Profª Drª Elysandra Cypriano

Formada na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atualmente desenvolve atividades na área de ensino de ciências e no uso da tecnologia para o ensino de astronomia nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. É docente no departamento de Astronomia do IAG/USP, contemplada em 2009 com a bolsa auxílio grant para Mulheres na Ciência, oferecida pela L'Oréal, Unesco e Academia Brasileira de Ciências. Assumiu o compromisso da luta pelas questões de gênero e da difusão da ciência nas escolas, atendendo em especial regiões de alta vulnerabilidade social. Dessa forma, é criadora dos programas CECÍLIA e ASTROMINAS.

Lilian Soja

Formada em História, Pedagogia e Ed. Física, é mestranda em Ensino de Astronomia no IAG/USP, com curso de extensão em Ensino de Astronomia no IF/USP. Foi professora universitária além de ter atuado na educação básica e infantil. Atualmente é apresentadora do podcast de ciência ViaCast, que tem o apoio do Jornal da USP. Atua na divulgação científica e tem realizado várias atividades que levam ciência ao público leigo, tais como o "Pergunte a um(a) cientista" e Rodízio de Ciências - que fez parte da programação do Pint Of Science de 2019. Tem realizado frequentemente palestras que tratam da participação de mulheres na Astronomia. É pesquisadora e bolsista no ASTROMINAS.

Mª Andreia Azevedo

Mestra em Ciências (Ensino de Astronomia) pelo IAG/USP, especialista em Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da USP e astrônoma amadora, sua paixão sempre foi a observação do céu noturno. Motivada pela importância de se observar o céu noturno como forma de ensinar Astronomia, desenvolveu um software de estudo das constelações como projeto final de seu mestrado para o ensino fundamental e médio (e público em geral), de uso livre, sob a orientação da Profª. Drª Elysandra Cypriano. É voluntária no ASTROMINAS.

Drª Patrícia Cruz

Formada em Física (Mackenzie), mestra em Astronomia (IAG/USP) e Doutora em Astrofísica (UAM/Espanha). É pesquisadora postdoc “Atracción de Talento” no grupo do Observatório Virtual Espanhol (SVO) do Centro de Astrobiologia (CAB/INTA-CSIC), em Madri. Membro do Observatório Virtual Brasileiro (BraVO). Atua na área da Astrofísica Estelar, trabalhando com a caracterização de estrelas de baixa massa, sistemas binários e exoplanetas. É divulgadora científica em diversos projetos, como a publicação de textos de sua autoria na página AstroParsec e a tradução autorizada pela NASA do “Astronomy Picture Of the Day” em redes sociais (APOD Brasil). É também co-criadora do projeto de capacitação de professores “Girls InSpace nas escolas”. É voluntária do ASTROMINAS.

Taísa Oliveira

Aluna da graduação em Astronomia (IAG/USP). Atua na área de ensino e divulgação de Astronomia desde 2019, como monitora e palestrante no projeto de divulgação científica "Visita ao Departamento de Astronomia" do IAG/USP, voluntária no projeto Mania de Ensinar, além de associada e voluntária ao CASP (Clube de Astronomia de São Paulo) desde 2018. Agora, bolsista no ASTROMINAS.

Mª Catarina Pasta Aydar

Formada em física e mestra em astronomia pela USP, atualmente está prestes a fazer seu doutorado na Alemanha. Sua pesquisa procura estabelecer relações entre buracos negros supermassivos e as galáxias em que eles vivem. Nascida e criada em São Paulo, tem interesse por muitos outros temas, como debates, dança, feminismo, meditação e arte. É voluntária no ASTROMINAS como coordenadora e fada madrinha.

Mª Loreany Ferreira de Araújo

Formada em Física pela UFMS e mestre em ciências pela USP, é doutoranda em astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da mesma universidade. Tem experiência em Física e Astrofísica, com ênfase em Astrofísica de Cometas e Astrofísica Relativistica, sendo seu trabalho de pesquisa atual focado em Objetos Compactos, como Estrelas Nêutrons. Também, participa de projetos de divulgação científica como a " Visita Monitorada " do IAG, além de ser voluntária no ASTROMINAS.

Drª Larissa Takeda

Doutora em Ciências pela USP, trabalha com pesquisa em astrofísica estelar com ênfase em explosões do tipo nova. Além da pesquisa, adora trabalhar com divulgação, tendo passado pelo Planetário do Ibirapuera, pelo Observatório Abrahão de Moraes, e por eventos como "Meninas com Ciência" da USP, Campus Party BR, entre outros. É voluntária no ASTROMINAS.

Drª Paty Novais

Formada em Física, mestra e doutora em Astrofísica pela USP. É gerente de dados e inteligência artificial na BASF, sendo responsável pela estratégia de dados em agro para a América Latina. Durante quase 15 anos de carreira acadêmica, desenvolveu diversas pesquisas na área de astrofísica extragaláctica, tendo trabalhado no estudo de formação e evolução de galáxias, populações estelares e fusões de galáxias. Atualmente emprega o arcabouço desenvolvido em anos de pesquisa para realizar estudos e projetos em Ciência de Dados, além de desenvolver estratégias de dados baseadas em princípios de governança de dados. Ainda, é membra do grupo PyLadies SP, um grupo voltado para o empoderamento de mulheres na tecnologia e na computação. É voluntária no ASTROMINAS.

