Fadas Madrinhas são as cientistas que acompanham e instruem as ASTROMINAS em todas as atividades, ao longo do curso.
Essas são as fadas da edição Astrominas 2021:

Florence de Almeida

Estudante de Astronomia (IAG/USP). Faz iniciação científica na área de Astrofísica estelar, pesquisando Novas. Já foi monitora em matérias da graduação e participa de projetos de divulgação e ensino de ciência como o Atendimento ao público do IAG e o Projeto CECÍLIA. Além disso, é voluntária no ASTROMINAS!

Gabriela Lima da Silva

Está cursando o último ano da graduação em Meteorologia, realizando pesquisa na área de interação entre radiação eletromagnética e a atmosfera. Também tem formação técnica em Meio Ambiente. Pretende seguir na carreira acadêmica. É voluntária do ASTROMINAS pela segunda vez!

Júlia Mello de Oliveira

Aluna do Bacharelado em Astronomia (IAG/USP), desenvolve iniciação científica na área de pesquisa procurando por Supernovas e variabilidade nos dados do SPLUS. Atua na área de ensino e divulgação de Astronomia desde 2019 como monitora e palestrante no projeto de divulgação científica "Visita Monitorada" do IAG, é voluntária no CECÍLIA e no ASTROMINAS!

Melyssa de Almeida Lopes

Estudante de Geofísica no IAG/USP, bi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), participante da A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2019 e voluntária no ASTROMINAS!

Maria Isabel Rossi

Aluna de graduação em Meteorologia no IAG/ USP. Desde pequena sempre foi interessada nas áreas de ciências exatas e tecnologias. Sua parte favorita é o estudo do tempo severo, que causa chuvas fortes, raios, granizo e até mesmo tornados. Fez iniciação científica (2018-2020) a fim de analisar a segurança em aeroportos brasileiros quanto à queda de raios. Ainda possui outra iniciação científica, na qual estuda as diversas tecnologias de se detectar e observar partes diferentes dos raios. É voluntária do ASTROMINAS!

Isabela de Almeida Garcia

É estudante universitária de Astronomia do IAG/USP, onde ingressou em 2018. Desenvolve pesquisas sob a orientação do Prof Laerte Sodré Junior no IC - Iniciação Científica na área de extragaláctica, com foco em projetos sobre galáxias de baixo brilho superficial e atualmente em galáxias ultracompactas (UCDs) no aglomerado de Fornax. É voluntária no ASTROMINAS!

Beatriz Moraes Attorre

Estudante de Geofísica no IAG/USP, desde 2021. É voluntária no ASTROMINAS!

Luana Reis

Aluna do 5º semestre do Bacharelado em Física na USP. Atualmente é monitora do curso Fundamentos de Astronomia do IAG e está iniciando um projeto de Iniciação Científica com a Profª Elisabete Dal Pino, sobre Formação Estelar em Astrofísica de Plasmas e de Altas Energias. Também pretende entrar para o Mestrado em Astronomia, onde continuará a pesquisa da Iniciação Científica. Já fez parte de um Treinamento Técnico na Poli/USP, com foco em programação de aplicativo para fonoaudiólogos. É voluntária no ASTROMINAS!

Anna Carolina Momm

Estudante de Física na UFSC e bolsista no PET - Conexões de Saberes. É voluntária no ASTROMINAS!

Mª Lia Doubrawa

Aluna de doutorado em Astronomia (IAG/USP). Possui bacharelado em Física (UFPR) e mestrado em Física com ênfase em Astronomia (UTFPR). Tem experiência em astronomia extragaláctica, utilizando simulações numéricas para determinar a história dinâmica de aglomerados de galáxias. Atualmente trabalha com cosmologia observacional, com o objetivo de restringir os parâmetros cosmológicos. É voluntária no ASTROMINAS!

Gabriela Catano Lopes

Aluna de graduação em Meteorologia (IAG/USP) desde 2019, é monitora e bolsista dos projetos CECÍLIA e ASTROMINAS desde 2020 sob supervisão da Profª Elysandra Cypriano e Profª Márcia Yamasoe. Também participa do Centro Acadêmico do IAG (CAIAG), como produtora de eventos.

Julia Sorroche

É aluna de graduação de Licenciatura em Física, participou de alguns projetos de divulgação científica como o Arte e Ciência e atualmente faz Residência Pedagógica no IFUSP, além de estagiar como plantonista no Colégio Benjamin Constant e atualmente faz pesquisa na área de mulheres na ciência. É voluntária no ASTROMINAS!

