SIMPÓSIO E4_01 Rastros/Traços: metodologias para estudar o urbano no Antropoceno
Laura Kemmer, São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil laura.kemmer@usp.br
Victor Próspero, Princeton, Universidade de Princeton, EUA victorpprospero@gmail.com
PALAVRAS-CHAVE: Traços; Rastros; Conflitos Sócio-Ambientais Urbanos; Reparação; Evidenciar
RESUMO: O campo da história urbana é constituído de uma multiplicidade de abordagens e métodos de pesquisa possíveis. Os estudos de caráter transdisciplinar e interseccional são fundamentais para enriquecer as visadas sobre as formas de constituição do urbano. Uma cidade guarda múltiplas camadas que se revelam à pesquisa a depender do enquadramento, das fontes acessadas, e perguntas mobilizadas.
Na complexidade das estruturas de palimpsesto com suas múltiplas camadas em sobreposição, convivência e conflito, arqueologias da paisagem e das práticas culturais têm se mostrado fundamentais enquanto ferramenta para evidenciar aquilo que não está dado enquanto leitura dos passados, presentes e futuros latentes nas estruturas urbanas. A exemplo do trabalho com sinais, como descreveu o historiador Carlo Ginzburg, ou dos rastros/traços cuja presença testemunha uma ausência, segundo Sybille Krämer, pode-se pensar em ferramentas metodológicas para a análise de camadas de sedimentos que compõem a história urbana.
A noção de “rastro-detecção”, por exemplo, — método eco-político surgido na Alemanha dos anos 1970 como forma de enfrentamento a heranças do naziasmo através do trânsito entre arte e antropologia — busca conectar vestígios materiais e referências históricas de forma especulativa, configurando possibilidades de um contra-projeto ao tipo abstratizante e objetivante de evidenciar nas ciências. Trata-se de um exemplo profícuo de como conectar as “humanidades ambientais” à história urbana, social e cultural, uma vez que parte tanto de marcadores temporais visíveis, traços humanos e não humanos, quanto das camadas profundas e subjetivas da memória.
Uma série de movimentos urbanos recentes vem trazendo questionamentos e enquadramentos renovados sobre a história de bairros, regiões, cidades, a partir de experiências concretas, circulação de memórias e práticas culturais, bem como formas de evidenciar aquilo que foi apagado pelos processos violentos de urbanização. Paisagens reconfiguradas pela canalização de rios colocadas em questão, espécies arbóreas ou vegetais que testemunham a atividade antrópica e práticas culturais ou religiosas, a presença de formas de vida mais que humanas ou elementos culturais que perpassam histórias transatlânticas, ou mesmo áreas de passado extrativista ocupadas, recuperadas e reabilitadas que formam “zonas críticas” de evidências, trazem às ciências humanas novas reflexões e possibilidades analíticas sobre formas de habitar o planeta e de redimensionar as espacialidades e as temporalidades no Antropoceno.
A intersecção da história urbana com os estudos ambientais têm sido extremamente produtiva nesse sentido, adicionando fatores ecológicos, geológicos e multi-espécies a teorias restritas à teleologia da urbanização capitalista e suas crises, ou que consideram a testemunha viva e humana como lugar primário de evidência forense ou legítima. Como podemos entender os traços das vicissitudes de violência do Estado e do capital, das feridas antropogênicas do planeta numa abordagem pós-humana, e ao mesmo tempo não perder de vista a as práticas sociais, modos de vida, buscando ler ou “segurar”/reter traços como atos ordinários e banais que ao mesmo constituem práticas críticas e transformadoras que podem perturbar as ordens e as representações espaciais urbanas?
É a partir de tais questões, no cruzamento entre a história urbana, cultural e social, com os estudos ambientais, que o presente simpósio temático convida à submissão de comunicações que transitem entre as seguintes possibilidades: pesquisas empíricas sobre história urbana que cruzam pontos de vista humanos e não humanos; relatos e reflexões sobre movimentos urbanos e ecológicos contemporâneos que vêm revelando camadas históricas, sociais e ambientais na cidade; trabalhos que apresentem novas perspectivas sobre história urbana combinando aspectos sociais, culturais e ambientais; reflexões que provoquem e reequadrem a divisão entre natureza e cultura. Buscamos promover um diálogo entre construções de histórias a contrapelo, dos mais diversos pontos de vista, considerando a multiplicidade dos processos humanos e mais que humanos nas disputas urbanas.
