
Fadas Madrinhas são as cientistas que acompanham e instruem as astrominas em todas as atividades, ao longo do curso.
Conheça um pouco sobre quem foram as monitoras do ASTROMINAS 2025!
Alessandra Marcelo
Graduada em Nutrição pela Universidade Paulista, pós graduada em Nutrição Clínica e Metabolismo pelo Instituto Gama Filho. Licenciada em Ciências pela Universidade de São Paulo, realizando especialização na Universidade Federal de São Paulo em “Nutrição e atividade física na saúde e na doença: do experimental ao clínico”. Sócia em consultoria NUTRI & QUALITY, onde exerce função de auditora em serviços de controle de qualidade em alimentação e nutrição, além de treinamentos para área de alimentação.
Ana Beatriz Roncon Santana
Estudante de graduação em física (IF/USP). Também formada em Tecnólogo em Administração e Design UI. Amante da física, astronomia e artes em geral, buscando inspirar e lutar pelo destaque das mulheres no mundo da ciência.
Ana Carolina Pereira
Graduanda em Física Licenciatura pela UFES, apaixonada desde pequena pelo universo e astronomia. Foi Astromina na edição de 2022, onde se encontrou. Hoje é voluntária do projeto Astrominas (IAG/USP) como fada madrinha, com o objetivo de estimular a divulgação científica e o projeto para incentivar meninas de escolas públicas a entrarem no ramo da ciência.
Ana Cláudia Salomão
Licenciada em Matemática (Unisa) e Pedagogia (Unesp), pós graduada em Educação Matemática (Ifsuldeminas) e cursando pós-graduação em Educação especial com ênfase no atendimento educacional especializado-AEE (Unesp), professora da rede pública estadual, com a missão de trazer a matemática de forma contextualizada, fácil e divertida para seus alunos, grande incentivadora da participação dos alunos nas Olimpíadas do Conhecimento (Obmep, Oba, entre outras), participou do Projeto Cecília e é voluntária no Astrominas.
Ana Gisele Ramos da Silva
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e acredita no poder da educação e da representatividade para transformar o mundo. Conheceu o Astrominas durante uma conversa com Marcelo Zurita no ENAST 2023 e, desde então, se encantou com a proposta do projeto e decidiu fazer parte dessa rede que incentiva meninas a explorarem seu potencial na ciência. Como Fada Madrinha, Ana Gisele compartilha sua trajetória com carinho e entusiasmo, acreditando que cada passo dado por uma menina na direção dos seus sonhos ilumina caminhos para muitas outras.
✨ “Seja você a inspiração que procura no mundo.”
Ana Júlia Tedeschi
Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá na cidade de Ribeirão Preto – SP, já participou de edições anteriores do Astrominas como Astromina e como monitora voluntária. Atualmente, é auxiliar de laboratório no biotério de sua faculdade e, claro, irá participar novamente do Astrominas como monitora voluntária!
Ana Luiza Pultrin Moretto
Estudante do Bacharelado de Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC -USP). Já participou de várias olimpíadas científicas nas mais diversas áreas, sendo medalhista na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) em três anos consecutivos. Faz parte do projeto Meninas olímpicas e busca sempre divulgar a ciência e incentivar meninas a participarem de atividades no mundo científico.
Ana Palmira Agostini Silveira
Graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela UNESP – Botucatu, é apaixonada por ciência, sustentabilidade e comunicação. Atua em pesquisa na área de Imunologia e, atualmente, participa de iniciativas de extensão voltadas à divulgação científica (LiNABiotec). Também colabora na organização do Workshop de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (WEBB), possui treinamento técnico em bioinformática e experiência com microcontroladores. Entusiasmada com a ciência, está ansiosa para contribuir com o Astrominas como monitora voluntária, incentivando outras meninas a explorarem o universo científico.
Andressa Oliveira Batista da Silva
Graduanda em Química pelo IQ-USP, é técnica em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de São Paulo. Atualmente é estagiária no Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Química (GEPEQ), além de ser apaixonada por bioquímica e biologia molecular. Participa do Astrominas pelo segundo ano, com o objetivo de incentivar cada vez mais meninas a seguirem seus sonhos e ingressarem na carreira científica.
Angra Coimbra
Profissional graduada em Tecnologia em Fotografia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), com especializações em Jornalismo Investigativo, Pedagogia Corporativa, Produção Audiovisual e Ensino de Astronomia. Possui MBA em Negócios e Estética da Moda pela ECA/USP. Atua como jornalista, roteirista e produtora audiovisual, com experiência na criação e desenvolvimento de eventos corporativos e projetos educacionais multiplataforma.
Co-fundadora de uma produtora audiovisual, integra equipes interdisciplinares com foco em inovação, inclusão e divulgação científica. Desde a terceira edição do projeto Astrominas, atua como mentora voluntária — carinhosamente conhecida como “fada madrinha” — acompanhando participantes em todas as etapas, promovendo um ambiente acolhedor e inspirador para o aprendizado de meninas e jovens na área de Ciências.
Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a educação, a comunicação e o fortalecimento de iniciativas que incentivam o protagonismo feminino na ciência. É apaixonada por ensinar, aprender e compartilhar conhecimentos, especialmente no campo da astronomia. Amante da natureza, dos animais, da leitura e de boas conversas, acredita no poder transformador da curiosidade e do afeto na construção de futuros mais equitativos e brilhantes.
Beatriz Maria Oliveira Morais
Mineira, 19 anos, Aluna do Bacharelado de Astronomia (IAG/USP), medalhista de prata e bronze pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e medalhista de bronze pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em 2022. Apaixonada pela ciência e pela busca de conhecimento no ramo da Astronomia, em especial, na evolução química da galáxia.
Bianca da Silva Franco
Estudante de graduação em Engenharia Química da Poli-USP. Desde pequena apaixonada por matemática e física, sendo sempre incentivada pelos seus pais professores. Ex-aluna de Escola pública, acredita na importância da representatividade de jovens cientistas em espaços acadêmicos e de divulgação científica.
Bruna Rodrigues da Silva
Graduanda em Ciências Moleculares e em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo. Apaixonada por artes, gatos e ciência, sempre observou com curiosidade tanto o imenso universo das estrelas quanto o minúsculo universo das células. Pretende seguir tanto carreira acadêmica quanto atuar como docente. Com um pé na divulgação científica, tem como objetivo democratizar o conhecimento com afeto, especialmente nas áreas de ciências exatas, mostrando ao mundo o quão fascinante é nunca deixar de se perguntar: por quê?
Bruna Souza Maas
Aluna graduanda em meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) na USP. Atualmente é aluna de iniciação científica do projeto “E AÍ, VAI CHOVER MESMO? Entendendo os Processos Microfísicos de Formação de Nuvens”. Foi três vezes medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e participou de feiras de ciências no ensino médio nas quais apresentou uma estação meteorológica feita com arduino. Possui interesse nas áreas de meteorologia física e tem como interesse futuro trabalhar com tempestades severas. No tempo livre, passa o tempo ouvindo e descobrindo músicas, tocando piano e violão, ou até desenhando e escrevendo.
Carem Havana Rodrigues Silva
Graduanda em Geofísica (IAG-USP), desenvolve um trabalho de imageamento geofísico no Observatório de Zona Crítica em uma Área de Proteção Ambiental de Mata Atlântica. Desde cedo, é movida pela curiosidade científica e pelo desejo de entender os processos naturais que moldam o planeta.
Carla Nomiyama Pizolotto
Estudante de graduação em Física Computacional no Instituto de Física de São Carlos (USP), desde que tinha 14 anos quis participar do projeto Astrominas por ser apaixonada por aprender, sendo felizmente contemplada em 2024, como ASTROMINA, e em 2025, como fada madrinha. Desde sempre, encantou-se com ciência, principalmente física e astronomia, mas também vive imersa em muita música. Além de toda a realização pessoal, busca também levar toda a paixão pelo conhecimento para todos, essencialmente meninas que, como ela, em algum momento já pensaram que o universo científico não é seu lugar. Fazer com que essas futuras colegas percebam que, na verdade, o universo é imenso e tem lugar para todos!
Mª Catarina Aydar
Formada em física e mestra em astronomia pela Universidade de São Paulo, atualmente está no doutorado no Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha. Sua pesquisa procura estabelecer relações entre buracos negros supermassivos e as galáxias em que eles vivem. Nascida e criada em São Paulo, tem interesse por muitos outros temas, como debates, dança, feminismo, meditação e arte. É voluntária no ASTROMINAS como coordenadora e fada madrinha.
Christine Correa e Castro de Alcantara
Caloura do curso de Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (USP), tem 18 anos e é natural de Vassouras (RJ). É engajada em iniciativas de divulgação científica, tendo participado do projeto Astrominas 2023 e de diversas olimpíadas nacionais, como a OBA, ONC e OBMEP. Em 2021, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, no ano seguinte, desenvolveu um projeto de aulas preparatórias para a OBA em sua escola, o CIEP 297 Padre Salésio Schimid. Atualmente, participa da tutoria científica-acadêmica com foco em estrelas Be — estrelas do tipo espectral B, massivas, quentes e de rápida rotação, que apresentam discos de gás ao seu redor
Dainelly Daianne Da Cruz Delgado
Estudante de 2º ano graduação em Astronomia (IAG/USP). Sou uma caboverdiana de 20 anos, em busca da vida científica. Apaixonada desde sempre pela ciência, em busca do conhecimento. No momento participo de um projecto de iniciação científica no ramo de extragalática, faço divulgação científica no site do Jovem Explorador e também sou monitoria voluntária no observatório Abrahão de Moraes.