Daniele Honorato Pereira

Aluna do Bacharelado em Astronomia, pelo IAG/USP. Atualmente desenvolve Iniciação Científica na área de Ensino e Divulgação desde 2019. Atua como bolsista do Projeto Cecília, voluntária no Astrominas, monitora e palestrante no projeto “Visita Monitorada” do IAG, além de ser mentora do Projeto Vencedor do DESAFIO USP COVID 19, o Conhecimentor. É analista de Mídias Sociais na Feira Brasileira de Jovens Cientistas. Seu papel é contribuir para o ensino de Astronomia, democratização da ciência e construção da igualdade de gênero nas carreiras de Ciência e Tecnologia.

Janiely Ribeiro Barbosa

Aluna do 3º semestre do Bacharelado em Física no IF/USP. Participou do projeto Iniciação Científica Jr. na área de química orgânica na Universidade Federal da Bahia em 2019. Atualmente tem interesse em física experimental após muita indecisão entre diversas áreas durante os anos de ensino médio e busca divulgar e auxiliar outros jovens a descobrir o caminho da ciência. É voluntária no ASTROMINAS!

Mª Loreany de Araújo

Graduada em Física pela UFMS (2017) e Mestre em Astronomia pela USP (2020). Atualmente, realiza seu doutorado na mesma universidade, com pesquisa relacionada à Astrofísica Relativística de Objetos Compactos, com enfoque em Estrelas de Nêutrons. Além disso, participa de projetos de divulgação científica, que acredita serem necessários para a difusão de um ensino de ciências para todos, principalmente para as meninas e mulheres, que ainda não possuem tanto espaço neste campo.

Pâmela Querido

Aluna da graduação em Astronomia (IAG/USP), atua como bolsista e parte da comissão organizadora nos projetos CECÍLIA e ASTROMINAS desde 2020.

Giulia Madella de Luca

Aluna de licenciatura em Física pela USP desde 2019, começou a dar aulas particulares em 2017 e atualmente é voluntária no ASTROMINAS!

Stela Adduci Faria

Formada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é doutoranda do programa de Astronomia (IAG-USP), realizando pesquisa na área de Astrofísica Extragaláctica com ênfase nos processos astrofísicos de Altas Energias. Atuou como professora voluntária no cursinho popular da Psico-USP, projeto que visa preparar jovens e adultos de camadas populares para o ingresso em universidades públicas. É voluntária no ASTROMINAS!

Izabela Bittencourt

Bacharel em Ciências Biológicas pela UERJ, atua com divulgação científica em Museus e outros espaços de ensino não formal desde 2013. Atualmente é planetarista do Ciência Móvel (museu itinerante da Fiocruz-RJ) e cursa o mestrado em Ensino de Astronomia (IAG/USP) desenvolvendo pesquisas sobre astronomia na cultura indígena para propor uma educação transdisciplinar. Bolsista do Projeto Cecília e Astrominas.

Drª Diana Gama

Licenciada em Física pelo IFUSP, com mestrado e doutorado em Astrofísica pelo IAG/USP. Entusiasta da divulgação científica, sonha com cada vez mais mulheres na carreira científica! Atua como professora de Ciências da Natureza e de Física no ensino básico. É voluntária no ASTROMINAS!

Taísa Oliveira

Aluna do Bacharelado em Astronomia (IAG/USP). Além da graduação, atua na área de ensino e divulgação de Astronomia desde 2019, como monitora e palestrante no projeto de divulgação científica "Visita ao Departamento de Astronomia" do IAG-USP, voluntária no Astrominas e no projeto Mania de Ensinar, além de associada e voluntária no CASP (Clube de Astronomia de São Paulo) desde 2018.

Yasmmin Tamburus

Estudante do curso de Astronomia (IAG-USP), bolsista do projeto Telescópios na Escola (TnE) e também é monitora do projeto Mania de Ensinar (MdE). É voluntária no ASTROMINAS!

Lais Borbolato

Estudante de Astronomia do IAG/USP. Participa de pesquisas científicas relacionadas à evolução da nossa Galáxia, a Via Láctea, assim como as colisões que ela teve com galáxias satélites. Além disso, atua ativamente em diversos projetos de ensino e divulgação, como o Projeto Cecília e o Boletim Dia e Noite com as Estrelas. Também é colaboradora na comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e monitora voluntária do Observatório Abrahão de Morais. É voluntária no ASTROMINAS!

Gabriela Neves Lima

Estudante de Licenciatura em Física na Universidade Federal Fluminense desde 2018. No início da graduação participei de uma Iniciação Científica na própria faculdade na área de Astrofísica de Altas Energias com foco em Física Solar como voluntária e atualmente faço uma Iniciação Científica na área de Astrofísica Extragaláctica como bolsista no Observatório Nacional. Minha pesquisa envolve o estudo de fontes de rádio extragalácticas como rádio galáxias e quasares. É voluntária no ASTROMINAS!

Profª Milene Máximo

Formada em Física pela UNICAMP. Professora de Física no ensino fundamental II e médio. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de ciências, pelo IFSP e mestranda profissional em Ensino de Astronomia MPEA no IAG/USP. É voluntária no ASTROMINAS!

