Quem pode participar do Astrominas?

    São requisitos para participação no Astrominas 2022: identificação com o gênero feminino (cis ou trans), ter entre 14 e 17 anos completos até 30/06/2022 e estar regularmente matriculada em uma escola de Educação Básica.

Não me identifico com o gênero feminino, por que não posso participar do Astrominas?

    Estatisticamente, a participação de mulheres nas ciências exatas é menor do que a participação dos homens. A nossa missão é ajudar a diminuir essa disparidade, criando oportunidades para jovens mulheres. O projeto inclui a participação ativa das astrominas em conversas e trocas de experiência, em um ambiente acolhedor. Por isso, não será permitida a participação de pessoas que não se identificam com o gênero feminino.

Não tenho a idade indicada, por que não posso participar do Astrominas?

    As atividades do Astrominas foram desenvolvidas levando em consideração o currículo escolar, a maturidade e as experiências de jovens mulheres. Nossa proposta foi pensada para o momento em que as estudantes estão começando a se aprofundar nas ciências.

Como será a distribuição de vagas do Astrominas?

Todas as vagas serão distribuídas por sorteio, respeitando a seguinte proporção:

→ 20% das vagas oferecidas nesta edição do Astrominas serão sorteadas somente entre estudantes de grupos PPI (pretos, pardos e indígenas);

→ 60% das vagas oferecidas nesta edição do Astrominas serão sorteadas somente entre estudantes de escolas públicas (PPI e não-PPI);

→ 20% das vagas oferecidas nesta edição do Astrominas serão sorteadas somente entre estudantes de escolas privadas (PPI e não-PPI).

Por que existem cotas PPI (pretos, pardos e indígenas)?

    O projeto Astrominas acredita que é necessário democratizar o acesso às ciências. A baixa representatividade de mulheres nas ciências é ainda mais acentuada entre os grupos PPI. Reservando 20% das vagas sorteadas, garantimos que pelo menos 20% das astrominas pertençam a grupos PPI. Importante: as inscritas autodeclaradas PPI que não forem sorteadas neste grupo continuarão concorrendo no sorteio dedicado a estudantes de escola pública ou de escola privada (de acordo com o tipo de escola em que elas estão matriculadas). Isso foi feito para não limitar a participação de astrominas PPI aos 20% de vagas reservadas.

Por que o sorteio será separado para estudantes de escolas públicas e de escolas privadas?

    A distribuição das vagas que serão sorteadas foi feita com o objetivo de trazer diversidade e representatividade para nossas turmas de Astrominas.

Posso me inscrever várias vezes?

    Cada candidata deve se inscrever apenas uma vez. Inscrições repetidas são removidas da lista que será usada no sorteio.

Quando será divulgada a lista de participantes do Astrominas?

    O sorteio e a divulgação da lista de participantes acontecem no dia 03/06/2022. Acompanhem mais informações no aba do site aqui ASTROMINAS 2022 e pelas redes sociais: Instagram e Facebook.

Fui sorteada, e agora?

    Se você foi sorteada, você receberá instruções para confirmar sua vaga. Por isso é muito importante que suas informações de contato (email e telefone) estejam corretas na sua ficha de inscrição. A sua primeira tarefa será gravar um vídeo se apresentando para as Astrominas – estamos distantes, mas juntas!

    ATENÇÃO: se você não confirmar a sua vaga no prazo, ela será transferida para a próxima da lista de espera!

Vai ter lista de espera?

    A lista de espera do Astrominas será ordenada de forma aleatória, junto com a lista de contempladas. Caso alguma inscrita sorteada desista (ou deixe de confirmar sua participação), a vaga será transferida para a próxima da lista de espera.

Não fui sorteada, e agora?

    Nós recebemos milhares de inscrições, e, infelizmente, será impossível atender todas vocês. Se você não for sorteada desta vez, sugerimos que conheça outras atividades do IAG para você aprender mais sobre ciências, em casa: IAG #FIQUEMEMCASA

Em que horário serão as atividades do Astrominas?

    Cada participante deverá reservar de 3 a 4 horas diárias para se dedicar às atividades durante os 3 períodos do dia (manhã, tarde e noite), que poderão ser executadas de forma assíncrona (no horário que a participante tiver disponível). Algumas atividades, como rodas de conversas, serão transmitidas ao vivo mas continuarão disponíveis para acesso em horários alternativos.

Vou receber certificado?

    Todas as participantes do Astrominas que cumprirem as tarefas ao longo de todas as semanas do projeto receberão um certificado digital (por email). O acompanhamento de frequência e de cumprimento das atividades será feito pelas nossas fadas, que estarão com as astrominas durante toda a jornada.