Projeto Astrominas!

    O projeto ASTROMINAS nasceu em 2019 e foi idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas. Nosso objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas - estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia- desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.

    A Astronomia, por seu perfil altamente interdisciplinar, é uma ótima ferramenta para jovens alunas ampliarem o seu conhecimento em diversas áreas das ciências naturais, matemática e tecnologia!

    Queremos possibilitar para estudantes da educação básica o desenvolvimento de habilidades que envolvem o trabalho científico, visando o empoderamento e a sensação de pertencimento dessas meninas nas áreas científicas.

    Desmistificando assim, as ciências, especialmente, as ciências naturais e exatas - apresentando-as como áreas possíveis de serem exploradas por todos e todas - almejando a construção da igualdade de gênero.

Juntas por mais meninas participantes ativas no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil!

Clique aqui para conhecer e acompanhar o #ASTROMINAS2020!

    Confira a lista de convocadas aqui!

Nossas cientistas!

    O Time ASTROMINAS é composto por cientistas em diferentes momentos acadêmicos, permitindo com isso que jovens meninas se enxerguem dentro do meio científico e possam projetar seu futuro na Universidade.

    Atualmente, o projeto é coordenado pela Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano e possui na comissão organizadora a Profª Lilian Maria Soja e as alunas de graduação: Daniele Honorato, Ivanice Avolio Morgado e Marina Izabela.

    Além disso, temos como voluntárias as pesquisadoras: Ma. Andreia Azevedo, Dra. Larissa Takeda, Dra. Patrícia Cruz, Dra. Patrícia Novais, as pós-graduandas: Catarina Pasta Aydar, Loreany F. de Araújo, Ma. Thayse Pacheco e as graduandas: Isabela Giusti Tonelli, Júlia Mello de Oliveira, Pâmela Querido e Vitória Fonseca.

Clique aqui para nos conhecer melhor!