Drª Patricia Novais

Cientista de Dados, Física, Mestre e Doutora em Astrofísica (USP), professora de análise de dados com Python. Possui ampla experiência em astrofísica extragaláctica, método científico, machine learning, ciência de dados e Python. Também ama fazer divulgação científica e colaborar com as comunidades de empoderamento feminino em tecnologia.

Laís Abreu

Está cursando o terceiro período de Física Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá. Faz física porque ama a ciência e ama descobrir o funcionamento das coisas, principalmente do universo, estrelas, cosmos e da vida na Terra. Ama aprender e seu objetivo é passar todo seu conhecimento adiante! É voluntária no ASTROMINAS!

Vitória Fonseca

Aluna da graduação em Astronomia (IAG/USP), desenvolve pesquisa de iniciação científica na área de astrobiologia e habitabilidade das luas do Sistema Solar. Desde 2019 faz parte da organização do CECÍLIA e ASTROMINAS voluntariamente.

Victoria Malta de Lima

Estudante de graduação em Geofísica no IAG-USP. Bolsista e monitora do Projeto Cecília e Astrominas desde 2020, sob supervisão das Professora Elysandra Cypriano e Professora Andrea Ustra.

Lídia Ascon

Graduanda no curso de Licenciatura em Física da USP desde 2017. Atualmente faz iniciação científica sob orientação da Prof° Paula T. Coelho na área de aglomerados globulares e estrelas pobres em metais. É voluntária no ASTROMINAS!

Mª Elisa Carolina Arizono

Bacharel em Física com habilitação em Astronomia pela USP (2011); com TCC na área de Astrofísica Extragaláctica. Também tenho mestrado em Ensino de Astronomia pela USP (2016); focado no ensino não-formal. Atualmente sou professora substituta de Estatística e Astronomia da UFG. É voluntária no ASTROMINAS!

Raquel Costa Bueno

Mineira de 17 anos, graduanda do bacharelado em Meteorologia no IAG/USP. Há mais de seis meses, fez parte da equipe do cursinho pré-vestibular do Educaciona, onde deu aulas de física para os vestibulandos. Interessada não só em causas sociais, mas também ambientais e universais, planeja estudar a atmosfera terrestre em prol de um desenvolvimento sustentável e também, futuramente, explorar e conhecer atmosferas de outros planetas. É voluntária no ASTROMINAS!

Thaysla Beluco

É uma engenheira ambiental que se aventura no mundo da pesquisa. É mestranda em meteorologia, trabalha com análises microbiológicas de granizos para encontrar possíveis bactérias que podem ser nucleantes de gelo. Já trabalhou com energias renováveis (instalação de usinas oceânicas) e sensoriamento remoto (mapear áreas propícias para a instalação das usinas). É voluntária no ASTROMINAS!

Ana Clara Lisi

Está cursando o terceiro ano de Ciências Biológicas na UNICAMP e pesquisando resistência à corticoides na Leucemia Linfóide aguda no Centro de Pesquisa Boldrini. Já estagiou no departamento de infecções genitais do hospital da mulher da UNICAMP (CAISM) e é voluntária no ASTROMINAS!

Natalie Schreiber

Estudante do quarto semestre de graduação em Física com ênfase em Astrofísica na UFRGS. Faz iniciação científica no projeto: "A formação estelar tem um papel decisivo na alimentação de galáxias de núcleo ativo?" Interessada em ciências no geral e divulgação científica. É voluntária no ASTROMINAS!

Carolina Moraes

Está cursando o último ano do bacharelado em Geofísica do IAG. Faz IC na área da Biogeofísica, mais especificamente estudando as assinaturas magnéticas de processos ligados à biodegradação de derivados de hidrocarbonetos. É voluntária no ASTROMINAS!

Jullyana Vasconcelos

Estudante de Física pela UFSCar, campus Sorocaba. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq no CNPEM, atuando em projeto sobre efeitos biológicos de radiação ionizante em uma parceria entre Sirius (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS) e Laboratório Nacional de Biociências, ambos integrantes do CNPEM. Membro do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga. É voluntária no ASTROMINAS!

Vanessa Costa

Estudante de Física no IF/USP. Monitora do Observatório Abrahão de Moraes, colaboradora do Boletim Dia e Noite com as Estrelas e já foi monitora do Show de Física da USP. Atualmente atua como voluntária no projeto Território Ciência e Arte e trabalha com educação e divulgação científica. É voluntária no ASTROMINAS!