SIMPÓSIO E4_02 Perspectivas teóricas, conceptos y métodos para la historia urbana
Gerardo Martínez Delgado, Universidad de Guanajuato, México gerardo.mexcol@gmail.com
Eulalia Hernández Ciro, Universidad de Antioquia, Colombia eulaliaciro@gmail.com
PALABRAS CLAVE: Teoría Urbana; Historiografía Urbana; Conceptos; Sistemas de Ciudades; Metodología
RESUMEN: Frente a la especialización y fragmentación de las ciencias sociales de las últimas décadas y la complejidad de la vida en las ciudades y en los territorios iberoamericanos que marcan nuestro presente, la pregunta por la existencia de la historia urbana como campo de conocimiento sigue siendo pertinente y necesaria. ¿Qué es la ciudad? ¿Qué es lo urbano? ¿Qué es la historia urbana? ¿Cuáles son los desafíos y límites de estudiar la ciudad en perspectiva histórica? ¿Con qué archivos y estrategias metodológicas podemos estudiar la ciudad? Todas las anteriores siguen siendo cuestiones de interés teórico y epistemológico de la historiografía urbana.
El Simposio propone reunir ponencias que presenten análisis historiográficos y balances críticos, resultados de investigación o propuestas y reflexiones teórico y metodológicas que aborden alguno de los siguientes temas: los referentes teóricos e historiográficos en la historia urbana en diversas escalas; la historiografía urbana latinoamericana después de José Luis Romero; los paradigmas teóricos de las ciencias sociales, los grandes temas y las grandes preguntas historiográficas de la historia urbana; la perspectiva histórica en los estudios urbanos; los diálogos y debates con las ciencias sociales y la arquitectura y el urbanismo; los acentos de la historiografía urbana después de la historia cultural urbana; la problematización de las dimensiones temporales y espaciales; la discusión de categorías y conceptos como: pueblo, ciudad, urbano, urbanización, campo/ciudad, modernidad y modernización, industrialización, pre-urbano / pre-moderno / pre-industrial, espacio público, agentes urbanos; los sistemas de ciudades; papel y carácter de las ciudades pequeñas y medianas; periferias y segregación.
Respecto a cuestiones metodológicas, se privilegiarán los trabajos que problematicen y avancen significativamente en rutas de aprovechamiento analítico profundo y novedoso de fuentes como la cartográfica, la fotográfica y todos los productos de la cultura impresa y audiovisual; así mismo, interesan las reflexiones sobre los archivos, acervos y colecciones que permitan ampliar los límites temporales y espaciales de la comprensión histórica de las ciudades.
En suma, este simposio tendrá en cuenta propuestas sólidas que problematicen puntualmente cuestiones teóricas, conceptuales y/o metodológicas propias de la historia urbana.
SIMPÓSIO E4_03 [Re]-Construyendo conceptos en la historia de los paisajes iberoamericanos
Franco Marchionni, Instituto Argentino de Investigaciones de las Zonas Áridas, CONICET, Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño, Universidad de Mendoza, Argentina fmarchionni@mendoza-conicet.gob.ar / franco.marchionni@um.edu.ar
Ester Gisbert Alemany, Universidad de Alicante, España ester.gisbert@ua.es
PALABRAS CLAVE: Paisajes Culturales; Bio-Cultura [Urbano-Territorial]; Sistemas Urbanos-Naturales; Transdisciplina; Sustentabilidad
RESUMEN: Construir desde el contexto iberoamericano herramientas de interpretación conceptual y operativas de paisajes, es nuestro faro. En el II CIHU 2019, se analizaron las tensiones, conflictos y actores involucrados en la producción de paisajes a través del tiempo, destacando los vínculos explicativos entre lo urbano y lo natural. Pensar el binomio Ciudad-Naturaleza desde una perspectiva espacial, implicó integrar categorías como paisaje, territorio, región y lugar, fundamentales para comprender los complejos procesos urbanos en las ciudades iberoamericanas a lo largo de su historia. En el III CIHU 2022, exploramos el concepto de “patrimonio bio-cultural” desde un enfoque holístico que integraba la conservación biológica, el patrimonio, el paisaje, el territorio y la participación local. Reconociendo que los paisajes culturales resultan de interacciones biológicas y sociales prolongadas que moldean tanto el entorno físico, como la memoria, la experiencia y el conocimiento (Lindholm y Ekbiom, 2019).
