – Gestão Ambiental

É docente no curso de bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), nas áreas de Administração e Finanças aplicadas à Gestão Ambiental e de Economia Ecológica. Também atua como docente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS – EACH-USP). Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), com estágio de doutorado sanduíche concluído na Universidad de Alicante (Espanha). Simultaneamente ao período de doutorado sanduíche, cursou e obteve o mestrado europeu em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante em 2012. Titulou-se como bacharel em Ciências Biológicas pelo IB-USP em 2005, e como bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1995.

Linhas de pesquisa: 1. Vetores socioeconômicos para conservação ambiental 2. Contabilidade e finanças aplicadas à gestão ambiental 3. Conservação ambiental em áreas privadas

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5667978492643705

 

André F. SimõesAndré F. Simões – Gestão Ambiental

Livre docente da USP. Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Metalúrgica – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e pós-doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2006). Obteve a Livre-Docência, pela USP, em setembro de 2013, com tese defendida na área de “Mudanças Climáticas e a Agenda Brasileira de Infraestrutura Energética”. É Professor Doutor Associado da Universidade de São Paulo – USP -, em regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Atua como docente do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Entre 2011 e 2013, foi Coordenador do referido curso de graduação da EACH/USP e membro titular da Comissão de Graduação da EACH. Atua também como Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Energia – IEE/USP (professor credenciado) e do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH/USP (professor credenciado) . Entre 2006 e 2011, foi professor doutor credenciado no Programa de Planejamento de Sistemas Energéticos – CPG/FEM/Unicamp. Por conta de atuação em 29 projetos de pesquisa/consultoria de fomento nacional e/ou internacional, possui experiência na área de Planejamento Energético e Ambiental. Macro temas dos projetos já desenvolvidos: Mudanças Climáticas Globais, Mercado Internacional de Créditos de Carbono, Matriz Energética, Energias Renováveis, Eficiência Energética, Gases de Efeito Estufa, Alternativas de Mitigação, Alternativas de Adaptação, Desenvolvimento Sustentável no Brasil e no Mundo, Universalização do Acesso à Energia Elétrica, Petróleo, Gás Natural, Transportes (no contexto de conexões com os temas energia e mudanças climáticas) e Engenharia Ambiental. Eventualmente, atua como Assessor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Integrante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Revisor do 5o Relatório de Avaliação do IPCC. Revisor parecerista dos periódicos “Climate and Development”, “Regional Environmental Change” e “Journal of Environmental Management”. Em abril de 2015, conquistou o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. Durante a COP 23, realizada em Bonn, na Alemanha, em 2017, ministrou palesta em evento oficial chancelado pelas Nações Unidas.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1503283535579534

 

Andrea CavicchioliAndrea Cavicchioli – Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Química Industrial – Universita Degli Studi di Milano (1994), mestrado em Química Analítica Ambiental – University of London (1996) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2002). É professor associado da Universidade de São Paulo, atuando no curso de gestão ambiental e no mestrado e no doutorado do programa de pós-graduação interdisciplinar em Sustentabilidade da EACH. É responsável por projetos de pesquisa relacionados com estratégias de conservação do patrimônio natural e cultural, avaliação de risco de impacto sobre bens culturais materiais, poluição no meio urbano (especialmente em ambientes fechados) e rural e seus efeitos na saúde humana e na conservação dos materiais, bem como avaliação das consequências de mudanças climáticas nas questões enumeradas acima. 

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2583862022834436

 

Cristiano ChiessiCristiano M. Chiessi – Ciência e Tecnologia

Possui graduação (2001) em Geologia pelo Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, mestrado (2004) em Geociências (com ênfase em Geologia Sedimentar) pelo IGc – USP e doutorado (2008) em Ciências Naturais (com ênfase em Paleoceanografia e Paleoclimatologia) pela Universidade de Bremen, Alemanha. Entre 2008 e 2009, desenvolveu pesquisas nos campos da Paleoceanografia e Paleoclimatologia no âmbito do seu pós-doutorado junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente, é professor associado (1) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, além de líder do subgrupo Paleoclima do Núcleo de Apoio à Pesquisa – Mudanças Climáticas (INCLINE) da USP, do Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia (P2L) da EACH e bolsista de produtividade em pesquisa (1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Scientific Steering Committee do Past Global Changes (PAGES) e do Science Evaluation Panel do International Ocean Discovery Program (IODP). Atuou no Grupo de Trabalho 1 (Base científica das mudanças climáticas) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleoceanografia, Paleoclimatologia e Mudanças Climáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas abruptas, célula de revolvimento meridional do Atlântico, variabilidade climática multi-decenal, geoquímica de carbonatos e de sedimento total, Quaternário Superior, América do Sul, e Atlântico Sul. Durante sua carreira, interagiu com mais de 400 pesquisadores por meio de coautorias em trabalhos científicos.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4272230320850488