Mariana Milani

Estudante de Física pela Unesp Rio Claro. Sempre interessada pelo ensino e pela Astronomia criou, junto a colegas, grupos de estudos e divulgação científica como o coletivo AstroLábia (a.astrolabia) e o projeto Physikas (@physika.s). Participa, desde 2017, do masterclass de Física de Partículas para o Ensino Médio, realizado pelo SPRACE, e participou como monitora do Astrominas 2020. Estuda formação de professores para o ensino de Cosmologia e também compõe o recente capítulo 500MulheresCientistas de Rio Claro.

Raquel Ruiz Valença

Aluna do 3° ano do curso de Astronomia do IAG/USP. Faz Iniciação Científica usando técnicas de Inteligência Artificial para estimar redshifts fotométricos de quasares. É voluntária no ASTROMINAS!

Marina Raquel Pereira

Estudante de Meteorologia no IAG-USP, desde 2021, e voluntária no ASTROMINAS!

Letícia Macena

Aluna de graduação em Meteorologia (IAG/USP), ex-marketeira seguindo seu sonho de criança de ser cientista. É voluntária no ASTROMINAS!

Mrª Andreia Azevedo

Mestre em Ciências pelo IAG/USP, especialista em Tecnologia da Informação pela Poli/USP e astrônoma amadora, sua paixão sempre foi a observação do céu noturno. Ela desenvolveu um software de estudo das constelações (Céu do Brasil) como projeto final de seu mestrado para o ensino fundamental, médio e público em geral, sob a orientação da Profª. Drª Elysandra Cypriano. É voluntária no ASTROMINAS!

Drª Selma Isabel Rodrigues

Graduada em Tecnologia Mecânica pela FATEC. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geofísica pela USP. Atuou como pesquisadora na Empresa Tec3GEO; professora na Escola Municipal de Astrofísica e na Prefeitura de Barueri; tutora e educadora no Curso de Licenciatura em Ciências da USP. Atualmente desenvolve estudos geofísicos para auxiliar a análise do sistema radicular e processos de auto-otimização que possam evitar a queda de árvores urbanas. Também é voluntária no Projeto Cecília e ASTROMINAS.

Catarina Teslenco

Estudante de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) na UNESP, em Rio Claro, interior de São Paulo. Faz Iniciação Científica na área de Astrofísica/Astroquímica e também faz parte do CASP (Clube de Astronomia de São Paulo). É medalhista em Astronáutica da Olimpíada OBA e pretende seguir carreira dentro da Astronomia e Astrofísica e levar adiante seu amor pela ciência. É voluntária do ASTROMINAS!

Aghata Achilles de Oliveira

Aluna da Licenciatura em Física no IF/USP. Faz iniciação científica nas áreas de Paleoceanografia e Geoquímica Marinha no Instituto Oceanográfico da USP e desde 2020 atua como parte da diretoria do ElaSTEMpoder, um projeto social com foco no incentivo a meninas e mulheres na ciência e na divulgação do trabalho de mulheres cientistas. É voluntária no ASTROMINAS!

Drª Carolina Queiroz

É bacharel em Física pela UNICAMP, mestre e doutora em Ciências pelo IF/USP. Fez estágios de pesquisa na Universidade de Princeton, no Centro de Estudios de Física del Cosmos de Aragón e no Laboratoire d'Astrophysique de Marseille. Atualmente, atua como pós-doutoranda no Departamento de Astronomia da UFRGS e estuda galáxias jellyfish e quasares como traçadores da evolução de galáxias. Possui experiência na identificação e estimativa do redshift fotométrico de quasares observados em levantamentos de bandas estreitas. É voluntária nos projetos Salvaguarda e ASTROMINAS.

Beatriz Zacarias

Aluna de último ano do Bacharelado em Astronomia na Universidade de São Paulo. Faz iniciação científica na área de Astronomia Observacional, trabalhando na detecção de objetos variáveis. Ao ingressar na faculdade teve a oportunidade de participar de um projeto de extensão no qual pode trabalhar e se apaixonar pela divulgação científica. É voluntária no ASTROMINAS!

Profª Paula Durães Almeida

Formada em Física (IF/USP), é mestranda profissional em ensino de Astronomia (IAG/USP) com um projeto na área de Evolução Estelar e atua como Professora de Física no ensino Fundamental II e Médio. Trabalhou por 8 anos no grupo FAEPAH, na área de Física Nuclear Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico. Recebeu menção honrosa no XX SIICUSP pelo projeto de IC de 2011 e em 2013 recebeu a oportunidade de participar do programa The George H. Cook Scholars Program - Senior Honors Thesis da Rutgers University. É voluntária do ASTROMINAS!

Caroline Oliveira Gonçalves

Técnica em Química Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Atualmente é aluna de graduação da Astronomia (OV/UFRJ). É voluntária no ASTROMINAS!

