O Projeto Astrominas
O ASTROMINAS nasceu em 2019 e foi idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas. Nosso objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas - estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia - desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. Muito além de escolhas profissionais, acreditamos que o conhecimento das ciências da terra e do universo é importante para a formação de todos os indivíduos da sociedade. Independente de suas escolhas de carreira no futuro, o ASTROMINAS busca empoderar nossas meninas para o exercício da cidadania.
A Astronomia, por seu perfil altamente interdisciplinar, é uma ótima ferramenta para jovens alunas ampliarem o seu conhecimento em diversas áreas das ciências naturais, matemática e tecnologia! Dessa forma, essa área tão atraente das ciências naturais é usada como porta de entrada para as mais diversas áreas científicas abordadas no nosso programa.
Ao longo de nossa trajetória com as meninas buscamos possibilitar para estudantes da educação básica o desenvolvimento de habilidades que envolvem o método científico, visando o empoderamento e a sensação de pertencimento dessas meninas nas áreas científicas, independente de suas escolhas de carreira no futuro. Desmistificando assim, as ciências, especialmente, as ciências naturais e exatas - apresentando-as como áreas possíveis de serem exploradas por todos e todas - almejando a construção da igualdade de gênero e o exercício da cidadania.
Clique aqui para saber mais sobre a edição do ASTROMINAS 2024.
Nossas cientistas!
O Time ASTROMINAS é composto por cientistas em diferentes momentos acadêmicos, permitindo com isso que jovens meninas se enxerguem dentro do meio científico e possam projetar seu futuro na Universidade.
Atualmente, o projeto é coordenado pela Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano.
Além disso, temos como voluntárias: Ana Clara de Paula, Catarina Pasta Aydar, Giovana Barbosa Lopes, Isabela Pompolino, Isabelle Gios Martimiano, Jaqueline Cuevas Cortes, Larissa Takeda, Loreany Ferreira de Araújo, Melyssa de Almeida Lopes, Maria Cecília Marques, Mariane Honorio Miquellaci, Nívea Maria, Patrícia Cruz, Selma Isabel Rodrigues, Stefany Santos Rocha, Taísa Oliveira, Victoria Malta, Vitória Bellecerie da Fonseca e Viviane Santos Prado.