Dandara Saraiva Bezerra
Graduanda em Geofísica no IAG-USP desde 2023, apaixonada pelas ciências da Terra e do Universo desde a época escolar, quando descobriu essa paixão por meio das olimpíadas científicas, nas quais foi medalhista. Atualmente, desenvolve um projeto de Iniciação Científica que analisa a correlação entre a variação do campo gravitacional terrestre e as águas subterrâneas. Também atua como monitora no projeto de divulgação científica INGE (O INterior da Terra através da GEofísica) em escolas públicas. Busca aproximar meninas das maravilhas da ciências.
Débora Laís Martins
Meu nome é Débora Laís Martins, tenho 19 anos. Atualmente sou graduanda de Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), estou iniciando meu quarto período da graduação. Minha área de pesquisa é Ciência Política e atualmente faço um estudo relacionado ao aborto, movimentos sociais e violência de gênero.
Eliana Sandry de Abreu Paes Marques
Técnica em Química e graduada em Química Industrial. Atuei na indústria química em laboratório de controle de qualidade e em Pesquisa e Desenvolvimento. Amante da ciência, participei de cursos na área de astronomia no Planetário do Carmo. Atualmente frequento aulas no CASP, aprimorando conhecimento em Astronomia. Defensora e incentivadora das mulheres na ciência.
Drª Fabíola Vanessa de França Silva Olinto
Fabíola Vanessa, graduada em Ciências Biológicas (UEPB), especialista em Biotecnologia (UFLA-MG) mestre e doutora em Fisiologia e Bioquímica Vegetal (UFPB), atua na Educação Básica da Rede Estadual da Paraíba. Estagiária na Embrapa Algodão de 2006 à 2014, nas áreas de Melhoramento Genético e Fitopatologia (2006-2008) e Fisiologia Vegetal (2009-2014). Observadora por natureza, cientista por formação. Apaixonada pela astronomia, leciona eletivas sobre o tema, fomentando o interesse pela ciência e pelo método científico, lançando mão do caráter multidisciplinar da astronomia para promover recomposição de aprendizagens. Participante da OBAFog como professora, e da OBA como colaboradora. E agora, como fada madrinha do Astrominas, continuará a inspirar e motivar meninas cientistas.
Fernanda Alves
Licenciada em Geociências e Educação Ambiental em 2019 e cursando Geografia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas desde 2025, ambos pela USP. Participei do projeto de extensão em Educação ambiental no projeto GEPEQ/ IQ-USP, atualmente sou estagiária na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, atuo na área de geoprocessamento. Participei do projeto Astrominas 2024 como voluntária, e espero contribuir todo ano pra acompanhar as alunas em seu processo de aprendizagem.
Gabriela Silva Salustiano
Estudante do bacharelado em Astronomia (IAG/USP), desde o ensino médio já participou de olimpíadas acadêmicas nas áreas das exatas, e desde muito cedo possui interesse em educação e em divulgação científica, já tendo participado de um projeto de divulgação de nanociência e ciências exatas para alunos do ensino médio. Atualmente, desenvolve um projeto na área de arqueoastronomia com constelações indígenas, e atua no projeto ASTROMINAS!
Georgia Hernandes Pongeluppe
Estudante do segundo ano do bacharelado em Física pelo IF-USP e atualmente participa de um projeto de iniciação científica que investiga as propriedades termoluminescentes de simulantes lunares. Apaixonada pela ciência desde extremamente jovem, sempre tendo muito interesse principalmente em física e astronomia e acredita fortemente na necessidade de inclusão de mulheres na área científica.
Giovana Giudice Domingos
Tem 19 anos e é aluna do Bacharelado em Astronomia na Universidade de São Paulo (IAG/USP) desde 2023. Atualmente, desenvolve um projeto de iniciação científica na área de física experimental de partículas, com foco no estudo da matéria escura e sua detecção direta. É voluntária no ASTROMINAS desde 2024.
Giovanna Aparecida Ferreira Mafra
Eu sou a Gi, tenho 20 anos, sou aluna do 3⁰ semestre de meteorologia na USP, participei do ASTROMINAS em 2021 e medalhista em feiras científicas no ensino médio. Tenho um perfil de divulgação científica @gi_meteorologia, com o objetivo de tornar a meteorologia mais acessível, didática e presente no dia a dia das pessoas.
Giovanna Souza Rodrigues Costa
Graduanda do 4º ano do Bacharelado em Astronomia no IAG-USP e atualmente faz iniciação científica na área de ondas gravitacionais como integrante da LIGO Scientific Collaboration, começando também outra tutoria científico-acadêmica em magnetohidrodinâmica para investigar os fenômenos mais energéticos do universo sob outra perspectiva. Já atuou como monitora em projetos como a OBMEP, TUNE e TnE, com muita vontade de aproximar a ciência das pessoas desde o ensino médio, onde participou e foi 2 vezes medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Além das paixões por física e pesquisa em astronomia, também se dedica à arte e aos esportes, é pianista clássica há 6 anos, ama pintar com aquarela e viciada em vôlei de praia e futsal, onde enxerga na ciência, na arte e no esporte diferentes maneiras de se expressar, aprender e se conectar com a vida.
