Fadas Madrinhas são as cientistas que acompanham e instruem as astrominas em todas as atividades, ao longo do curso.
Conheça um pouco sobre quem foram as monitoras do ASTROMINAS 2024!

Alessandra Marcelo

Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista, pós graduada em Nutrição Clínica e Metabolismo pelo Instituto Gama Filho. Licenciada em Ciências pela Universidade de São Paulo, realizando especialização na Universidade Federal de São Paulo em "Nutrição e atividade física na saúde e na doença: do experimental ao clínico". Sócia em consultoria NUTRI & QUALITY, onde exerce função de auditora em serviços de controle de qualidade em
alimentação e nutrição, além de treinamentos para área de alimentação.

Ana Beatriz Roncon Santana

Estudante de graduação em física (IF/USP). Também formada em Tecnólogo em Administração e Design UI. Amante da física, astronomia e artes em geral, buscando inspirar e lutar pelo destaque das mulheres no mundo da ciência.

Drª Ana Carolina Costa

Doutora e mestra pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP), possui mais de 10 anos de experiência no segmento da saúde e na radiologia. Tem graduações em Física e Tecnologia da Radiologia, além de uma pós-graduação em Imagenologia. Atualmente, trabalha na indústria, produzindo ciência para o mercado da saúde e gerenciando projetos de pesquisa em tomografia computadorizada na Siemens Healthineers. Seus estudos e pesquisas incluem tomografia computadorizada, inteligência artificial, radiômica, controle de qualidade e nanotecnologia.

Ana Carolina Pereira

Estudante de Graduação de Física Licenciatura na UFES, apaixonada
desde pequena pelo universo e astronomia. Foi Astromina na edição de 2022, onde se encontrou. Hoje é voluntária do projeto Astrominas (IAG/USP) como fada madrinha, com o objetivo de estimular a divulgação científica e o projeto para
incentivar meninas de escolas públicas a entrar no ramo da ciência.

Drª Ana Cecília Soja

Natural de São Paulo, é professora no Instituto Federal Fluminense,
campus Bom Jesus. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestra e doutora em Ciências pela mesma instituição. Além do ensino, suas atividades se dividem entre projetos de pesquisa com ênfase em Ensino de Astronomia e ações de extensão que visem a popularização da Ciência e o incentivo ao crescimento da participação de meninas e mulheres na área.

Ana Cláudia Salomão

Licenciada em Matemática (Unisa) e Pedagogia (Unesp), cursando pós-graduação em Educação Matemática (Ifsuldeminas) e pós-graduação em Educação especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado-AEE (Unesp), professora da rede pública estadual, com a missão de trazer a matemática de forma contextualizada, fácil e divertida para seus alunos. Grande incentivadora da participação dos alunos nas Olimpíadas do Conhecimento (OBMEP, OBA, entre outras). Participou do Projeto Cecília e é voluntária no Astrominas.

Ana Gisele Ramos da Silva

Nordestina de Alagoas, 30 anos de idade, graduanda do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É sócia do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), Presidente 2024 do Centro de Estudos Astronômicos de Arapiraca (CEAAR), idealizadora do projeto de astronomia Astro Craíbas e membro do Clube de Astronomia Eclipse. Além disso, participa de projetos científicos e sociais voltados à educação e empreendedorismo. Atualmente está como presidente local da JCI Arapiraca (JCI - Junior Chamber International), líder do Comitê de Educação do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Arapiraca e é membro da organização XIV Encontro Científico Cultural (ENCCULT).

Ana Júlia Tedeschi

Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá na cidade de Ribeirão Preto – SP, já participou de edições anteriores do Astrominas como Astromina e como monitora voluntária. Atualmente, trabalha no laboratório de microscopia da sua própria faculdade, é membro da liga acadêmica Saúde da Mulher e, claro, irá participar novamente do Astrominas como monitora voluntária!