 

Cristiano LenziCristiano L. Lenzi – Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Regional de Blumenau (1994), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, sociedade de risco, democracia e cidadania ambiental.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9571066176913137

 

Evandro M. MorettoEvandro Moretto – Gestão Ambiental

Professor Associado da Universidade de São Paulo, com vínculo junto à Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH e ao Instituto de Energia e Ambiente – IEE, onde exerce a função de Chefe da Divisão de Gestão Ambiental. É docente dos cursos de Pós-graduação em Ciência Ambiental – PROCAM/IEE/USP, de Pós-graduação em Sustentabilidade/EACH/USP, de Pós-graduação em Energia/IEE/USP e também do curso de Graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP. Suas principais pesquisas ocorrem nos campos do Planejamento e Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental, estando atualmente envolvido em projetos de pesquisa relacionados à Avaliação de Impactos Ambientais de Usinas Hidrelétricas e de atividades de Carbon Capture and Storage – CCS. É Coordenador do Projeto “Environmental Impact Assessment of Carbon Capture and Storage activities in Brazil” pelo Research Centre for Gas Innovation – RCGI e pertence ao Steering Committee do Projeto “Amazon Dams Network: Advancing Integrative Research and Adaptive Management of Social-ecological Systems Transformed by Hydroelectric Dams”, sediado na University of Florida e financiado pela U.S. National Science Foundation. Tem formação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da UNESP/Botucatu, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente como Especialista em Políticas Públicas de 2004 a 2007, é o atual Presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto – ABAI e Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – CONSEMA. 

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/7081792205107960

 

Flávia Noronha Dutra Ribeiro – Ciência e Tecnologia

Docente do curso de Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), principalmente nas disciplinas de Modelagem Ambiental e Matemática para Análise Ambiental. Pesquisadora e orientadora do programa de pós-graduação em Sustentabilidade também na EACH-USP. Doutora em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Realiza pesquisas relacionadas à atmosfera urbana, ilhas de calor urbano, interação oceano-atmosfera, qualidade do ar e emissão de poluentes atmosféricos. Trabalha com modelos numéricos atmosféricos de meso e micro escalas e modelos numéricos de qualidade do ar.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3978561494920029

 

Helene M. UenoHelene Mariko Ueno – Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de vetores, ciências da saúde, mosquitos de importância médica e epidemiologia.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5002386438227077

 

Leonardo Dias Meireles – Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta atlântica, floresta nebulares, campos de altitude, florística, fitossociologia, fitogeografia, ecologia de comunidades, modelagem de distribuição de espécies e mudanças climáticas quaternárias.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6719386724662872

 

Luís César Schiesari – Ciência e Tecnologia

 Biólogo (Universidade de São Paulo, 1991), Mestre em Zoologia (Universidade de São Paulo, 1996) e em Ecologia (Universidade de Michigan, EUA, 2000), Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva (Universidade de Michigan, EUA, 2004) e Livre-Docente em Ecologia (Universidade de São Paulo, 2010), com experiência pós-doutoral em Ecotoxicologia (Universidade de Medicina Veterinária de Viena; 2004, 2006, 2008) e Ecologia de Metapopulações, Metacomunidades e Metaecossistemas (Universidade do Texas; 2014, 2015). Atualmente é Professor Associado de Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (desde 2005) e Orientador Pleno dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia (desde 2006) e Sustentabilidade (desde 2018) da Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa foca na ecologia teórica e aplicada em sistemas aquáticos, em todos os níveis de organização biológica (atributos sub-individuais, indivíduo, população e comunidade), e aliando análise e reanálise de dados publicados, amostragens em campo, e experimentos em laboratório, mesocosmos, plots experimentais e campo. Atualmente conduz pesquisas sobre a organização de comunidades e metacomunidades em sistemas aquáticos, bem como seus mecanismos reguladores. Dentro deste arcabouço vem investigando a ecologia dos ambientes modificados, com foco em sistemas agroindustriais, e especialmente no que diz respeito às consequências da contaminação por pesticidas e fertilizantes, de alterações hidrológicas, e de mudanças microclimáticas. É ´Recommender´ da iniciativa ´Peer Community in Ecology´ e referee de diversos periódicos internacionais de alto perfil, bem como de agências nacionais e internacionais de financiamento de pesquisa. Desde 2018 é Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na condição de Especialista na Área de Meio Ambiente.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3043536104564941.