Giuliana de Melo Cossani
Meu nome é Giuliana, sou estudante do 3° ano de Engenharia Química da Poli-USP, e já fiz parte de projetos que buscaram aproximar mulheres do universo corporativo. Ingressei no meu curso graças às olimpíadas que participei, como OBA e OPM, o que fez com que eu me apaixonasse pelas exatas. Para além dos estudos, adoro pintar e tocar violão. Estou muito empolgada em atuar como fada madrinha nessa edição do Astrominas.
Mª Giulya Souza dos Santos
Sou formada em Física pela UFRJ e atualmente faço doutorado em Astronomia no IAG-USP. Na graduação, fiz iniciação científica em astrofísica no CBPF, pesquisando microlentes gravitacionais e buracos negros primordiais. Fiz mestrado no IAG-USP estudando aglomerados de galáxias em processo de fusão e hoje estudo o mesmo tema no doutorado. Desde pequena, sempre fui curiosa sobre como o mundo funciona e foi isso que me levou a me apaixonar pelas ciências naturais. Espero mostrar às meninas que ser cientista também é uma possibilidade real para nós, mulheres.
Helena Cavalheiro Lobo
Está cursando astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e, atualmente, participa de um projeto de iniciação científica na área de astrofísica estelar. Durante a adolescência, foi medalhista duas vezes na OBMEP, o que a fez se apaixonar mais ainda pelas ciências exatas e com que, hoje, tenha muito interesse em atuar na divulgação científica para que mais vidas sejam transformadas pela ciência, assim como aconteceu com ela. Sua primeira vez como fada madrinha do projeto “Astrominas” foi em 2024, e a experiência foi muito gratificante e divertida!
Helloiza Spina de Barros
Sou estudante do primeiro ano de Geofísica no IAG-USP e, desde pequena, sempre fui apaixonada pela área da ciência. Para mim, a ciência é uma forma de mudar o mundo como conhecemos hoje e de compreender como as coisas foram em algum momento do passado. Participar do projeto Astrominas representa uma oportunidade de ampliar o acesso de meninas — como eu fui um dia, estudando em escola pública — ao universo científico, incentivando que outras meninas tenham acesso e possam se apaixonar por essa área
Mª Isabel Bonomo Pederneiras
Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Astronomia pelo IAG/USP, e atualmente cursa o doutorado na mesma área. Sua área de pesquisa está relacionada ao estudo de aglomerados de galáxias, abordando temas como o de lentes gravitacionais e estatística bayesiana. Acredita na importancia de projetos de divulgação científica e de inclusão de mulheres na ciência!
Isabela Maria Neres Costa
Sou aluna autista da Física Licenciatura da USP e bailarina, além de estar no mundo das ciências também sou bailarina e cosplayer. Sou apaixonada por Astronomia, Física e as artes. Quero mostrar e inspirar as meninas e meninas com deficiência que a ciência é um ramo que elas podem seguir, sendo a minha primeira vez Fada Madrinha, espero ajudar essas meninas e mostrar essa paixão pela ciência.
Isabela Pompolino
Estudante do Bacharelado de Astronomia desde 2022 no IAG USP, participa do Astrominas desde 2022 como fada madrinha e como coordenadora! Atualmente está fazendo iniciação científica, buscando formas de detectar filamentos cósmicos que compõem a teia cósmica do universo. Sonha em poder inspirar novas mulheres a se tornarem cientistas. Além do Astrominas, também é monitora no Projeto Cecília, que divulga a ciência para as escolas públicas de todo o Brasil.
Isabella Crecco Lima
Estudante da graduação em Física Bacharelado (IF/USP), desde muito jovem sempre se interessou por ciência, especificamente a astronomia. No ensino médio, ficou apaixonada pelas suas aulas de física e decidiu que seguiria carreira nesta área. Admiradora do Projeto Astrominas desde os 16 anos, quer incentivar as garotas a seguirem carreira como cientistas e mostrar para as jovens que pertencem também nesta área das ciências exatas.
Isabelle Gios Martimiano
Aluna de graduação em Astronomia no IAG/USP desde 2022. Participa no projeto Astrominas desde a edição de 2022 e hoje faz parte da coordenação do projeto com o objetivo de incentivar e inspirar meninas e mulheres a se tornarem grandes cientistas. Também é monitora voluntária no Projeto Cecília, com o intuito de divulgar a ciência para alunos de escolas públicas em todo o país. Atualmente, desenvolve um projeto de Iniciação Científica na área de Astrofísica Extragaláctica para analisar subestruturas no brilho superficial em raios-X de aglomerados de galáxias.