Andressa Oliveira Batista da Silva

Técnica em Redes de Computadores pelo IFSP, atualmente cursa o bacharelado e a licenciatura em Química no IQ-USP. É voluntária no Grupo de Pesquisa em Educação Química (GEPEQ). Apaixonada por pesquisa científica, deseja seguir carreira acadêmica na área de bioquímica, além de atuar como professora. É uma grande admiradora da astronomia e atua, pela primeira vez, como voluntária no Astrominas para motivar futuras cientistas.

Angra Coimbra

Graduada em Tecnologia em Fotografia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), com especializações em Jornalismo Investigativo, Pedagogia Corporativa, Produção Audiovisual e Ensino de Astronomia, além de um MBA em Negócios e Estética da Moda pela ECA/USP. É co-fundadora de uma produtora audiovisual, atua como jornalista e roteirista, dedicando-se à produção de eventos corporativos e projetos educacionais para múltiplas plataformas. É fada madrinha do Astrominas desde a terceira edição, acompanhando as participantes em todas as atividades ao longo de sua trajetória no projeto. Ama animais, natureza, ler, música, estar com a família e amigos, e viajar, explorando o
mundo. Apaixonada por aprender, ensinar e compartilhar conhecimento. Sou entusiasta de astronomia!

Anita Fernandes de Siqueira

Estudante do segundo ano da graduação em Astronomia (IAG/USP). Formada na ETEC Bento Quirino em Campinas, no curso de Eletrotécnica integrado ao ensino médio, durante o qual participou de diversas feiras científicas como a FEBRACE. Medalhista nas Olimpíadas de Astronomia (OBA) e Ciências (ONC), atualmente desenvolve um projeto de tutoria na área de extragaláctica e cosmologia. Além da paixão por astronomia, adora jogar
vôlei, pintar e andar de bicicleta.

Aparecida Ribeiro Vicente

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo e Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo. Formada também em Técnico Esteticista, com foco em pós-operatório e estética facial e corporal. Apaixonada por Literatura Brasileira e Ciências da Natureza.

Beatriz Maria Oliveira Morais 

Mineira, 18 anos, Aluna do Bacharelado de Astronomia (IAG/USP), medalhista de prata e bronze pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e medalhista de bronze pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em 2022. Apaixonada pela ciência e pela busca de conhecimento no ramo da Astronomia.

Beatriz Ribeiro Zanon

Mestranda em Ensino de Astronomia pela USP e especialista em ensino, bacharela e licenciada em Ciências Biológicas, atua como professora de ciências e biologia em escolas públicas e particulares. Ela desenvolve projetos de gênero que destacam a história das mulheres na ciência, lutando pelo reconhecimento de suas contribuições. Acredita firmemente em uma ciência igualitária e mais justa para todos. Desde 2023, faz parte do inspirador projeto Astrominas.

Bianca Alves Ribeiro 

Estudante de Licenciatura em Física, pelo Instituto Federal do Tocantins_ IFTO, tem 18 anos e é Tocantinense. Participou do ASTROMINAS como "Astromina", em 2023. Apaixonada por astronomia e assuntos relacionados à ciência. Admiradora da animação japonesa, e séries asiáticas. Atualmente voluntária do ASTROMINAS, em 2024.

Camila Gasque Bomfim

Graduada em Ciências Fundamentais para a Saúde pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, atualmente cursa Mestrado em Microbiologia no ICB-USP. Foi tutora da turma de Astrobiologia do curso de extensão EducaSP para alunos do ensino médio em 2019, e participa pela primeira vez do Astrominas como fada madrinha.

Camila Nascimento Franco

Formada em física pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (ON). Atualmente, é doutoranda em Astronomia pelo ON, com ênfase em cosmologia observacional, onde estuda a estrutura em grande escala do universo.

Carla Mello Moreira

Aluna de Meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP). Fez iniciação científica em poluição atmosférica sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Andrade e do Prof. Dr. Thiago Nogueira. Suas áreas de interesse são sinótica, eletricidade atmosférica e isótopos estáveis. É voluntária nos projetos Astrominas e Cecília.