Drª Selma Isabel Rodrigues

Graduação em Tecnologia Mecânica pela FATEC, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geofísica pela USP. Pesquisadora na Empresa Tec3GEO - Geotecnologias para o meio ambiente LTDA. Foi professora na Escola Municipal de Astrofísica, tutora e educadora no Curso de Licenciatura em Ciências da USP e consultora em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Empresa Khemia-ADP Soluções. Tem experiência nas áreas de geofísica rasa aplicada à geologia, arqueologia, geotecnia e meio ambiente. Atualmente desenvolve estudos geofísicos para auxiliar a análise do sistema radicular e processos de auto-otimização que possam evitar a queda de árvores urbanas (IPT e IB-USP). É voluntária do CECÍLIA e ASTROMINAS.

Izabela Bittencourt

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atua com divulgação científica em museus e outros espaços de ensino desde 2013. Cursa o mestrado em Ensino de Astronomia no IAG/USP, desenvolvendo pesquisas sobre astronomia na cultura indígena para propor práticas educativas interculturais. Atualmente é planetarista do Ciência Móvel - Museu da Vida itinerante da Fiocruz - RJ, onde contribui na elaboração de recursos didáticos para divulgar conteúdos científicos e culturais. Bolsista do Projeto Cecília e Astrominas.

Ana Clara de Paula

Aluna da graduação em Física (IF/USP), diretora de redação da revista do centro acadêmico do Instituto de Física, faz parte do grupo de Astropartículas no instituto internacional de física sob supervisão Prof .Dr Farinaldo da Silva Queiroz. Desenvolve iniciação científica nas áreas de ensino e divulgação desde 2020, sob supervisão da Profª.Drª. Elysandra Cypriano e também de forma autônoma nas redes sociais (@a_pleiade). É bolsista do CECÍLIA e do ASTROMINAS e também pela Heising Simons Foundation utilizando códigos para o mapeamento de estrelas em galáxias satélites da Via Láctea.

Jaqueline Cortes

Aluna de Relações Públicas (ECA/USP), desenvolveu pesquisa na área de educação e sustentabilidade em 2018 e 2019, sob supervisão da Proª. Drª. Margarida M. Krohling Kunsch. Atuou na área de assessoria de imprensa, captação de recursos, marketing e comunicação. Atualmente é Analista de Projetos no Atados, criadora do projeto #tmj Pela Educação e voluntária no ASTROMINAS.

Júlia Mello de Oliveira

Aluna do Bacharelado em Astronomia (IAG/USP). Atua na área de ensino e divulgação de Astronomia desde 2019 como monitora e palestrante no projeto de divulgação científica "Visita Monitorada" do IAG, é voluntária no CECÍLIA e no ASTROMINAS.

Marina Izabela

Aluna da graduação em Astronomia (IAG/USP), desenvolveu iniciação científica na área de ensino e divulgação em 2020, sob supervisão da Profª.Drª. Elysandra Cypriano, sobre o projeto Astrominas. Atualmente, atua como voluntária no projeto Cecília e no Astrominas.

Florence de Almeida

Formada em Astronomia pelo IAG/USP e atualmente estudante de Física (IFUSP). Faz iniciação científica na área de Astrofísica estelar, pesquisando variáveis cataclísmicas. Já foi monitora em matérias da graduação e participa de projetos de divulgação e ensino de ciência como o Atendimento ao público do IAG e o Projeto CECÍLIA. Além disso, é voluntária no ASTROMINAS!

Daniele Honorato

Aluna da graduação em Astronomia (IAG/USP), desenvolve iniciação científica trabalhando com identificação de estrelas membros de aglomerados do bojo galáctico, sob supervisão da Profª.Drª. Beatriz Barbuy. Atua como monitora e palestrante no projeto de divulgação científica "Visita Monitorada" do IAG, além de ser voluntária do ASTROMINAS.

Carla Mello

Aluna de graduação em Meteorologia (IAG-USP). Fez iniciação científica (IC) em poluição do ar. Atualmente desenvolve IC em atividades elétricas sobre lagos. É voluntária no Projeto CECÍLIA e no ASTROMINAS.

Victoria Malta

Estudante do bacharelado em geofísica no IAG-USP. Divulgadora científica no Projeto Cecilia, onde é bolsista, e voluntária no ASTROMINAS, ambos desde de 2019, sob orientação das Profª Drª Elysandra Cypriano e Profª Drª Andrea Teixeira Ustra.

Vitória Bellecerie da Fonseca

Aluna da graduação em Astronomia (IAG/USP), desenvolve pesquisa científica sobre habitabilidade em luas do Sistema Solar e astrobiologia. Participou do Projeto Cecília e é voluntária no Astrominas

Mariane Miquellaci

É estudante de Licenciatura em Física (IF/USP), pesquisa na área de história da ciência, é integrante do grupo TeHCo e participa de projetos de divulgação e ensino de ciências, como o Arte e Ciência no Parque e o Projeto Cecília.

Melyssa de Almeida Lopes

Aluna de 2° ano no Bacharelado em Geofísica (IAG/USP), bi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), participante da A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2019 e voluntária no CECÍLIA e no ASTROMINAS.

Viviane Santos Prado

Aluna do curso de Licenciatura em Física (IF/USP) desde 2020, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) onde desenvolveu experimentos de baixo custo a serem elaborados em casa.