Mª Izabela C. Bittencourt Rodrigues
Bacharela em Ciências Biológicas pela UERJ, fez mestrado em Ensino de Astronomia no IAG/USP e atualmente cursa o doutorado em Ensino
de Ciências pelo PIEC/USP. Pesquisa sobre os conhecimentos científicos de povos indígenas e sobre as possibilidades de desenvolver diálogos interculturais em espaços educativos. Atua como arte-educadora no Ciência Móvel da Fiocruz-RJ.
Julia Beatriz Aparecida Silva
Mineira, 19 anos e Bacharelanda em Física pela Universidade de São Paulo desde 2024. Formada como Técnica em Eletrotécnica pelo IFMG, onde desenvolveu projetos de extensão relacionado à democratização do acesso à Astronomia (Astronomia para Todos) e de ensino com um Laboratório de Biologia extra-classe (LaBio). Inspirada pelas Olimpíadas que já fez e pelo Astrominas 2022 decidiu ingressar no curso de Física. Acredita que a Ciência é para todos e que ampliar o acesso à ela é a única forma de avançarmos enquanto sociedade.
Júlia Carneiro
Estudante do segundo ano do Bacharelado em Física (IF/USP). Formada no ensino médio técnico em Ciências Exatas e Engenharia pela ETEC, é medalhista de prata duas vezes pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e também já foi uma Astromina. Apaixonada por ciências exatas e do universo, tem como meta um dia se tornar astronauta. Participa ativamente de projetos que incentivam a presença feminina nas áreas científicas, com o objetivo de inspirar meninas a seguirem seus sonhos e transformá-los em realidade. Acredita que o céu não é o limite, mas sim apenas o começo de uma jornada extraordinária.
Julia Krzywy de Sá
Graduanda em Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Faz parte da IAG Júnior, empresa Júnior do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, sendo Diretora de projetos de astronomia da mesma. Amante da área de Astrobiologia e Astronomia Galáctica e Extragaláctica. Entrou para o projeto Astrominas com o objetivo de incentivar as meninas a seguirem a carreira da ciência, que tanto aprendeu a gostar.
Kathelly Rodrigues de Sá Carvalho
Sou estudante de graduação em Ciências Atmosféricas (Meteorologia) na USP. Desde pequena, sempre fui apaixonada por ciência – especialmente por física e astronomia. Conheci o projeto Astrominas antes mesmo de entrar na universidade e, hoje, tenho o prazer de participar como voluntária. Espero poder inspirar outras meninas e mostrar que a ciência também é um espaço para elas – seja na astronomia, meteorologia, física ou em qualquer área que desejarem!
Laura Ferreira Silva
Me chamo Laura, moro na região da grande São Paulo e atualmente estou no quarto ano do curso de Astronomia na Universidade de São Paulo - USP. Faço iniciação científica em Astrofísica Extragaláctica, com aglomerados de galáxias. Sou monitora do programa Astrominas edição 2025, além disso tenho uma página de studygram no instagram (@laurastronomy) onde eu mostro a minha rotina de estudos como uma estudante de astronomia e auxílio estudantes com dicas de estudos para vestibular e possuo um canal no youtube também.
Letícia dos Santos Ramos
É graduanda em Engenharia de Telecomunicações no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Sempre interessada por tecnologia e inovação, destacou-se ao conquistar medalhas em olimpíadas nacionais e ao integrar projetos de iniciação científica no Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT), com foco em Internet das Coisas. Em 2024, participou do programa Astrominas, promovido pelo IAG/USP, reforçando seu compromisso com a representatividade feminina nas ciências. No mesmo ano, desenvolveu o projeto educacional “LIoT: Desvendando Missões”, premiado na Mostra Nacional de Robótica e no Prêmio Jovem Cientista. Seu entusiasmo por ciência e educação a motiva a seguir contribuindo com projetos que democratizam o acesso ao conhecimento.
Letícia Laurindo
Aluna de Ciências Moleculares na USP e pesquisadora nas áreas de Astrofísica Estelar-Extragaláctica e Astrobiologia, fascinada na interdisciplinaridade científica. Entusiasta da ciência e arte em todas as suas formas e espectros e voluntária pela 3a vez no Astrominas!
Letícia Rocha de Moraes
Gaúcha; estudante do terceiro ano da graduação de bacharelado em física pelo Instituto de Física da USP. Apaixonada pela área de astronomia, em especial cosmologia, desde a infância e esta foi a sua porta de entrada para o mundo das Ciências. Hoje, trabalha na área de Física de Altas Energias no HEPIC (IF/USP)
Letícia Rocha Gusmão
Estudante de graduação no IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), atualmente participa como professora no projeto de extensão Cecília, onde entrou em 2023 e é bolsista desde 2024. Pesquisadora e amante do céu, faz IC em “Astrofísica relativistica de desastres estelares” e é voluntária do Astrominas desde 2023.