Catarina Aydar

Formada em física e mestra em astronomia pela Universidade de São Paulo, atualmente está no doutorado no Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha. Sua pesquisa procura estabelecer relações entre buracos negros supermassivos e as galáxias em que eles vivem. Nascida e criada em São Paulo, tem interesse por muitos outros temas, como debates, dança, feminismo, meditação e arte. É voluntária no ASTROMINAS como coordenadora e fada madrinha.

Eduarda de Almeida P. Maia

Licencianda em Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em Campos-RJ, tem 25 anos. Começou a graduação em 2022 e está no 5o período atualmente. Trabalha com dinâmica molecular na iniciação científica e pretende seguir na área de Física Teórica e Cosmologia. Faz apostilas detalhadas explicando o conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral I, e claro, é fada no Astrominas!

Esther Paula Morais de Jesus

Estudante mineira de Medicina Veterinária na metade do curso, bolsista integral pelo Prouni, estagiária e plantonista na área. Membro do grupo de estudos de Patologia Veterinária e do Projeto Iniciação Científica: O Saber em Um Minuto da faculdade em que estuda. Atualmente, possui um artigo publicado pelo Congresso Nacional de Agroecologia, é entusiasta da divulgação científica e apaixonada pela ciência, astronomia e pela natureza.

Fernanda Alves

Me chamo Fernanda, sou Graduada em Geociências e Educação Ambiental pela USP, fiz parte e fui monitora do Grupo de Pesquisa e Educação em Química (CEPEQ - USP). Atualmente estou me especializando na área de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, sou voluntária como analista de dados de uma ONG, e é minha primeira vez como voluntária e fada do Astrominas 2024.

Fernanda Salles Jamel

Formada em Biologia pela UFRJ, é doutoranda em Microbiologia na USP, com foco em Astrobiologia, estudando a precipitação de minerais por bactérias de ambientes hipersalinos. Sua pesquisa tem aplicação no estudo da evolução da vida na Terra e detecção de vida fora dela. Também é pesquisadora afiliada ao Blue Marble Space Institute of Science, em que realiza pesquisa computacional no tema de interação de RNA com minerais. Atualmente faz parte de seu doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em um laboratório associado à missão Mars 2020, que busca por bioassinaturas (ou sinais de vida) em Marte através do rover Perseverance.

Flavia Gabriela Rodrigues

Graduanda em geologia no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG-UnB). Medalhista em olimpíadas de matemática, apaixonada por astronomia, física e matemática. Participou do projeto Astrominas em 2021. E acredita que para ter mais mulheres na ciência a divulgação científica deve começar desde a infância.

Gabriela Silva do Nascimento

Estudante do bacharelado em Astronomia (IAG/USP) desde 2023, já participou de olimpíadas acadêmicas nas áreas das exatas, e desde muito cedo possui interesse em educação e em divulgação científica, já tendo participado durante o ensino médio de um projeto de divulgação de nanociência e ciências exatas para alunos do ensino médio. É voluntária no projeto ASTROMINAS!

Giovana Giudice Domingos

Tem 18 anos e é aluna do Bacharelado em Astronomia no IAG/USP, atualmente no segundo ano do curso. Antes de ingressar na graduação, participou de vários minicursos relacionados à Física e Astronomia oferecidos pelo Instituto Principia e pelo ICTP-SAIFR (South American Institute for Fundamental Research). Também participou de várias Olimpíadas Científicas, como OBA, ONC, OBB, OBF, OBMEP, sendo medalhista na OBA e ONC por dois anos consecutivos. Voluntária no ASTROMINAS!

Giulya Souza dos Santos

Formada em Física pela UFRJ, atualmente sou aluna de mestrado no Programa de Pós- Graduação em Astronomia do IAG — USP. Durante a graduação, realizei iniciação científica em astrofísica no CBPF, estudando microlentes gravitacionais e buracos negros primordiais. Hoje, minha pesquisa de mestrado foca em aglomerados de galáxia em processo de fusão.
Sempre fui curiosa sobre o funcionamento do mundo, o que me levou a amar as ciências naturais. Espero influenciar meninas com minha trajetória acadêmica, mostrando que ser cientista é uma possibilidade real para nós mulheres!