Mª Denimara Dias dos Santos

Formada em Física pela UFF, é mestre em astrofísica pelo INPE e atual aluna de doutorado na mesma instituição. Capixaba, nasceu em uma cidade do interior do ES e sempre teve interesse pela astronomia. É apaixonada por galáxias, em especial, gosta muito de estudar as que possuem núcleo ativo. Desde a graduação sempre participa de projetos de divulgação científica em escolas públicas, feiras de ciências e dentro da universidade, pois acredita nessa ferramenta para aproximar a sociedade da ciência. Além disso, é voluntária no ASTROMINAS!

Drª Patricia Cruz

Formada em Física (Mackenzie), mestra em Astronomia (IAG/USP) e doutora em Astrofísica (UAM/Espanha). É pesquisadora postdoc “Atracción de Talento” no grupo do Observatório Virtual Espanhol do Centro de Astrobiologia, em Madri. É também membro do Observatório Virtual Brasileiro. Atua na área da Astrofísica Estelar, trabalhando com a caracterização de estrelas de baixa massa, sistemas binários e exoplanetas. É divulgadora científica e atua em diversos projetos, como na página AstroParsec (www.astroparsec.com) e nas redes sociais do APOD Brasil. É co-criadora do projeto de capacitação de professores “Girls InSpace nas escolas” e “mentee” no programa da UNOOSA chamado SPACE4WOMEN.

Carla Mello Moreira

Aluna do curso de graduação em Meteorologia (IAG/USP), voluntária do Astrominas e do Projeto Cecília desde 2020.

Micheli Moura

Formada em licenciatura em Física pelo IFPR e atualmente estou terminando o mestrado em Astronomia pela UTFPR em Curitiba. Trabalho na área de extragaláctica, com ênfase em simulações de colisões entre aglomerados de galáxias. Investigo o que acontece com o gás e com a misteriosa matéria escura durante a colisão dessas grandes estruturas do Universo. Durante a graduação me envolvi em projetos de ensino e aprendizagem de astronomia e faço pesquisa desde então! Sempre enfatizando e incentivando a importância da inclusão de meninas nas áreas das ciências exatas. É voluntária no ASTROMINAS!

Drª Luciene da Silva Coelho

Estudante de escola pública desde a pré-escola até o doutorado. Bacharel em Física pela USP e mestre e doutora em Astronomia, também pela USP. Já deu aula particular em colégios e hoje dá aulas de Astronomia na Universidade Federal de Goiás - UFG, onde também é planetarista, faz pesquisas em Astrobiologia e divulgação de Astronomia no Instagram - o Doses Astronomicas. É voluntária no ASTROMINAS!

Ivanice Avolio Morgado

Aluna de graduação em bacharelado em física, apaixonada por astronomia, educação e divulgação científica. Faz iniciação científica desde 2019 orientada pela professora Elysandra Cypriano, nos projetos Cecília e Astrominas. Também é professora em cursinho popular, lutando pela popularização do ensino, é integrante do centro acadêmico de física (CEFISMA) e é fundadora e organizadora da revista Supernova feita pelos estudantes do IFUSP.

Profª Ana Cecilia Soja

Ana é professora de Física no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Corumbá. Sua área de atuação é a Astrofísica, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão. É voluntária do ASTROMINAS!

Marina Bittencourt

Graduanda do Bacharelado em Física na USP desde 2019. Sempre teve grande interesse nas áreas de astrofísica e cosmologia, e após entrar na faculdade se interessou por áreas de programação. Atualmente a área que mais quer estudar é teoria do caos e como aplicar o estudo de sistemas caóticos na astronomia. É voluntária no ASTROMINAS!

Profª Amanda Bastos

Formada em licenciatura em Física (IF/USP). Foi monitora do show da física (2016 -2017), monitora do USP- ESCOLA (2018-2019-2020). Desenvolveu pesquisa em ensino de ciências para o ensino fundamental com a professora Cristina Leite (DEPARTAMENTO FEP) e fez parte do projeto de divulgação Arte & Ciência coordenado pelo professor Mikiya Muramastu (DEPARTAMENTO DFGE). Atualmente é professora na iniciativa TRAMPOLIM e produtora de material didático nas áreas de Física e Matemática. É voluntária no ASTROMINAS!

Catarina Aydar

Formada em Física pela USP, está finalizando o mestrado em Astronomia. Sua pesquisa é focada em núcleos de galáxias, com ênfase para as diferenças entre estrelas e buracos negros. Nascida e criada em São Paulo, gosta muito de organizar e participar de eventos, criando oportunidades de colaboração. Tem interesse por muitos outros temas além de ciência, como debates, dança, feminismo, meditação e arte. É voluntária e fada madrinha no ASTROMINAS.

Paola Ferreira

Técnica em Agropecuária pela Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia. Atualmente é aluna de graduação da Astronomia (OV/UFRJ). É voluntária no ASTROMINAS!

