Profª. Drª. Adriana Alves

    Graduada em Bacharelado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora nas áreas de Mineralogia e Petrologia também pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche em University of Alberta. Suas linhas de pesquisa são relacionadas a petrologia ígnea, geotectônica, geoquímica isotópica e análise textural quantitativa. Atua principalmente nos seguintes temas: datação u-pb, granitos crustais, geoquímica elemental, geocronologia e microssonda eletrônica. Ministrará uma palestra no ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Adriana Valio

    Graduada em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é mestra e PhD em Astronomia pela University of California at Berkeley e mestra na mesma área na Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorados no California Institute of Technology e na UNICAMP. Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) no biênio 2012-2014. Coordenadora da área de Astronomia da FAPESP desde 2016. Membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Física e Astronomia (2018-2021). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em atividade Solar e Estelar, além de radioastronomia. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Alessandra Abe Pacini

    Graduada em Física pela Universidade Mackenzie (SP), é mestra e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC) e possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Suas pesquisas envolvem Heliofísica, Física Solar e do Clima Espacial. Trabalha em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard e Observatório de Arecibo. Atualmente é cientista associada do NWRA (Boulder, Colorado) e CEO da empresa InSpace, na qual lidera projetos de educação e divulgação científica. Também é escritora da coleção de livros Girls InSpace, sobre ciências espaciais para crianças e publica textos e vídeos em português em seu canal do YouTube. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Drª. Amanda Bendia

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), é mestra em Biofísica (Programa de Biologia Molecular e Estrutural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pós-doutoranda no Instituto Oceanográfico também pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de ecologia microbiana, microbiologia de ambientes extremos, microbiologia antártica, microbiologia marinha, genética molecular de micro-organismos, bioinformática e astrobiologia. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Astrobiologia e membro da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Participou de quatro expedições científicas para a Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro. Também participa de vários projetos e atividades de divulgação científica. Ministrará uma palestra sobre Astrobiologia no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Andréa Ustra

    Graduada em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialização em Engenharia Ambiental também pela Universidade Estadual de Campinas. É mestra e doutora em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Geofísica do IAG/USP. Sua principal linha de pesquisa é Inversão de dados geofísicos, com enfoque em aplicações em Biogeofísica e Magnetismo Ambiental. Ministrará uma palestra sobre Geofísica no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Bárbara Amaral

    Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é mestra em Matemática também pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutora em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, e estágio de pós-doutoramento no Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora Doutora (MS-3) junto ao Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Fundamentos da Teoria Quântica e Contextualidade e Não-Localidade em Teoria Quântica. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Beatriz Barbuy

    Graduada em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Astrofísica pela Université Paris Diderot, em Paris. Atualmente é professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia, diagrama cor magnitude, aglomerados globulares, síntese de populações e evolução estelar. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academie des Sciences e Third World Academy of Sciences (TWAS), é vice-presidente da União Astronômica Internacional (IAU) e uma das cinco ganhadoras do Prêmio L’Oréal-Unesco 2009 para Mulheres na Ciência. Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Camila Negrão Signori

    Graduada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestra em Ciências Biológicas/Zoologia pelo Museu Nacional. Doutora em Ciências/Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutora Sanduíche (bolsa CAPES e Mary Sears Visitor Award) no Woods Hole Oceanographic Institution, EUA, onde também foi Pesquisadora Visitante (Guest Investigator) em 2015, com premiação do Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR). Foi premiada com Diane Poehls Adams - Early Career Award durante evento científico no Woods Hole em 2017. Atualmente é Professora Doutora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e atua na área de Oceanografia Microbiana. É presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IO-USP e coordena o Mergulho na Ciência USP, projeto de extensão dedicados ao Ensino Fundamental, com reconhecimento da ONU. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Cibelle Celestino Silva

    Graduada em Física pela Universidade de São Paulo, mestra e doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Física; possui Pós-Doutorado no Grupo de História e Teoria da Ciência (UNICAMP). É professora do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas sobre História da Física e Ensino de Física. Foi Dibner Library Resident Scholar no Smithsonian Institution em Washington, DC e Visiting Research Fellow no The Bakken Museum, Minneapolis, ambos nos EUA. Foi diretora do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST). Coordenou o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Cientíifica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). É Diretora da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade de São Paulo. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Cecil Chow Robilotta

    Graduada e mestra em Física pela Universidade de São Paulo (USP), é PhD em Medical Physics pela University of London. Atualmente, participa de projetos de cooperação técnica junto ao Hospital das Clínicas da FMUSP, nos Serviços de Medicina Nuclear do InRad e do InCor. É orientadora de pós-graduação e atua em atividades de divulgação de ciência e tecnologia no Instituto de Física da USP. Ministrará uma palestra sobre física médica no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Christine Laure Marie Bourotte