Helena Cavalheiro Lobo

Está cursando astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e, atualmente, participa de um projeto de iniciação científica na área de astrofísica estelar. Durante a adolescência, foi medalhista duas vezes na OBMEP, o que a fez se apaixonar mais ainda pelas ciências exatas e com que, hoje, tenha muito interesse em atuar na divulgação científica para que mais vidas sejam transformadas pela ciência, assim como aconteceu com ela.

Hellen Pantoja Ferreira

Aluna de graduação do curso de Bacharelado em Física na USP, cientista cidadã do MCTI/NASA, multi medalhista em olimpíadas científicas, divulgadora científica em escolas públicas, criadora do projeto GUARUFOG, praticante de foguetemodelismo, ex monitora no Observatório Dietrich Schiel da USP São Carlos, além de participar do boletim Dia e Noite com as Estrelas do Instituto de Astronomia, Geofísica e meteorologia (IAG), ser voluntária no Latin American Leadership Academy e no Astrominas.

Isabel Bonomo Pederneiras

Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Astronomia pelo IAG/USP, e atualmente cursa o doutorado na mesma área. Sua área de pesquisa está relacionada ao estudo de aglomerados de galáxias, abordando temas como o de lentes gravitacionais e estatística bayesiana. Acredita na importancia de projetos de divulgação científica e de inclusão de mulheres na ciência!

Isabela Pompolino

Estudante do Bacharelado de Astronomia desde 2022 no IAG USP, participou da edição de 2022 e 2023 do Astrominas como fada madrinha e como coordenadora! Atualmente está fazendo iniciação científica, buscando formas de detectar filamentos cósmicos que compõem a teia cósmica do universo. Sonha em poder inspirar novas mulheres a se tornarem cientistas. Além do Astrominas, também é monitora no Projeto Cecília, que divulga a ciência para as escolas públicas de todo o Brasil.

Isabelle Gios Martimiano

Aluna da graduação em Astronomia no IAG/USP desde 2022. Participa no projeto Astrominas desde a edição 2022 e hoje faz parte da coordenação do projeto com o objetivo de incentivar e inspirar meninas e mulheres a se tornarem grandes cientistas. Também é monitora voluntária no Projeto Cecília, com o intuito de divulgar a ciência para alunos de escolas públicas em todo o país. Atualmente, desenvolve um projeto de Iniciação Científica na área de Astrofísica Extragaláctica para analisar subestruturas no brilho superficial em raios-X de aglomerados de galáxias.

Izabela C. Bittencourt Rodrigues

Bacharela em Ciências Biológicas pela UERJ, fez mestrado em ensino de astronomia no IAG/USP e atualmente cursa o doutorado em ensino de ciências pelo PIEC/USP. Pesquisa sobre os conhecimentos científicos de povos indígenas e sobre as possibilidades de desenvolver diálogos interculturais em espaços educativos.

Jamily Pereira da Silva

Estudante do curso de Medicina Veterinária, ligante na Liga Acadêmica em Clínica de Animais de Produção e Equinos, flebotomista em animais de pequeno porte e especialista em descorna cirúrgica em bovinos. Participante da edição 2021 do ASTROMINAS, e desde 2023 atua como Fada Madrinha do mesmo. Monitora de Astronomia, no Observatório Astronômico de Olinda-PE. Participante da edição do Caça Asteroides MCTI 2023, onde detectou um Asteroide que está em processo de estudos, e estudante do curso de extensão acadêmica de astronomia, “Desvendando o Céu Austral”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Júlia Borba Fonseca

Aluna do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem muitas outras paixões fora da área de estudo e uma dessas é a astronomia. Foi Fada Madrinha na edição passada do Astrominas!