Bruna Caldas Bomfim

Graduada em Administração de Empresas, também formada no curso Técnico em Meio Ambiente (atualmente atuando no segmento de silvicultura no extremo sul da Bahia). Graduanda em Licenciatura em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFSB). Participou do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência entre 2018-2020, é residente no Programa de Residência Pedagógica da CAPES e é voluntária no ASTROMINAS desde 2020!

Caroline de Lima Simões

É bióloga e física, ambas pela USP. Atualmente está em um semestre de "férias", pois começará o mestrado em física teórica no Perimeter Institute, no Canadá, em setembro. Seus principais interesses são gravitação, fundamentos de mecânica quântica e informação quântica. É voluntária no ASTROMINAS!

Letícia Freitas Souza

Aluna da graduação de Meteorologia, no IAG/USP. Desde que começou a graduação, se apaixonou por tecnologia e há aproximadamente 4 anos, tem trabalhado na área. Aprimorou sua habilidade em analisar e explorar dados na área de ciência dos dados e hoje trabalha com projetos, liderando o desenvolvimento de sistemas de software e dashboards. É voluntária no ASTROMINAS!

Ingrid Beloto

Aluna de Astronomia no IAG-USP, faz iniciação científica na área de Astrofísica Extragaláctica, monitora no Observatório Abrahão de Moraes desde 2017 e é fundadora da página de divulgação científica Base Lunar. É voluntária no ASTROMINAS!

Profª Lilian Soja

Formada em História, Pedagogia e Ed. Física, é mestranda em Ensino de Astronomia no IAG/USP, com curso de extensão em Ensino de Astronomia no IF/USP. Foi professora universitária além de ter atuado na educação básica e infantil. Atualmente é apresentadora do podcast de ciência ViaCast. Atua na divulgação científica e tem realizado várias atividades que levam ciência ao público leigo, como o "Pergunte a um(a) cientista" e Rodízio de Ciências. Tem realizado frequentemente palestras que tratam da participação de mulheres na Astronomia. É pesquisadora e voluntária do ASTROMINAS!

Nathalia Xavier de Aguiar

Aluna de graduação em Meteorologia, do IAG/USP, desde 2017. Sempre gostou muito de ciência, mudanças climáticas, matemática e física. Desde que entrou na faculdade, se interessa muito pela área de programação. Já fez algumas pesquisas de Iniciação Científica na área de mesoescala, a fim de estudar tempestades severas na Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, é voluntária no ASTROMINAS!

Mª Marina Bianchin

Mestra e graduada em Física pela UFSM quando estudou um dos berçários de formação estelar da Via Láctea. Foi bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência promovido pela CAPES durante o início da graduação e desde então faz parte do grupo de astrofísica da UFSM. Atualmente é doutoranda e estuda a influência dos buracos negros supermassivos na evolução das galáxias utilizando dados dos telescópios Gemini, VLT e (futuramente se o foguete não explodir) James Webb. É voluntária no ASTROMINAS!

Vitória da Silva Coutinho

Ingressou em 2020 no curso de Licenciatura em Física do IF/USP e atualmente está no terceiro semestre. É monitora voluntária de dois projetos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP): o Projeto Cecília e o ASTROMINAS!

Raquel Cruz Silva

Estudante de Licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza, na UFSB, em Porto Seguro/BA. Participante da Residência Pedagógica, que é um programa vinculado à formação das disciplinas da BNCC, com o objetivo de aperfeiçoar a formação docente. É voluntária no ASTROMINAS!

Mª Kizzy Resende

Licenciada em Geografia pela UFAL, mestre em Ciências pelo IAG/USP e estudante de doutorado em Geografia pela USP onde pesquisa no campo do Ensino de Geografia. Trabalha com divulgação e ensino de astronomia desde 2007, já atuou em planetários e observatórios na cidade de Maceió/AL e no estado de São Paulo. É voluntária no ASTROMINAS!

Mª Ludmila Bolina Costa

Formada em Física pela Universidade Federal de Uberlândia, é mestre em ciências pelo programa de Mestrado de Ensino de Astronomia USP e é professora de física da rede pública de MG. É voluntária no ASTROMINAS!

Profª Gabriela Barcellos

Licenciada em Física pela USP, iniciou um mestrado em Ensino de Física e mesmo não concluindo é versada no assunto. Atualmente é professora de Matemática e dá aulas particulares de matemática, física e química. É voluntária no ASTROMINAS!

Camila Franco

Estudante de Física no Instituto Federal Fluminense - campus Cabo Frio, atuou como bolsista de extensão em um projeto voltado à preparação de alunos para a OBMEP. É voluntária no ASTROMINAS!

Leislane Castro

Tem 21 anos e é Indígena Pataxó. Faz o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias na UFSB, localizada em Porto Seguro/BA. Participou do Astrominas edição 2020, é bolsista na Residência Pedagógica da CAPES, participa da Oca da Ciência, além de ter sido voluntária na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. É voluntária no ASTROMINAS!