Link para seu site: http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada.

 

 

Marcelo NolascoMarcelo Nolasco – Gestão Ambiental

Professor Associado (MS 5.2) do Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e dos Programas de Pós-graduação em Sustentabilidade (EACH/USP) e no Mestrado Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (FSP/USP). Durante o doutorado na Universidade de São Paulo foi Visiting Scholar na Miami University, EUA (Doutorado ‘Sandwich’ (1995 a 1997). Obteve a Livre-Docência pela USP (2012) na área de saneamento e sustentabilidade. Realizou Pós-Doutorado no “Civil and Environmental Engineering Department, University of California – Berkeley”, EUA (2015 a 2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sustentabilidade (2012 a 2016), tendo sido um dos seus idealizadores e fundadores. Exerceu a presidência da Comissão de Pós-Graduação da EACH (2014-2015). É líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Água, Saneamento e Sustentabilidade” – GEPASS, coordena o Laboratório de Pesquisa em Saneamento e Tecnologia Ambiental (LabTecSan) (desde 2008), foi coordenador do InovaLab Sustentabilidade Ambiental (ensino, pesquisa e extensão). Atualmente é Editor Associado dao periódico “Frontiers in Environmental Science”, seção “Water and Wastewater Management”. Sua Linha de Pesquisa pesquisa principal é em ciência e tecnologia ambiental: sistemas naturais de tratamento de águas residuárias (constructed wetlands), produção de bioeletricidade em sistemas bioeletroquímicos (Microbial Fuel Cells), remoção de micropoluentes orgânicos (pharmaceuticals, hormones, personal care products) em águas naturais, de abastecimento e residuárias., recuperaçao de recursos em águas residuárias, soluções baseadas na natureza (nature-based solutions) para ampliar a sustentabilidade das cidades. Desde 2010 é representante da USP no projeto EXCEED/SWINDON – “Sustainable Water Management in Development Countries”, (com 23 universidades da Asia, Africa, Europa e America Latina) financiado pelo BMZ e DAAD (Alemanha), sendo também membro do Management Board na qualidade de representante das universidades latino-americanas (2016 a 2018). (Texto informado pelo autor).

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1145872018010727

 

Marcelo P. de SouzaMarcelo P. de Souza – Gestão Ambiental

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1981), graduação Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (2002) e advogado inscrito na OAB-SP. Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo em 1989 e 1993. Pós Doutorado na Clark University, EUA em 1994/1995 e Oxford Brookes University, Oxford, Reino Unido em 2005/2006. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, atuando na área de Gestão e Instrumentos de Política Ambiental e de Recursos Hídricos, tais como: Avaliação de Impacto Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental, Zoneamento Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8381728393720258

 

Miriam Sannomiya – Ciência e Tecnologia

Bacharel em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Pós-doutorado (2003-2007) pelo Instituto de Química- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioprospecção de produtos naturais (Fabaceae, Malpighiaceae, Byrsonima, Lonchocarpus, Platymiscium, Machaerium, flavonoides e derivados do ácido galoil quínico) e Efeitos do meio ambiente na produção de metabólito secundários.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2898143640207628

 