Julia Mancilla Pivato

Graduanda em Física Computacional no IFSC - USP, é apaixonada por Astronomia desde o ensino fundamental, onde descobriu seu gosto pela Ciência através de olimpíadas do conhecimento, nas quais é medalhista nas áreas de Física, Matemática, Astronomia e Geografia. Sempre foi interessada por divulgação científica, tendo monitorado cursos experimentais relacionados a Biologia, Física e Química durante sua adolescência. Atualmente, é monitora do Observatório Dietrich Schiel (@cdcc.ods), onde conduz sessões de observação do céu, além de discussões sobre ficção científica e também já apresentou palestras sobre fenômenos celestes. Está muito feliz em poder contribuir na próxima edição do Astrominas e poder dar a outras meninas a oportunidade de se maravilhar pela Ciência.

Keissy Carla Oliveira Martins

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Mestra (2023) e Doutoranda em Ensino de Ciências também pela UFMS, dedicando-se ao estudo de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul há 7 anos, ministrando a disciplina de Física para o ensino médio e itinerários formativos de ciências da natureza. Atualmente é professora formadora na Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Possui especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais e tem grande paixão pelas ciências.

Laura Araujo de Oliveira

Estudante do primeiro ano da Astronomia no IAG, desde pequena se encantava pela ciência. Foi graças a sua participação no Astrominas em 2020 que escolheu seguir essa área, aprofundando seus estudos no ensino médio com autores como Neil deGrasse Tyson, Carl Sagan, Stephen Hawking e Carlo Roveli. Justamente pela forte presença masculina na área, seu sonho é, de alguma forma, cativar meninas a seguirem o caminho das exatas.

Laura da Silva Rodrigues.

É graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Sempre apaixonada por ciência, demonstrou seu entusiasmo e dedicação ao participar do programa Astrominas em 2022, uma iniciativa voltada para a promoção da ciência entre mulheres. Continuando seu comprometimento com a divulgação científica e o empoderamento feminino na área das ciências, irá contribuir como voluntária no Astrominas em 2024. Seu amor pela biologia e pela ciência em geral a inspira a buscar constantemente novas oportunidades de aprendizado e a compartilhar seu conhecimento com outros jovens aspirantes a cientistas.

Laura Ferreira Silva

Me chamo Laura, moro na região da grande São Paulo e atualmente estou no terceiro ano do curso de Astronomia na Universidade de São Paulo - USP. Faço iniciação científica em Astrofísica Extragaláctica, com aglomerados de galáxias. Sou monitora do programa Astrominas edição 2024, além disso tenho uma página de studygram no instagram (@laurastronomy) onde eu mostro a minha rotina de estudos como uma estudante de astronomia e auxilio estudantes com dicas de estudos para vestibular e possuo um canal no youtube também.

Letícia Cardoso Mendonça Mustafá Awawdeh

Tem 19 anos, aluna no segundo ano de engenharia de software na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estuda a parte de robótica e métodos ágeis de criação de Software. Desde criança quis seguir a área da ciência e tecnologia, amante de física, astronomia e curiosidades da ciência e do universo, nos momentos livres ama falar sobre ciência, principalmente astronomia

Letícia de Oliveira Marssola

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal Fluminense, técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Fluminense. Graduanda em Engenharia de Computação pelo Instituto Federal Fluminense. Entusiasta da natureza, apaixonada pela ciência e tudo que envolve a mesma.

Letícia Laurindo

Aluna do Bacharelado em Física (IF/USP) e pesquisadora na área de Astrofísica Estelar, estudando estrelas ricas em metais sob um análise espectroscópica de alta precisão. Entusiasta da ciência e arte em todas as suas formas e espectros e voluntária pela 2ª vez no Astrominas!

Letícia Longo Pires de Moraes

Graduanda do segundo ano de Bacharelado em Física (IF-USP). Desenvolveu o interesse nas ciências exatas por meio de olimpíadas científicas, como a de Astronomia, da qual foi medalhista. Tem grande interesse em Astronomia e vem se aprofundando no estudo de planetologia e dinâmica orbital.