Para este IV CIHU 2025 reconocemos a François Jullien, quien sugiere pensar los recursos conceptuales del paisaje desde un enfoque relacional sustituyendo formas estáticas, por dinámicas de experiencias diversas. Adherimos a su concepto “concentración del paisaje” en la que entran en juego tanto la dimensión simbólica y afectiva como la histórica y cultural (2018). En el espacio iberoamericano, las lógicas binarias movilizadas desde la expansión europea en la producción de los territorios coloniales, consolidaron su hegemonía en el siglo XIX, con el surgimiento de imperios capitalistas industriales. Su herencia conceptual, ha convertido a los sistemas urbanos y las dinámicas regionales, cada vez más en un laboratorio de intervenciones de proyectos y programas que merecen una revisión crítica. En esta oportunidad aspiramos a discutir trabajos que describan la base conceptual que deviene de diversos modos de vinculación entre el sustrato natural y el artificio urbano, desde enfoques históricos en cierto sentido performativos, por cuanto crean al mismo tiempo que nombran sus objetos de estudio (Prieto, E., 2022). La visión activa en clave de paisaje, busca develar las prácticas imbricadas en la red de significaciones y relaciones de poder que sostienen los diversos proyectos de territorialización. La consideración de estos procesos nos permitirá capitalizar ese conocimiento para la promoción de territorios más sostenibles y equitativos que contribuyan a describir, percibir y transitar esas escalas y complejidades como insumos innovadores para mejorar las condiciones del hábitat de las sociedades iberoamericanas. Nos interesa pensar realidades urbanas y territoriales que no se entienden como opuestas o binarias, sino como palimpsestos que entretejan de nuevo a las personas con el paisaje. En definitiva, recoger las micro-historias que han impulsado el desarrollo y la diseminación de conceptos que susciten la comprensión de trayectorias, intentos de aplicación y viajes alrededor de nuestros territorios que hablan, en realidad, de historias medioambientales en las que lo urbano y lo territorial, lo natural y lo artificial, no existen como entidades diferenciadas, sino que pertenecen a una continuidad en la que la práctica del paisaje y su transformación señalan un ámbito de posibilidades para recuperar acontecimientos, conceptos, personajes o proyectos de territorialización que de algún modo hayan pasado inadvertidos.
SIMPÓSIO E4_04 Urbanizações latino-americanas: perspectivas comparadas e histórias conectadas
Fania Fridman, Ippur, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil fania@ippur.ufrj.br
Laurent Vidal, Flash, Universidade de La Rochelle, França laurent.vidal@univ-lr.fr
PALAVRAS-CHAVE: Urbanização; Conquista Territorial; Redes; Política Urbanizadora; América Latina
RESUMO: Este Simpósio tem a intenção de propiciar trocas entre pesquisadores sobre o quadro urbano na América Latina do passado. O encontro de estudiosos dedicados à temática é uma oportunidade de estabelecer comparações entre interpretações a respeito dos padrões de urbanização segundo diferentes aportes teórico-metodológicos e escalas de observação (local, regional e global).
À perspectiva comparada, que permitiu ao longo de quase um século de pesquisas (e continua permitindo) uma compreensão mais fina dos processos de urbanização no mundo ibero-americano, acrescentaremos o enfoque das histórias conectadas, insistindo também no papel das trajetórias individuais (global lives) e dos agentes oriundos de outras regiões do mundo (África, Ásia, oceano Índico…), tentando deslocar o eixo atlântico tradicionalmente privilegiado para entender a fábrica da cidade ibero-americana.