Melissa Estevam Freitas

Aluna do terceiro ano do bacharelado em Física no IFUSP. Atua com um projeto de iniciação científica na área de astrofísica sob a orientação do professor Rodrigo Nemmen na parte de simulação de buracos negros e renderização volumétrica de dados. Está envolvida também com um projeto de bioimpressão 3D de nanoestruturas de grafeno no IPEN sob orientação da professor Solange Sakata. Tem interesse profissional em cálculo probabilístico e machine learning aplicados na área da astrofísica/cosmologia. É voluntária no ASTROMINAS!

Kayleigh Meneghini

É astrônoma formada pelo IAG-USP, desenvolve pesquisa na área de Astrofísica Extragaláctica, no estudo de evolução de galáxias e participa de projetos de ensino e divulgação desde 2013. Há três anos, trabalha como Cientista de Dados na DP6. Além disso, é monitora voluntária no Observatório Abrahão de Moraes da USP no projeto “Noite com as Estrelas” e no ASTROMINAS!

Drª Natália Machado Crespo

Formada em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trabalhou desenvolvendo pesquisa no Laboratório Ozônio x Radiação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE-MCTI). É mestra e doutora em Ciências (Área: Meteorologia) pela Universidade de São Paulo, sendo o foco de sua pesquisa ciclones na América do Sul. Atualmente é pós-doutoranda no IAG-USP, no projeto de projeções climáticas no leste do Atlântico Sul. É membro do Grupo de Estudos Climáticos (GrEC) do IAG-USP desde 2014 e da organização 500 Women Scientists. É voluntária no ASTROMINAS!

Profª Daniele Pizzo

É formada em Ciências Biológicas. Atualmente é mestranda no curso de mestrado profissional em Ensino de Astronomia. É professora de biologia mas atua na gestão de uma escola de ensino integral. Sempre foi encantada pelas Ciências da Natureza, mas possui uma paixão especial pela Astronomia. É voluntária do ASTROMINAS!

Gabriela Neufeld Barros

Mulher trans, desde os 12 anos envolvida na Astronomia, especialmente em atividades ligadas ao CASP. Graduanda em Química na Oswaldo Cruz desde 2020. Membro do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP) desde 2018 e do grupo de radioastronomia do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP) desde 2021. É voluntária do ASTROMINAS!

Glenda Lanzoni Bolzan

Aluna de graduação em Ciência e Tecnologia pela UFABC desde 2018; bolsista de Iniciação Científica na mesma instituição, realizando pesquisa acerca de temáticas que interseccionam educação em sexualidade, alfabetização científica e estudos de gênero; é apresentadora do podcast “HerScience”, uma vertente do projeto das “Desbravadoras do Universo”, onde divulga ciência por meio de conversas com mulheres cientistas. É voluntária no ASTROMINAS!

Veronika Sassen Brand

Formada em Engenharia Ambiental e atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Meteorologia (IAG/USP). Trabalha com poluição do ar na cidade de São Paulo e além da pesquisa, adora trabalhar com divulgação científica. É voluntária no ASTROMINAS desde o ano passado.

Erika Mesquita

Estudante de licenciatura em Física no IF/USP. Já lecionou física nos cursinhos populares Edson Luís (FEUSP) e Dandara dos Palmares (Cotia). Atualmente faz iniciação científica em Análise de Materiais (LAMFI-USP). É voluntária no ASTROMINAS!

Amanda Caires dos Santos

Ingressou no IQ/USP em 2019, participa, anualmente, da Semana da Química do instituto e, em 2020, se interessou bastante pela área de Astrobiologia, na qual está iniciando sua Iniciação Científica. Para crescimento pessoal, atua como diretora geral de esportes da Associação Atlética Acadêmica Ana Rosa Kucinski. Além disso, é formada em ballet clássico e jazz, estuda inglês e é voluntária no ASTROMINAS!

Vitória Miranda

É formada no bacharelado e na licenciatura em Biologia pela USP, é entusiasta da educação e acredita que a alfabetização científica é parte essencial da educação básica. Iniciou sua carreira científica na graduação, quando trabalhou com a busca de marcadores moleculares para o gênero de algas pardas Sargassum, que está presente em todo o litoral brasileiro. Em seguida realizou um estágio com desenvolvimento vegetal no qual se familiarizou com técnicas que permitem avaliar a expressão gênica. Atualmente é aluna de mestrado do departamento de botânica do IB/USP. É voluntária no ASTROMINAS!