Drª Lia Doubrawa

Pós doutoranda no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Possui Bacharelado em Física (UFPR), Mestrado (UTFPR) e Doutorado em Astronomia (IAG/USP). Tem experiência em astronomia extragaláctica e simulações numéricas. Atualmente trabalha com alinhamento de galáxias centrais com a estrutura em larga escala, observações e simulações. Tem como objetivo entender a história de formação do nosso Universo. É voluntária no ASTROMINAS.

Liana Oliveira Prata

Aluna de graduação de Física na Universidade Federal de Viçosa (UFV). No ano de 2021 participou do Astrominas como aluna, e hoje volta ao projeto como Fada Madrinha. Entusiasta na area das ciências da Terra e do Universo, pretendendo seguir como acadêmica na área de Astrofísica.

Lívia Tiemi Bidoia de Freitas

Estudante do primeiro ano do curso de Bacharelado de Física no Institudo de Física da Univeridade de São Paulo (IF-USP). Medalhista em olimpíadas científicas de exatas como astronomia, ciências e especialmente física, com premiação internacional na Copa do Mundo de Física. Faz parte da equipe do projeto Meninas Olímpicas e busca incentivar a participação de meninas nos meios científicos.

Lívia Victória Warol Carneiro

Mineira, 19 anos. Formou-se no Curso Técnico Integrado de Agroecologia no IFMG. Atualmente no primeiro período do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (bacharelado e licenciatura). Futura professora, geógrafa e pesquisadora, se interessa pelas áreas de Geopolítica e Geografia Agrária. Militante da União da Juventude Socialista. Faz parte do projeto “Ailton Krenak”, que visa difundir ideias sobre preservação ambiental com base nos ensinamentos ancestrais. Apaixonada por aprender.

Mª Loreany de Araújo

Formada em Física pela UFMS e mestre em ciências pela USP, é doutoranda em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da mesma universidade. Tem experiência em Física e Astrofísica, com ênfase em Astrofísica de Cometas e Astrofísica Relativística, estando seu trabalho de pesquisa atual relacionando à Objetos Compactos, com enfoque em Estrelas Nêutrons e Cosmologia. Também, participa de diversos projetos de divulgação científica, tal como a organização do ASTROMINAS.

Maíra de Sá Moreira

Mineira, com 19 anos, e estudante do segundo ano de graduação em astronomia (IAG/USP). Sempre participou de olimpíadas acadêmicas e atualmente faz parte do grupo SAMPA, do professor Jorge Melendez.

Maria Alice da Silva Santos

Nascida em São Paulo, mas também se considera carioca e maceioense, com 17 anos de idade, é formada no ensino médio por uma escola militar pública, técnica em produção de moda pelo SENAI - AL e atualmente é graduanda do curso de Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. É apaixonada por livros de romance, fantasia e ficção científica, além de amar fazer artesanatos, crochê e costura. Participou pela primeira vez do projeto como uma “astromina” em 2023, no último ano do seu ensino médio, e em 2024 participará como fada madrinha.

Maria Cecília Marques

Graduanda de Geofísica (IAG/USP). Atualmente faz parte do projeto Cecília de divulgação científica em escolas. Tem interesse especial por dança e pelo Sol, seu hiperfoco.

Maria Julia Rodrigues Barreto

Estudante do Bacharelado em Física (IF-USP), desde 2021. Participante de competições do conhecimento da USP, faz iniciação científica com a temática “Raios Cósmicos nas Escolas”, acredita que o conhecimento científico deve ser compartilhado com amor, seriedade e entusiasmo, pois possui o potencial de inspirar e transformar a sociedade. É participante voluntária do ASTROMINAS pela terceiravez!