Pretende-se debater a história da ocupação no continente a partir de diversas leituras disciplinares e interdisciplinares das configurações territoriais que representaram processos de longa duração. Como a ordenação do espaço demonstra as tensões entre os vários ritmos temporais e seus protagonistas, as leituras privilegiando a dimensão ritmanalítica serão bem-vindas. Por exemplo, o papel do ritmo dos deslocamentos e das pausas nos caminhos (de água e de terra) para a distribuição dos núcleos urbanos; o papel do ritmo das estações sazonais ou do ritmo das frotas comerciais (frotas do açúcar, do ouro, da prata, do café…) na ocupação/animação das cidades-portos.
De acordo com a ideia consagrada de a urbanização apresentar distintas caraterísticas quanto ao número de nucleações, à densidade populacional e à infraestrutura, se faz necessário o cotejamento entre as estratégias dos habitantes – povoadores, escravizados, indígenas e imigrantes – e as ações dos agentes sociais e do Estado com seus planos territoriais e programas para o traçado urbano.
Incluem-se também as disposições que os regularam; o sistema de distribuição de terras; as redes concatenando os assentamentos e suas hinterlândias; as conexões regionais e globais; a circulação das experiências de ordenamento; a organização social e econômica e as maneiras excludentes do fazer cidades pela política urbanizadora.
Indagar ainda como e porque se propagou de modo mais intenso o processo em que ocorreram as urbanizações relacionadas aos conflitos separatistas na formação e desenvolvimento dos países independentes. Desde já nações, a fundação de novos assentamentos esteve acompanhada pela concentração de população e a promulgação de preceitos legais relativos à administração política, espacial, judiciária, fiscal e militar para a vigilância exercida pelos agentes formuladores da cena territorial. O sistema urbano, integrado por áreas com temporalidades e caraterísticas distintas (tipo de produção, inserção ao mercado e densidade demográfica), requer o rastreamento dos aparatos técnicos (incluindo, entre outros, a abertura de caminhos para a circulação).
Neste sentido busca-se estender o conhecimento sobre as áreas de povoamento em suas diversas particularidades e escalas, incluindo tanto suas expressões locais/regionais quanto a retórica das realizações originadas pelas atividades humanas.
SIMPÓSIO E4_05 A Epistemologia do Espaço Habitado e o Processo de Urbanização nas Comunidades Ancestrais Africanas e Negras Afro-Brasileiras
Fábio Macedo Velame, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Brasil velame.fabio@gmail.com.
Maurício Wilson Camilo da Silva, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Guiné-Bissau mauriciowcsilva@yahoo.com.br.
PALAVRAS-CHAVE: Epistemologia; Espaço Habitado; Ancestralidade; Urbanização
RESUMO: Este simpósio propõe debate acerca das epistemologias dos espaços habitados pelas comunidades africanas, suas diásporas atlânticas e relações com o processo da urbanização na África Oeste e no Brasil.
A categoria de análise teoria “espaço habitado” colabora para identificação e análise de diferentes categorias sócio-espaciais resultante dos processos de urbanização e novas práticas espaciais dadas a partir das experiências das comunidades africanas em resistência à colonização dos seus corpos e espaços.
Pretende-se com isso, discutir sobre os espaços de terreiros e suas territorialidades, como é o caso das comunidades ancestrais Moranças e Tabankas, Cidades-Estados, bairros adjacentes e musseques para o caso no continente, e os quilombos, favelas e bairros negros para o caso da diáspora africana no Brasil, cujas estruturas e funções são reguladas na relação de interdependência entre os membros das comunidades, os espíritos matrizes dos elementos naturalizados e os seus ancestrais que fazem mediações e protegem os espaços de vivência e práticas sociais. Ou na construção das territorialidades dadas por estas relações e manifestações.
Os processos de urbanização imposta as cidades e territorialidades que habitam os corpos africanos, tanto no continente, assim como nas suas diásporas, se manifestam como uma forma de colonização que altera os sentidos e relação entre os corpos e seus espaços, produzindo o fragmento que desassocia o corpo ao pertencimento do lugar, tornando-o desprovido da subjetividade e sujeito à dominação e exploração.