    Graduada em Ciências da Terra pela Universidade de Aix-Marseille III (Droit, Economie et Sciences) na França, Mestrado em Geociências-Universite dAix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) - França e Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo e Université de Toulon et du Var -França (co-tutela). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: interações atmosfera-superfície, química do material particulado, geoquímica urbana. Atua também no ensino e divulgação das Geociências. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geoicências da USP e membro do NAP Geohereditas. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Cláudia Lago

    Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Educação (NCE ECA/USP) e Labidecom (CCA ECA/USP). Foi vice-chair da Journalism Research and Education (JRE) of IAMCR de 2010 a 2016, quando eleita Chair da Seção (2016-2020). Foi membro do Conselho Científico da SBPJor (2017-2019), é integrante do Comitê Editorial da Brazilian Journalism Research (BJR), do Comitê de Relações Internacionais da SBPJor e participa da equipe Brasil da pesquisa comparada internacional The Worlds of Journalism (2020-2021). Coordena o Grupo de Pesquisa Alteridade, Subjetividades, Estudos de Gênero e Performances nas Comunicações e Artes (AlterGen). Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Cláudia Mendes de Oliveira

    Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra e doutora em Astronomia pela University of British Columbia. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Galáxias, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos compactos, grupos de galáxias, evolução de galáxias e instrumentação astronômica. Ministrará uma palestra sobre os grandes telescópios modernos no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Cristina Leite

    Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Ensino de Ciências e doutora em Educação também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora do Instituto de Física da USP na área de Ensino de Física desde 2008. Orientadora do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, desde 2009. Integrou a equipe de redatores da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental e Médio (2016-2018). Hoje é coordenadora da Licenciatura em Física da USP Agraciada em 2018, pela Ordem Nacional do Mérito Educativo com o grau: Cavaleiro da Ordem, pelas contribuições na educação. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Daniela Pavani

    Graduada, mestra e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com pós-doutorados realizados no IAG/USP e no no Instituto de Física da UFRGS. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. Também é pesquisadora em Astronomia e Astrofísica com artigos publicados. Hoje tem se dedicado com mais ênfase a pesquisa na áreas de Ensino de Ciências e as Diversidades Culturais, Étnico-Raciais e de Gênero, Formação Docente e a relação entre Universidade e Escola através da Extensão e Divulgação Científica. Fundou e atua como vice-coordenadora dos Programas "Aventureiros do Universo: Universidade+Escola trilhando juntas novos caminhos", "Astronomia Juruá para Comunidades Indígenas" e"Meninas na Ciência". Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Denise Bacci

    Graduada em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestra e doutora em Geociências e Meio Ambiente também pela UNESP. É pós-doutora em Engenharia Mineral pela POLI-USP e na Faculdade de Educação na área de Didática das Geociências e Formação de Professores. Atualmente é Professora associada do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa são: Mineração e Meio Ambiente e conflitos socioambientais. Também é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa GovAmb (Governança Ambiental), do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores) e do NAP GeoHereditas. Ministrará uma palestra sobre Geociência no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Denise Gonçalves

    Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestra e doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é membro do comite - International Union of Pure and Applied Physics, comissão de programa do gemini - Laboratório Nacional de Astrofísica, membro de comissão - Internation Astronomycal Union, professora associada nível III do Observatório do Valongo - UFRJ e profª. associada nível II do Observatório do Valongo - UFRJ. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: nebulosas planetárias, abundâncias químicas, galaxies: local group, estágios finais de evolução estelar e thermal instabilities. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Deborah Martins Raphael

    Graduada e mestra em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Matemática pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot. Atualmente é professora da Universidade de São Paulo, atuando principalmente na divulgação científica. Ministrará aulas no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Duilia de Mello

    Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestra pelo Instituto de Pesquisas Espaciais e pela Universidade do Alabama, e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado no Observatório Cerro Tololo no Chile, no Observatório Nacional no Rio e no Instituto do telescópio espacial Hubble nos EUA. Foi professora assistente na Universidade Chalmers na Suécia e pesquisadora associada da NASA Goodard Space Flight Center. Atualmente é vice-reitora e professora titular do Departamento de Física da Universidade Católica da América em Washington DC. Sua principal área de trabalho é astrofísica extragaláctica. Em 2014 ela ganhou o prêmio Profissional do Ano da Diáspora do governo do Brasil pelo seu trabalho em Tecnologia, Informação e Comunicação. Em 2016, fundou a Associação Mulher das Estrelas (AME) que desde então já impactou mais de 30 mil crianças e jovens. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Elisabete de Gouveia Dal Pino

    Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), é mestra e doutora em Astronomia também pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorados na University of Harvard, e na University of Berkeley (EUA). É professora titular na Universidade de São Paulo (IAG/USP). Membro do Stearing Committee of Astroparticle Physics da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP, 2014-2018); do Comitê Executivo e Consultivo do Projeto LLAMA (Longa Matriz Milimétrica da América Latina), parceria entre Brasil-Argentina, e da campanha de busca de planetas extra-solares GEMINI / NICI (2008-2013). Foi presidente do programa de Pós-Graduação do IAG-USP (2008-2009), Stearing Commitee Member of Interestellar Matter Division da União Astronômica Internacional (IAU, 2006-2012). É coordenadora no Brasil do Projeto CTA para construção do observatório de raios-gama com 100 telescópios. Ganhou o Prêmio Cláudia de Mulher na Ciência de 2017. Possui experiência em astrofísica de alta energia e plasma, com aplicações em meio interestelar, astrofísica estelar e extragaláctica e cosmologia. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Elysandra Cypriano

    Graduada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), é mestra e doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente no departamento de astronomia do IAG/USP. Parte do doutorado foi desenvolvido no Cerro Tololo Interamerican Observatory (CTIO - Chile) e no telescópio SOAR. Realizou seu primeiro pós doutorado na The Open University, Reino Unido, com bolsa STFC/UK. Atua principalmente como pesquisadora na área de ensino de ciências, uma consequência direta de sua pesquisa é promover ações nacionais para o ensino e divulgação das astronomia para diversos públicos, incluindo a avaliação de sua eficácia. Ministrará uma palestra sobre evolução estelar no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Eva Blay

    Graduada, mestra e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Criou o primeiro curso de graduação e pós graduação sobre a mulher na Universidade de São Paulo. Fundou o NEMGE, Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero do qual foi Coordenadora Científica; foi a primeira Presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de Paulo, Senadora da República entre dezembro de 1992 e janeiro de 1995. Coordena o USP MULHERES/ONU. É membro de várias associações científicas internacionais e nacionais. Recebeu o Prêmio USP de Direitos Humanos (2019). Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Jane Gregorio-Hetem

    Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestra e doutora em Astronomia também pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado pelo Centre d'Études de Saclay/Service d'Astrophysique e livre-docência pelo IAG. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo, tendo sido coordenadora do Bacharelado em Astronomia, chefe do Departamento de Astronomia e presidente da Comissão de Graduação do IAG/USP. Foi membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira, atuando como secretária-geral (1999-2000) e vice-presidente (2001-2002). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Katemari Rosa

    Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestra em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. A pesquisadora é integrante da Sociedade Brasileira de Física, onde atua como membro do Grupo de Trabalho de Minorias na Física e representante da região Nordeste na Comissão de Ensino de Física. Além disso, a pesquisadora é membro da National Organization of Gay and Lesbian Scientists and Technical Professionals (NOGLSTP) e da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os (ABPN). Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Lucelene Martins

    Graduada em Geologia, Mestra em Ciências e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. É Professora Doutora no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em técnicas de microanálises por microssonda eletrônica e LA-ICPMS, com foco na petrologia e geoquímica de granitos e migmatitos. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Luciana Ferreira

    Graduada em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestra profissional em Ensino de Ciências no Amazonas (UEA) e doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Divulgação Científica atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino de Ciências, Educação Indígena e Astronomia. Ministrará uma palestra sobre a Astronomia na educação indígena no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Marcia Yamasoe

    Graduada e mestra em Física pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Física Aplicada também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aerossol atmosférico, queimadas na amazônia, sensoriamento remoto, propriedades ópticas do aerossol de queimadas e radiação fotossinteticamente ativa. Ministrará uma palestra sobre Ciências Atmosféricas no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Maria Assunção

    Graduada em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo, mestra e doutora em Atmospheric Sciences pela Colorado State University. Atualmente é Professora Titular - Senior aposentada Universidade de São Paulo, e membro Academia Brasileira de Ciências, Fellow American Meteorological Society. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Nina Hirata

    Graduada, mestra e doutora em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou parte do doutorado na Texas A&M University. Atualmente é professora associada no departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de processamento e análise de imagens, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Paula Coelho

    Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), é mestra e doutora em Astronomia também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Populações Estelares, atuando principalmente nos seguintes temas: astrofísica estelar, populações estelares, galáxia e astrofísica extragaláctica. Ministrará uma palestra sobre galáxias e astrofísica extragaláctica no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Rachel Albrecht