Drª Lia Doubrawa
Pós doutoranda no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Possui Bacharelado em Física (UFPR), Mestrado (UTFPR) e Doutorado em Astronomia (IAG/USP). Tem experiência em astronomia extragaláctica e simulações numéricas. Atualmente trabalha com alinhamento de galáxias centrais com a estrutura em larga escala, observações e simulações. Tem como objetivo entender a história de formação do nosso Universo. É voluntária no ASTROMINAS.
Lívia Tiemi Bidoia de Freitas
Estudante do segundo ano do curso de Bacharelado de Física no Institudo de Física da Univeridade de São Paulo (IF-USP), tendo interesse em cosmologia. Participou de múltiplas olimpíadas científicas no ensino médio, e hoje faz parte da equipe do Brazilian Physicists' Tournament - BPT da USP. Fez parte da equipe do projeto Meninas Olímpicas e faz parte do Torneio de Física para Meninas, sempre buscando incentivar a participação de meninas nos meios científicos. Já foi fada madrinha do Astrominas anteriormente.
Drª Loreany de Araújo
Formada em Física pela UFMS e mestre em ciências pela USP, é doutoranda em astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da mesma universidade. Tem experiência em Física e Astrofísica, com ênfase em Astrofísica de Cometas e Astrofísica Relativística, sendo seu trabalho de pesquisa atual focado em Objetos Compactos, como Estrelas Nêutrons. Também, participa de projetos de divulgação científica como a "Visita Monitorada " do IAG, além de ser voluntária no ASTROMINAS.
Luiza Alegrussi Lucchini
Estudante do primeiro ano da graduação em Astronomia do IAG-USP. Realizou o Ensino Médio no Colégio Engenheiro Salvador Arena, antigo Colégio Termomecânica, onde participou de algumas olimpíadas de conhecimento, como a OBA (Olimpíada Brasileira de
Astronomia), OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia). Também participou de outros projetos de extensão, como Mergulho na Ciência do IO-USP e UFABC pra Min@s. É apaixonada por ciência e quer muito que outras meninas também se apaixonem pela área.
Manuela Mázaro Magalhães
Estudante do segundo ano de graduação em Astronomia (IAG/USP), apaixonou-se pela área ainda no ensino médio. Sonha em inspirar meninas a se tornarem grandes cientistas, contribuindo para uma comunidade científica mais diversa e inclusiva. Atualmente, desenvolve um projeto de iniciação científica na área de Astronomia Extragaláctica, focado na compreensão da abundância química de aglomerados de galáxias com o uso de espectroscopia.
Maria Alice Costa Negreiros
Nascida em Natal – RN, criada em Recife – PE e atualmente estudante do segundo ano do Bacharelado em Física na USP. Participou do Astrominas como aluna em 2023, apaixonando-se pela área (principalmente pelos Buracos Negros) e pela divulgação da ciência para mulheres, fazendo-a retornar ao projeto como Fada Madrinha nesse ano. Para além do amor pela Astrofísica, é bolsista do Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger e aluna de iniciação científica do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural, ambos do Instituto de Física da USP.
Maria Alice da Silva Santos
Nascida em São Paulo, mas também se considera carioca e maceioense, com 17 anos de idade, é formada no ensino médio por uma escola militar pública, técnica em produção de moda pelo SENAI - AL e atualmente é graduanda do curso de Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. É apaixonada por livros de romance, fantasia e ficção científica, além de amar fazer artesanatos, crochê e costura. Participou pela primeira vez do projeto como uma “astromina” em 2023, no último ano do seu ensino médio, e como fada madrinha em 2024 e novamente agora em 2025.
Maria Eduarda Nunes Costa
Maria Eduarda Nunes Costa é estudante de Ciência e Tecnologia na Unifesp, com especialização em Engenharia Matemática e foco em inovação. Atua como assistente financeira na Supergasbras e é entusiasta da interseção entre ciência, tecnologia e desenvolvimento. Participou do projeto Astrominas nos anos de 2021 e 2022, onde se descobriu no mundo das ciências e percebeu sua paixão por esse universo. Acredita profundamente na potência das mulheres na ciência e quer, como fada madrinha do Astrominas, estar presente para oferecer apoio, incentivo e acolhimento, criando um espaço onde as meninas se sintam seguras para se expressarem, acreditarem em si mesmas e entenderem que podem ser e estar onde quiserem — basta querer.
Maria Julia Rodrigo Barreto
Estudante do Bacharelado em Física (IF-USP), desde 2021. Participante do projeto de iniciação científica “Raios Cósmicos nas Escolas”, acredita que o conhecimento científico deve ser compartilhado com amor, seriedade e entusiasmo, pois possui o potencial de inspirar e transformar a sociedade. É participante voluntária do ASTROMINAS pela quinta vez!