 Paulo Santos de Almeida – Gestão Ambiental

Concluiu o doutoramento em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2006. Ex-Diretor Executivo e Presidente da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal). Assessor Técnico da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (SGA-USP), desde 2017, e Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPG-S) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e Ciclo Básico, com as disciplinas: Política Ambiental, Direito Ambiental e Resolução de Problemas – Problem Based Learning -GA (RP-GA) e Sociedade Meio Ambiente e Cidadania, respectivamente. Pesquisador-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cidade, Sustentabilidade e Gestão Ambiental (CIDSGAM) certificado junto ao CNPq. Pesquisador do Group on Carbon Emissions Policy and Regulation (NUPPREC-IEE-USP) e Grupo de Estudos de Planejanento e Gestão Ambiental (PLANGEA-USP). Advogado e consultor jurídico-ambiental em São Paulo/SP. Foi professor em várias faculdades de Direito, tanto em graduação como pós-graduação. Membro efetivo da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente; Comissão de Resíduos Sólidos e membro consultor da Comissão de Ciência e Tecnologia, todas da OABSP. Durante Janeiro de 2014 a Janeiro de 2015 desenvolveu programa de Pós-doutorado como Visiting Scholar na University of California, San Diego (UCSD), no ILAR (Laboratory of International Law and Regulation) da IR/PS (School of International Relations and Pacif Studies), com auxílio de bolsa de pós-doutoramento pela CAPES-Brasil. Em sua contextualização de produção científica os temas freqüentes são: sustentabilidade, ambiente cultural, direito processual ambiental, resíduos, pagamentos por serviços ambientais, mudanças climáticas, os direitos dos animais, o direito à cidade sustentável e os Direitos Humanos.

Link para o Lattes:http://lattes.cnpq.br/9769033547975455

 

Regina M. de MirandaRegina M. de Miranda – Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2001). Ainda pela USP realizou pós-doutorado na área de poluição atmosférica (2001-2003). De 2003 a 2005, trabalhou como pesquisadora na UNICAMP, em regime de pós-doutorado, também em poluição atmosférica. De junho de 2005 a abril de 2007 foi pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, área de radiação atmosférica. De maio de 2007 a junho de 2010 atuou como pesquisadora a nível de pós-doutoramento no IAG/USP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Poluição Atmosférica, atuando principalmente nos seguintes temas: aerossol atmosférico, radiação atmosférica, meteorologia, caracterização físico-química e modelagem atmosférica. Atualmente é professora doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, no curso de Gestão Ambiental e credenciada nos Programas de Pós Graduação em Sustentabilidade da EACH e também no Programa de Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP, linha de pesquisa Saúde Ambiental. 

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6353305919431855

 

Renata ColomboRenata Colombo – Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Bacharelado em Química (1998) pelo Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo (IQSC-USP), doutorado em Ciências (Química Analítica) pelo IQSC-USP (2003) com estágio sandwich no Instituto de Farmacognosia e Fitoquímica – Universidade de Lausanne, Suiça (2003) e pós-doutorado (CNPq) pelo IQSC-USP (2011). Foi professora da Universidade Estadual de Munas Gerais (UEMG) entre 2007-2013. Atualmente é professora doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidade – Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua na área de Química Analítica e Ambiental com foco nos seguintes temas: desenvolvimento e validação de metodologias analíticas por técnicas instrumentais (cromatografia e espectrometria), estudos fitoquímicos, estudo de poluentes ambientais e seus derivados, desenvolvimento de tecnologias verdes e aproveitamento de resíduos sólidos.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4787749159321856

 

Sérgio A. PaccaSérgio A. Pacca – Ciência e Tecnologia

Professor associado do curso de graduação em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), e dos cursos de pós graduação em Sustentabilidade (PPGS-USP) e Energia (PPGE-USP). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Politica e Regulação de Emissões de Carbono (NUPPREC/NAP-USP). Editor Associado da revista Resources, Conservation & Recycling. Professor visitante na Graduate School for International Development and Cooperation (IDEC) of Hiroshima University (2011). Professor visitante no programa de pós gradução na School for Renewable Energy Science, Akureyri, Islândia (2008, 2009 e 2010). Professor visitante no programa de pós-graduação na School of Natural Resources da University of Michigan (2005). Livre docente em Energia e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (2011) Doutor em Energy and Resources pela University of California, Berkeley (2003). Mestre em energia pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia (PIPGE-USP, 1996). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP, 1992) e formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP,1987). Membro da Sociedade Internacional de Ecologia Industrial. Pesquisador das áreas de energia, sustentabilidade, mudança climática global, avaliação do ciclo de vida (ACV) e ecologia industrial.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1352455663841540

 

