Banner oficial do Astrominas.

Projeto Astrominas!

    O ASTROMINAS nasceu em 2019 e foi idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas. Nosso objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas - estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia- desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.

    A Astronomia, por seu perfil altamente interdisciplinar, é uma ótima ferramenta para jovens alunas ampliarem o seu conhecimento em diversas áreas das ciências naturais, matemática e tecnologia!

    Queremos possibilitar para estudantes da educação básica o desenvolvimento de habilidades que envolvem o trabalho científico, visando o empoderamento e a sensação de pertencimento dessas meninas nas áreas científicas.

    Desmistificando assim, as ciências, especialmente, as ciências naturais e exatas - apresentando-as como áreas possíveis de serem exploradas por todos e todas - almejando a construção da igualdade de gênero.

    Clique aqui para saber mais sobre a edição do ASTROMINAS 2022.

Nossas cientistas!

    O Time ASTROMINAS é composto por cientistas em diferentes momentos acadêmicos, permitindo com isso que jovens meninas se enxerguem dentro do meio científico e possam projetar seu futuro na Universidade.

    Atualmente, o projeto é coordenado pela Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano, Lilian Soja e Taísa Oliveira de Jesus.

    Além disso, temos como voluntárias: Ana Clara de Paula, Júlia Mello de Oliveira, Catarina Pasta Aydar, Florence de Almeida, Daniele Honorato, Victoria Malta, Jaqueline Cortes, Vitória Fonseca, Mª. Loreany F. de Araújo, Drª Selma Rodrigues, Izabela Bittencourt, Marina Izabela, Mª. Andreia Azevedo, Carla Moreira, Drª. Larissa Takeda, , Drª. Patrícia Cruz, Drª. Patrícia Novais, Mariane Honorio Miquellaci e Melyssa de Almeida Lopes.

     Clique aqui para nos conhecer melhor!