Maria Luiza Lopes Balbino
Graduanda em Letras desde 2023, nas habilitações Português e Linguística, pela Universidade de São Paulo – USP, no bacharelado e na licenciatura. É da área da Fonética e da Fonologia e pesquisa a interface entre a fala e a música. Sempre foi apaixonada por linguagens e arte em geral e busca estimular a divulgação científica e incentivar mulheres a entrarem no ramo da ciência e da pesquisa.
Maria Marta Marinho Santiago
Nascida e criada em Goiás, neurodivergente, graduanda em Física Médica pelo Instituto de Física da UFG e ex-participante da Imersão Científica e da Banca de Estudos do Programa Futuras Cientistas. Quando criança, nunca perdia um eclipse, sempre ficava observando as estrelas e sonhava em ganhar um telescópio. Fascinada pelo conhecimento e principalmente pela física, descobriu seu amor pela ciência graças à Marie Curie e Ada Lovelace. Desde então, segue lutando pela maior participação de meninas na área de STEM.
Mariana Yumi Yorinobu Casulli
Aluna do primeiro ano do Bacharelado em Astronomia, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Na escola, participou de algumas olimpíadas científicas como a OBA, ONC, OBB, OBMEP, ONHB, e ganhou duas medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia; tem interesse em fazer iniciação científica e atualmente participa de tutorias com professores do instituto.
Marina Kuhn Queiroz
Estudante de graduação em Astronomia no IAG/USP, onde ingressou em 2024, após iniciar o curso em Geofísica. Desenvolve uma iniciação científica na área de paleomagnetismo, com interesse nos registros magnéticos da Terra ao longo do tempo. Também se dedica aos estudos em astrofísica extragaláctica, com foco em galáxias, suas estruturas e universo em larga escala. Foi Astromina em 2023 e atualmente contribui com o projeto como fada madrinha. No ensino médio, teve forte participação em olimpíadas científicas, especialmente nas áreas de Física e Astronomia, e hoje também colabora com projetos de preparação para essas competições, incentivando a participação de outros estudantes.
Drª Michele Bertoldo Coêlho
Pós doutoranda no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Física (UFAL), e Doutorado em Astrofísica (UFRGS). Tem experiência em astronomia extragaláctica e populações estelares. Também atua na temática de mulheres na ciência e atualmente compõe a equipe do BrilhanteMente, que ganhou a chamada do CNPq 31/2023 – Meninas nas Ciências Exatas, Egenharias e Computação.
Mª Michele Silva Oliveira
Licenciada em Física pelo IFSP, mestre em Ensino com ênfase em História das Ciências pela UFABC e especialista em Ensino de Astronomia pela UNICSUL. Atua como professora de Física para o ensino fundamental II e médio, tanto na rede pública quanto privada. Seu interesse acadêmico concentra-se na participação das mulheres na ciência, divulgação científica, história das ciências e experimentação. Além de ser professora representante na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), colabora como voluntária no ASTROMINAS.
Mikaelly Cristine Caixeta Silva
Sou estudante do primeiro ano de graduação de Bacharelado em Física (IF/USP), apaixonada por astronomia, física, artes e culinária. Durante o meu ensino médio, fui medalhista da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), fiz diversos minicursos na área ofertados pela USP e Observatório do Valongo (UFRJ). Além disso, participei do Projeto Cecília, curso esse que mudou toda a trajetória da minha vida, e mostrou-me que a graduação em uma área de ciências poderia se transformar de um sonho distante para um objetivo tangível. Atualmente faço parte de um projeto de tutoria em astronomia e busco continuar direcionando a minha carreira acadêmica por esse caminho. Essa é a minha primeira participação no ASTROMINAS e eu quero inspirar meninas a sonharem alto e a acreditarem que tem potencial e capacidade para ingressar em uma graduação da área de exatas.
Nathália Seino
Estudante de bacharelado em Física na USP, ama física experimental e literatura brasileira. Já participou de diversos projetos gratuitos de preparação para olimpíadas científicas, como o NOIC e o Projeto Sem Parar, como professora e criadora de conteúdo. Atualmente faz pesquisa em comunicação quântica.
Nathalya Cirqueira Moura
Bacharelanda do terceiro ano de Física no Instituto de Física da USP, 21 anos, goiana e apaixonada por livros. Participou de olimpíadas de astronomia e matemática no ensino fundamental e médio. Atualmente, faz iniciação científica em um grupo de computação quântica no Instituto de Física. Participou como monitora no III Encontro de meninas e mulheres na ciência em 2024, dá aulas de física em um cursinho popular e agora é voluntária no projeto Astrominas!