Sonia PaulinoSonia Regina Paulino – Gestão Ambiental

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Ciências Econômicas pela Université des Sciences Sociales de Toulouse. Realizou estágio de doutorado no Laboratoire d’Economie et Sociologie Rurales, Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) / Montpellier. Realizou pós-doutorado no Centre Lillois d’Etudes et de Recherches Sociologiques et Economiques (Clersé) / Université Lille 1 -Sciences et Technologies. Atualmente é professora associada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) / Universidade de São Paulo (USP), curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, docente no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, certificação ambiental, mecanismos de mercado, inovação em serviços públicos, serviços, inovação.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5348033416763940

 

SylmaraSylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias – Gestão Ambiental

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), no Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade (PPgS) e no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. Pesquisadora das áreas de Sustentabilidade, Gestão Socioambiental, Políticas Públicas Ambientais e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS). Diretora da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Empreendedorismo Social, Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Resíduos Sólidos Urbanos e Políticas Públicas Ambientais. Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP; Doutorado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo; Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais. 

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6059048919993035

 

Tania-C-267x400Tânia Pereira Christopoulos – Gestão Ambiental

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1991), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e London Business School (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2008). Tem pós doutorado obtido na HEC Montreal em 2013/2014. Atualmente, é professora da Universidade de São Paulo – EACH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: design thinking, aprendizagem, microfinanças e inovação social. Suas linhas de pesquisa são Negócios Sociais, Inovação e Microfinanças, Inovaçao e Estratégia de Marketing.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0683040763784547


Image result for tiago francoyTiago Francoy – Ciência e Tecnologia

Formado em Ciências Biológicas pela FFCLRP – Universidade de São Paulo (2002) e com titulação de Doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2007), atua principalmente com os seguintes temas: Africanização das abelhas Apis mellifera nas Américas, inseminação instrumental de rainhas, morfometria tradicional e geométrica, identificação automática de espécies por morfometria de asas e por técnicas de biologia molecular. Realizou seu Pós Doutorando na FFCLRP pelo Depto de Biologia onde desenvolveu uma linha de pesquisa visando a identificação automática de espécies de abelhas por morfometria de asas e a avaliação da variabilidade populacional, intra e inter específicas. Atualmente é Professor Associado e Presidente da Comissão de Graduação na EACH – USP, onde trabalha com biologia da conservação de espécies de abelhas nativas e introduzidas, meliponicultura e uso biotecnológico dos produtos das abelhas. 

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6338181254778197

 

Wania Duleba Wania Duleba – Ciência e Tecnologia

Professora dos cursos Ciências da Natureza e Biotecnologia (graduação) e Sustentabilidade (pós-graduação – Coordenadora do Programa) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo. Possui mestrado (1993) e doutorado (1997) em Oceanografia Biológica (Instituto Oceanográfico, USP) e, doutorado (1997) em Micropaleontologie et Paléoenvironnements Océaniques (Université d Angers, França). Fez pós-doutorado em: 1) Ecologia (Instituto de Biociências, USP, 1999), 2) Biogeoquímica de ambientes marinhos impactados (Cornell University, EUA, 2005), 3) Micropaleontologia e Geologia Ambiental (Instituto de Geociências, USP, 2002-2006, Bolsista Jovem Pesquisador FAPESP). Foi bolsista da Fullbright Scholar Program (2014-2016), EUA, onde foi professora visitante no 1) Department of Atmospheric Sciences, University of Arizona (2015), 2) Department of Geology and Geophysics, Woods Hole Oceanographic Institution (2015-2016) e 3) National Center for Atmospheric Research (NCAR, 2016). Também foi pesquisadora visitante no 1) Institut de recherche pour le développement (IRD), Paris (2011) e 2) IODP Kochi Core Center, Japão (2015). Participou de diversos projetos e expedições científicas na Antártica, nos oceanos Índico (Expedição IODP 354 – CAPES-IODP), Atlântico e Pacífico (América Central, El Salvador), atuando nas áreas de mudanças climáticas, avaliação de regiões marinhas impactadas, reconstituição paleoambiental e biostratigrafia (foraminíferos). Foi pesquisadora chefe embarcada da equipe de oceanografia (Projeto PROANTAR 557036-2009-7), nos navios Ary Rongel e Almirante Maximiano, durante as Operações Antárticas 29, 30,31, 32, 33.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3139109295260235