Para Henrique Cunha a pesquisa sobre questões urbanas na África e comunidades afro-diaspóricas pode melhorar a compreensão do futuro destas comunidades (CUNHA, 2020, P. 372). E estimular o pensamento sobre o que a história urbana africana pode nos ensinar de reflexões sobre as formas urbanas e como se desenvolveram as cidades, num período em que a história europeia não estava constituída.
Este debate tem haver com o processo de urbanização de agenda ocidental nos espaços habitados pelos corpos africanos nas duas geografias atlânticas, cujas intervenções urbanas eurocentristas tendem a alterar as suas relações com os espíritos que regulam as relações sócio-espacial, reduzindo o sentido do corpo e alterando as suas narrativas ontológicas e espaciais.
Nesse sentido é como se a própria alteração dos seus sistemas culturais fosse condição necessária para os seus equilíbrios. O que teria que passar pela urbanização e modernização dos seus espaços habitados.
Marcelo Lopes de Souza (2013, p. 12) propõe a análise sócio-espacial como suporte aos estudos que requerem interdisciplinaridade, como arquitetura e urbanismo. Porque esta análise engloba os esforços de investigação, embasada filosoficamente, em que as relações sociais e o espaço são, ambos, devidamente valorizados e articulados entre si com densidade no decorrer da construção do objeto e da própria pesquisa.
Este debate também valoriza as epistemologias africanas ( KAPHAGAWANI e MALHERBE (2002) que sustentas as narrativas das comunidades, já que o espaço é inseparável da relação social que se dá nela, e se esta relação social é estruturada e articulada por uma epistemologia, podemos argumentar que o próprio espaço social também é uma estrutura filosófica que anima a sociedade nela inserida no contexto da relação em transformação.
SIMPÓSIO E4_06 La fotografía como documento histórico en la construcción de la imagen de la ciudad ibero-americana.
Carolina Salazar Marulanda, Escuela de Arquitectura, Universidad Nacional de Colombia, Colombia csalazarma@unal.edu.co
Carmen Egea Jiménez, Departamento de Geografía Humana. Universidad de Granada, España cegea@ugr.es
PALABRAS CLAVE: Fotografía; Imagen Mental; Memoria Visual; Evolución Urbana
RESUMEN: La fotografía, como documento histórico y analítico, es fundamental para la construcción de la imagen de la ciudad. No solo permite mirar al pasado, sino también entender el valor de las imágenes como testimonios futuros, considerando el impacto de la fotografía en la historia, la cultura y la identidad urbana.
Desde su invención en el siglo XIX, la fotografía ha sido un medio poderoso para documentar y preservar la historia. Actúa como un registro de vestigios, una huella o rastro directo de un momento pasado, proporcionando acceso a una realidad ya desaparecida o permitiendo conocer y controlar lo efímero y lo transformado. Su capacidad intrínseca para capturar la realidad de un momento específico la convierte en un instrumento de memoria que traza coordenadas para establecer líneas de tiempo y otorgar un sentido de realidad a la construcción de una imagen mental del pasado.
En la articulación de los fragmentos que resultan de las transformaciones urbanas a lo largo del desarrollo de una ciudad, la fotografía logra evitar la transitoriedad creando una conexión entre pasado y presente, consolidando la identidad espaciotemporal de los habitantes y reforzando la construcción de la memoria colectiva en torno a símbolos y significados que configuran una cultura.
En el contexto de las ciudades iberoamericanas, la fotografía ha sido fundamental para entender la evolución urbana, social y cultural durante el siglo XX. No solo constituye un registro de las transformaciones, sino que también se ha consolidado como un documento histórico que refleja la construcción de un ideal de progreso y modernización que oscila entre la exaltación de poderes y la creación de una memoria colectiva mediante la documentación de eventos significativos, arquitectura, movimientos sociales y vida cotidiana.
Es necesario considerar la capacidad documental de la fotografía frente a la dicotomía entre el registro de la realidad urbana y la búsqueda de la estetización de la ciudad para promocionar su desarrollo. ¿Hasta qué punto se fotografiaba el espacio real o se construía un escenario para fotografiar? ¿Qué conceptos o instituciones se beneficiaban a través de la fotografía? ¿Qué modas se imponían? ¿Qué se ocultaba? Estas preguntas nos invitan a reflexionar sobre la intencionalidad detrás de las imágenes: ¿se buscaba presentar la ciudad como un lugar de desarrollo o bien documentar la realidad con fines testimoniales?