Rebeca Silva Louroza
Carioca de 20 anos, é uma estudante do curso de Farmácia e Bioquímica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - FCF USP. É técnica em Química pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de realizar um estágio no Departamento de Química Analítica do Instituto de Química daUniversidade Federal Fluminense - IQ UFF, orientada pela Prof. Dra. Rafaella Peixoto. Grande apaixonada pelas Ciências da Natureza, possui um interesse especial por Astronomia, que foi despertado através da participação do Projeto Cecília, organizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo - IAG USP. Tem como inspiração a grande cientista pioneira Marie Curie e a cientista Barbara McClintock
Rolze Mary Barreto
Rolze Mary, 20 anos, é uma jovem cristã e apaixonada pelo universo desde os 12. Fruto do projeto Astrominas, participou da edição de 2022, onde deu seus primeiros passos no mundo da ciência e descobriu seu propósito: inspirar outras meninas a enxergarem seu valor na área científica. Atualmente, está no 4o período do curso de Física na Unicesumar, onde aprofunda seus estudos sobre o cosmos e o funcionamento do mundo natural. Atuou como professora de matemática na rede estadual de Santa Catarina e desenvolveu projetos voltados para a divulgação científica em feiras do conhecimento. Hoje, além de estudante, trabalha na área administrativa de uma empresa, unindo suas habilidades de organização, comunicação e liderança. Sua fé cristã é a base de toda sua trajetória, guiando cada passo com propósito, amor e compromisso com a transformação de vidas através da educação e da ciência.
Sabrina de Souza Pinheiro
19 anos, estudante de graduação no bacharelado de Ciências Atmosféricas (IAG/USP), atualmente cursando o segundo ano do bacharelado. Desde pequena apaixonada por astronomia, sempre participei do OBA e fui medalhista no meu último ano do Ensino Médio, meu sonho é inspirar outras meninas a entrarem na área de exatas e passar conhecimentos.
Sami Lisboa Santos
Estudante de graduação em Geofísica pelo IAG-USP. Medalhista em olimpíadas científicas de exatas, como de astronomia. As participações em palestras e minicursos foram essenciais para a consolidação de seu interesse em ciências da Terra e do universo, querendo ajudar mais meninas a ingressarem no meio. Motivada por aprender e ensinar, acredita na potência da divulgação científica como transformador social. Além disso, ama literatura, costura e gatinhos!
Drª Selma Isabel Rodrigues
Doutora em Geofisica pela USP. Foi professora na Escola Municipal de Astrofísica, tutora e educadora no Curso de Licenciatura em Ciências da USP. Tem experiência nas áreas de geofísica rasa aplicada à geologia, arqueologia, geotecnia e meio ambiente. Atuou em estudos geofísicos para auxiliar a análise do sistema radicular e processos de auto-otimização que possam evitar a queda de árvores urbanas (IPT e IB-USP). Em 2024, foi pós-doutoranda do IEE-USP e fez parte da Equipe Técnica Áreas Verdes e Fauna do Plano Diretor Participativo Campus USP Butantã (aprovado em 2025). É voluntária do ASTROMINAS.
Sophia Balioni Sahagum
Sou estudante do segundo ano do bacharelado em Astronomia no IAG/USP e sou apaixonada por astronomia, principalmente pela área de cosmologia. Já participei do projeto Telescópios na Escola (TnE), onde pude compartilhar meu amor pela ciência. Acredito que a curiosidade é a principal ferramenta para a construção da ciência — é ela que nos move a perguntar, explorar e descobrir. Quero mostrar que cada dúvida é uma oportunidade de aprender algo novo.
Stephani Hellena Ferreira Francisco
Estudante de Engenharia da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com forte interesse em astronomia, astrofísica e tecnologia. Desenvolve iniciativas de divulgação científica em redes sociais e é idealizadora do projeto Savvy, uma plataforma de educação gratuita que está em fase de desenvolvimento, com foco em astronomia, programação, física, idiomas e outras áreas essenciais. É entusiasta em robótica, mecânica quântica e desenvolvimento de software, buscando integrar ciência e tecnologia para gerar impacto social positivo.
Mª Vanessa Mariano
Mãe. Mestre em administração (2017). Professora em cursos de graduação e pós. Pesquisadora na área de sustentabilidade. Orientadora do Programa Aprendiz Trabalhador, contribuindo na formação de jovens para o mercado de trabalho desde 2007. Estudante do CASP – Clube de Astronomia de SP (2018).
Yasmim Malco do Nascimento
Estudante do bacharelado em Biotecnologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Em 2021, participei do projeto Astrominas (IAG/USP) como aluna — uma experiência transformadora que despertou ainda mais meu interesse pela ciência e pela divulgação científica. Atualmente, sou voluntária no mesmo projeto, atuando como fada madrinha, com o propósito de inspirar e apoiar outras meninas a explorarem o universo da ciência e se reconhecerem como protagonistas no meio acadêmico.
Yasmin Christina Sousa Carrijo
Bacharelanda do segundo ano de Astronomia do IAG/USP, 20 anos, goiana. Atualmente trabalha em um projeto como voluntária chamado Salvaguarda, que está ligado ao auxílio a estudantes de escolas públicas que desejam ingressar na universidade. Apaixonada por ciências desde pequena.