Marina Kuhn Queiroz

Graduanda em Geofísica na USP, é apaixonada por diversas áreas da ciência. Além de se interessar muito por geofísica, também nutre uma paixão pela astronomia e por dinossauros. Atualmente, trabalha em um projeto chamado EOBA, que está ligado à divulgação científica e tem como objetivo oferecer preparatórios gratuitos para diversas olimpíadas científicas. Anteriormente participou do ASTROMINAS como aluna, o que intensificou ainda mais seu interesse pela astronomia e pela geofísica.

Michele Silva Oliveira

Licenciada em Física pelo IFSP, mestre em Ensino com ênfase em História das Ciências pela UFABC e especialista em Ensino de Astronomia pela UNICSUL. Atua como professora de Física para o ensino fundamental II e médio, tanto na rede pública quanto privada. Seu interesse acadêmico concentra-se na participação das mulheres na ciência, divulgação científica, história das ciências e experimentação. Além de ser professora representante na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), colabora como voluntária no ASTROMINAS.

Natália de Araujo Fabris Rodrigues

Meu nome é Natália Rodrigues, nasci no interior de São Paulo e, atualmente, estou no primeiro semestre do Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Campinas. Fiz parte da edição de 2020 do Astrominas, que me incentivou muito a seguir o caminho da ciência. Participei e fui medalhista de algumas olimpíadas ao longo do meu Ensino Médio e Fundamental, entre elas OBA e OBMEP. Além disso, sou bailarina e muito apaixonada pela arte.

Nathalya Cirqueira Moura

Bacharelanda do segundo ano de Física no Instituto de Física da USP, 20 anos, goiana e apaixonada por livros. Participou de olimpíadas de astronomia e matemática no ensino fundamental e médio. Atualmente, faz iniciação científica em matemática. Dá aulas de física em um cursinho popular e participou como monitora no III Encontro de meninas e mulheres na ciência, em 2024.

Nívea Queiroz Silva

Me chamo Nívea Queiroz Silva, tenho 25 ano, sou quilombola residente no quilombo Carrasco em Arapiraca Alagoas, atualmente estou cursando o curso de física licenciatura e também estou como líder do clube de astronomia Nix.

Patrícia da Silva

Pós-doutoranda em Astrofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG USP), possui bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP, mestrado e doutorado em Astrofísica pelo IAG-USP. É especialista em núcleos de galáxias e espectroscopia 3D. É uma das responsáveis pelo Deep IFS View of Nuclei of Galaxies (DIVING 3D) survey, que compreende 170 galáxias do Hemisfério Sul, mais especificamente, pesquisa núcleos de galáxias análogas à Via Láctea.

Raphaela Caroline Vieira de Rezende

Aluna do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo Janssen em Belo Horizonte. É líder de turma, participa de dois grupos de estudos e uma liga acadêmica. Atualmente participa de um projeto de iniciação científica: “o saber em um minuto”, combatendo zoonoses por meio de divulgação científica. Participo do diretório acadêmico do curso, onde promove mini-cursos, eventos acadêmicos, visita técnica, palestra para os alunos da faculdade. Faço estágio na UFMG, onde ajudo uma doutoranda a realizar o experimento da sua tese, voltado para nutrição de coelhos. Estou em busca de conhecimento na área científica, produzir artigos científicos e ajudar a todos a ter acesso a essa área maravilhosa.

Rayane Guedes

Estudante do segundo ano do curso Licenciatura em Ciências da natureza na Escola de Artes Ciências e Humanidades na Universidade de São Paulo (Each/USP). Desenvolve pesquisa científica no Instituto Oceanográfico, estudando Fitoplâncton pelos laboratórios Labnut e BMAK. Participa de um projeto para educação ambiental de crianças pelo Labnut e atualmente é bolsista em um projeto no laboratório de Ecologia e diversidade da Each, trabalhando com a curadoria de planárias terrestres e agora é voluntária no Astrominas!!