En este sentido, se propone con este simposio establecer un diálogo del uso de la fotografía como documento histórico que permita construir la imagen de la ciudad abordando aspectos como:
– La creación de colecciones con fines promocionales, como por ejemplo las postales o las guías turísticas.
– El papel del fotógrafo como constructor de la imagen de la ciudad.
– Los registros documentales y la creación y consolidación de archivos.
– Los sucesos históricos y la construcción de identidad y memoria colectiva urbana.
– El registro del crecimiento y la transformación morfológica de la ciudad.
– Memorias urbanas: vida cotidiana, registros viajeros.
– Exposiciones particulares y lugares icónicos de la ciudad
– Popularización de tendencias y estilos urbanos.
SIMPÓSIO E4_07 Fabular Arquiteturas: reescrever a história e reaver futuros
Mariana Moura, Faculdade de Ciências do Design, Universidade da Antuérpia, Bélgica, mariana.moura@uantwerpen.be
Gabriela Leandro Pereira, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Brasil gabriela.leandro@ufba.br
PALAVRAS-CHAVE: Fabulação Crítica; Interseccionalidade; Memória; Arquivos; Outras Epistemologias
RESUMO: A história da arquitetura, como a história em geral, fundamenta-se ideal e tradicionalmente em fontes materiais e documentais provenientes dos arquivos. Embora relevantes, esses arquivos apresentam limitações significativas no que tange às narrativas que preservam e àquelas que relegam ao esquecimento e apagamento. Nos últimos vinte anos, as críticas a esses espaços-dispositivos enquanto sistemas de poder tornaram-se cada vez mais reconhecidas e contundentes. As práticas historiográficas que deles decorrem têm sido amplamente denunciadas por seu caráter discriminatório, desafiando a forma como pensamos e escrevemos a história.
Se, por um lado, as limitações dos arquivos perpetuam dinâmicas de poder e silenciamentos, por outro, quando tais limitações são identificadas, possibilitam a desconstrução de uma concepção fixa de “objetividade histórica”. A própria formação dos arquivos, assim, suscita questionamentos sobre seu status de verdade e sobre a limitação de seu alcance, revelando o caráter potencialmente ficcional do exercício historiográfico. Nesse contexto, as fabulações emergem como abordagens capazes de confrontar a natureza fragmentada e enviesada das fontes ditas tradicionais. Abordagens fabulatórias e ficcionais não apenas reformulam a história, mas também reorientam os estudos raciais, literários, culturais e antropológicos.
No campo da arquitetura, as fontes consideradas históricas são restringidas não apenas pela natureza limitada do aparato documental, mas também pelos espaços que a disciplina escolheu registrar. Historicamente, edifícios monumentais, representações espaciais de poder, e uma arquitetura centrada em grandes feitos individuais são analisados mais como produtos de consumo e de progresso do que como processos de produção material. Esse foco resulta em uma história da arquitetura que desconsidera seus construtores e os processos informais que organizam a construção dos espaços cotidianos, os quais compõem a maior da produção arquitetônica.
O objetivo desse simpósio, portanto, é explorar as fabulações críticas como gestos de pesquisa capazes de reconfigurar, expandir e questionar as narrativas históricas e contemporâneas da arquitetura, incorporando exercícios especulativos ao rigor da prática historiográfica. Interessa-nos, em especial, discutir os diálogos possíveis entre o exercício fabulatório e os arquivos, como forma de reinserir sujeitos e práticas usualmente deixados à margem da história da arquitetura e da construção. Em nossa disciplina, a fabulação pode abrir espaço para a reinserção de processos e sujeitos históricos marginalizados, ampliando o atrito entre ficção, experiência e memória, e expandindo o escopo das fontes historiográficas. Isso possibilita uma recontextualização da arquitetura como um todo, tanto em relação ao seu passado quanto a seus futuros possíveis.