    Graduada, mestra e doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP), é docente do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo onde lidera grupo de estudantes de pós-graduação e graduação em física de nuvens e eletricidade atmosférica. Participou e liderou experimentos de campo no Brasil para investigar a microfísica das nuvens e precipitação, a física dos raios e a variabilidade das tempestades. É membro do time científico do GOES-R GLM (Geostationary Lightning Mapper) e também está envolvida nas atividades de pesquisa dos satélites Tropical Rainfall Measurement Mission (TRMM) e Global Precipitation Measurement (GPM) da NASA. É membro do Nowcasting and Mesoscale Research Working Group e Inter-Programme Expert Team on Satellite Utilization and Products da WMO e membro do IAMAS International Commission on Clouds and Precipitation. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Rose Clívia Santos

    Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é mestra e doutora em Física-Cosmologia também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além disso, possui pós-doutorado no IAG-USP, com bolsa do CNPq e FAPESP. Atualmente é Professora Doutora de Física da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Adjunto IV. Tem experiência na área de Relatividade Geral e Cosmologia, com ênfase, principalmente nos testes cosmológicos associados a diferentes fenomenologias, dentre eles: a distância de luminosidade, o diâmetro angular de objetos distantes, emissão em Raios-X dos aglomerados de galáxias e a idade de objetos velhos em altos redshifts. Ministrará uma palestra sobre Astronomia no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Sonia Guimarães

    Graduada em Licenciatura Ciências - Duração Plena pela Universidade Federal de São Carlos, é mestra em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos - Universidade de São Paulo e doutora (PhD) em Materiais Eletrônicos - The University Of Manchester Institute Of Science And Technology. Atualmente é Professor Adjunto III do Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA. Tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Propriedade Eletróticas de Ligas Semicondutoras Crescidas Epitaxialmente, atuou principalmente nos seguintes temas: crescimento epitaxial de camadas de telureto de chumbo e antimoneto de índio por difusão, processamento, obtenção e caracterização de dispositivos fotocondutores e sensores de radiação infravermelha. Professora de Física Experimental do 1º e 2º anos das engenharias: elétrica, computação, estruturas de aeroportos, mecânica de aviões, aeronáutica e aeroespacial.Tem experiência na área de Ensino de Física aplicando a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos – ABP (PBL em inglês), utilizando as ferramentas computacionais: Tracker, Arduíno e Mathematica. E de Ensino de Física Experimental para Engenheiros, com ênfase em ensiná-los a escrever artigos científicos. Palestrante nos temas: incentivo às meninas para optarem por ciências exatas, tecnologias e engenharias em suas carreiras, sobre a revolução digital e as profissões do futuro. Luta contra o racismo e descriminação de gênero, e palestras motivacionais para quem está sendo vítima destes crimes. Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, do Grupo de Trabalho Minorias em Física da Sociedade Brasileira de Física - SBF, Conselheira Fundadora da AFROBRAS, ONG mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares, Conselheira do Conselho Municipal Para a Promoção de Igualdade Racial - COMPIR, da prefeitura da cidade de São José dos Campos. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Suzana Salém Vasconcelos

    Graduada em Física pela Universidade de São Paulo (USP). É mestra e doutora na área de Física Nuclear Experimental pelo Instituto de Física da USP. Atualmente é professora da Universidade de São Paulo e desenvolve projetos na área de Espectrometria de Massa no Laboratório de Instrumentação e Partículas (LIP) do IFUSP. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!

Profª. Drª. Thaisa Storchi Bergmann

    Doutora em Física (na área de Astrofísica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez pós-doutorado na University of Maryland e no Instituto do Telescópio Espacial (STSCI). Atualmente é Professora Colaboradora da Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Chefe do Grupo de Pesquisa em Astrofísica. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências ABC, bem como da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento TWAS. Em 2015, ganhou o prêmio L'Oreal/UNESCO Para Mulheres na Ciência. Atua em comitês de alocação de tempo de grandes telescópios, como do Telescópio Espacial Hubble, Atacama Large Milimetric Array (ALMA), European Southern Observatory (ESO) e Gemini. Atua em pesquisa na área de Astrofísica Extragaláctica, em particular no estudo dos processos de alimentação e "feedback" de Buracos Negros Supermassivos (BNS) em galáxias. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Tina Armond

    Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, é mestra e doutora em Astrofísica também pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio sanduíche na University of Hawai'i e na University of Colorado at Boulder. Realizou Pós-Doutorado no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTIC) e no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Foi astrônoma residente (pós-doutorado) no Telescópio SOAR, no Chile - 2009/2013. Fez parte da Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira - 2014/2016. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Formação Estelar. Irá compartilhar sua trajetória no #ASTROMINAS2020!

Profª.Drª. Vera Bohomoletz Henriques

    Graduada em Física pela University of Edinburgh. É mestra e doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora Associada da USP. Especialista em Física Estatística com aplicações em Físico-Química e Biofísica Molecular. É coordenadora dos projetos de colaboração entre a universidade e a escola pública, com propósito de divulgar e difundir a ciência. Ministrará uma palestra no #ASTROMINAS2020!