Rebeca Silva Louroza

Carioca de 19 anos, é uma estudante do curso de Farmácia e Bioquímica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - FCF USP. É técnica em Química pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de realizar um estágio no Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense - IQ UFF, orientada pela Prof. Dra. Rafaella Peixoto. Grande apaixonada pelas Ciências da Natureza, possui um interesse especial por Astronomia, que foi despertado através da participação do Projeto Cecília, organizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo - IAG USP. Tem como inspiração a grande cientista pioneira Marie Curie e a cientista brasileira Prof. Dra. Sonia Guimarães.

Rolze Mary Barreto

Rolze Mary, aos 19 anos, é uma jovem cristã apaixonada pelo universo desde seus 12 anos. Atualmente, cursa física na faculdade, onde mergulha ainda mais fundo nos mistérios do cosmos e trabalha como professora de matemática na rede estadual de Santa Catarina. Sua jornada na ciência começou com o curso Astrominas em 2022, onde se descobriu não apenas como uma estudante ávida, mas também como uma fada madrinha da ciência, inspirando outras meninas a explorarem o vasto campo da física e a descobrirem seu potencial na busca pelo conhecimento científico.

Samara Rodrigues Bastos

Estudante do curso de graduação em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV/UFRJ). É voluntária no projeto ASTROMINAS do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP)

Drª Selma Isabel Rodrigues

Graduada em Tecnologia Mecânica pela FATEC. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geofísica pelo IAG-USP. Atuou como: pesquisadora na Empresa Tec3GEO; professora na Escola Municipal de Astrofísica e na Prefeitura de Barueri; tutora e educadora no Curso de Licenciatura em Ciências da USP. Atualmente é pós-doutoranda do IEE-USP e faz parte da Equipe Técnica Áreas Verdes e Fauna do Plano Diretor do Campus. Também é voluntária no Projeto ASTROMINAS.

Stephani Hellena Ferreira Francisco

Estudante do primeiro ano do curso de bacharelado em Engenharia da Computação, iniciante nessa jornada de Astronomia.

Taiana Gomes Rodrigues Bezerra

Estudante de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comecei a graduação em 2021/2 na UFRPE. Durante meu processo de graduação na UFRPE, participei de projetos como monitora voluntária de astronomia, exoplanetas e cosmologia para escolas e comunidades carentes. Também atuei em laboratório na área de óptica e laser. Hoje, estou dando continuidade à minha graduação em física e pretendo ingressar em uma área de pesquisa em física de partículas e cosmologia. Além disso, participei do Astrominas como monitora voluntária em uma das edições anteriores e mais uma vez estarei presente como monitora e fada madrinha nessa edição. Espero de alguma forma contribuir e inspirar o sonho de muitas garotas na ciência e STEAM.

Mª Vanessa Mariano

Mãe. Mestre em administração (2017). Professora em cursos de graduação e pós. Pesquisadora na área de sustentabilidade. Orientadora do Programa Aprendiz Trabalhador, contribuindo na formação de jovens para o mercado de trabalho desde 2007. Estudante do CASP – Clube de Astronomia de SP (2018).

Vitória Fonseca

Formada no Bacharelado em Astronomia (IAG/USP) e em Física (IF/USP). Atualmente realiza mestrado em Astronomia na USP sobre exoplanetas. Apaixonada por ciências desde sempre, participou do Projeto Cecília do começo e é voluntária no ASTROMINAS.

Yasmim Malco do Nascimento 

Estudante de Biotecnologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atualmente cursando o segundo ano do bacharelado. Desde cedo, demonstrou grande interesse pelas ciências. Durante o ensino médio, em 2021, participou do projeto “Astrominas”, uma iniciativa que visa estimular o interesse de jovens meninas pela ciência. Como "astromina", obteve  grande oportunidade de explorar diferentes áreas da ciência, realizar experimentos e participar de palestras com inspiradoras mulheres cientistas, o que reforçou o desejo de seguir carreira na área científica. Com a aprovação na universidade, continuou a expandir seus conhecimentos e experiências. Participando de uma curta atuação no Centro Acadêmico “Ana Primavesi” e logo se juntando à empresa júnior “GAIA”, onde atualmente ocupa o cargo de diretora de marketing.