Anne Rathsam

Aluna do último ano do Bacharelado em Astronomia no IAG/USP. Bolsista de Iniciação Científica na área de Astrofísica Estelar, estudando mecanismos de transporte nos interiores de estrelas que podem conter em sua órbita planetas habitáveis, sob orientação do Prof. Dr. Jorge Meléndez. Seu interesse por Astronomia surgiu desde a infância e se une atualmente ao desejo de despertar esse interesse em outras meninas e incentivá-las a seguir a carreira científica! Além disso, é voluntária no ASTROMINAS!

Beatriz dos Santos Silva

Formada em comunicação social com ênfase em jornalismo e estudante de meteorologia do IAG-USP. É a criadora e editora-chefe do portal Tempo em São Paulo. Também atua com divulgação da meteorologia na educação básica. É voluntária no ASTROMINAS!

Ana Clara de Paula

Estudante de Bacharelado em Física no IF/USP, é bolsista no Projeto Cecília e ASTROMINAS. Faz Iniciação Científica no Instituto Internacional de Física na área de Astropartículas e também é diretora de redação da revista do Centro Acadêmico do Instituto de Física da USP. É voluntária no ASTROMINAS!

Giulia Pompilio

Estudante de Engenharia Mecânica da UNICAMP, formada pelo COTUCA como Técnica em Mecatrônica. Recebeu prêmios em olimpíadas nacionais de Física, Informática, Robótica, Astronomia e Matemática. Fala 4 idiomas e já deu aulas de inglês. Está realizando a segunda Iniciação Científica, a primeira foi na área de mecânica dos fluidos e a segunda sobre gestão da inovação. Premiada no concurso BL4S, da Suíça, sobre aceleradores de partículas, entre as 30 melhores equipes do mundo. Já teve reconhecimento em concursos de empreendedorismo e inovação, além de ser premiada em uma simulação oficial da ONU. É voluntária no ASTROMINAS!

Sara Soja

Aluna de graduação no curso de Ciências Biológicas da USP e desenvolve pesquisa na área de Astrobiologia. Além do estudo e da pesquisa, ela também participa de projetos de extensão e faz divulgação científica. É voluntária do ASTROMINAS!

Larissa Samblas

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFSP e é bolsista da Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nesse programa dá aulas de ciências (no momento remotamente) para alunos da rede pública de uma maneira dinâmica e criativa. É voluntária no ASTROMINAS!

Marina Cymbaluk

Participou de um PIBIC-JR na área de engenharia no primeiro ano do ensino médio, o que fez com que quisesse ser uma cientista. No segundo ano, participou do projeto de empreendedorismo juvenil promovido pela Jr. Achievement e depois foi voluntária em uma Missão Solidária para revitalizar um colégio na periferia de Florianópolis. É aluna do Bacharelado em Física pelo IF/USP. Já trabalhou na Internationali Negotia e é voluntária no ASTROMINAS!

Laura Niehues

Aluna da graduação em Astronomia (IAG-USP). Cursou 4 anos de Engenharia Aeroespacial (UFABC) e lá participou do projeto de extensão "Ensino de Astronomia no ABC", onde foi responsável por divulgação científica na área da Astrofísica e Cosmologia ao elaborar e ministrar aulas a público aberto. Atualmente é voluntária do ASTROMINAS!

Ketlin Aguiar Borges

Estudante de graduação em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, na Universidade Federal do Sul da Bahia. Também pretende fazer uma segunda graduação em Oceanologia. É voluntária no ASTROMINAS!

Elaine Gonçalves Guedes

Aluna de graduação em Meteorologia (IAG/USP) no penúltimo ano e voluntária do Astrominas pela primeira vez. Interessada em ciências exatas e da natureza desde sempre. Estagiou na Estação Meteorológica do CienTec e pretende seguir estagiando na área de meteorologia e divulgação científica. É voluntária no ASTROMINAS!

Deborah Aparecida Assad Bazo

Bacharel em Comunicação, licenciada em Ciências, aluna de graduação do último ano em Geociências e Educação Ambiental no (IGc/USP). É pós graduanda em Ciências Forenses.
É apaixonada por ciências e voluntária no ASTROMINAS!

Marina Chacon Rodrigues

Graduada em Ciências - Licenciatura com Habilitação em Física pela UNIFESP-Diadema, aluna do primeiro ano na graduação em Física na USP, e aluna da pós-graduação de especialização em Teoria da Relatividade na UNIFESP. Fez Iniciação Científica nos temas: cinemática da teoria da relatividade especial, estrelas anãs brancas, neutrinos, educação&psicologia. Tem mais de quatro anos de experiência como monitora/plantonista, e é voluntária no ASTROMINAS!

Ana Clara Kuniyoshi

Graduanda em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, atuo como Iniciação Científica no Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG) da UNICAMP. Fiz parte também da divulgação de um projeto de Exposição organizado pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, cujo o intuito era despertar o interesse das pessoas pela área de Ciências da Terra. É voluntária no ASTROMINAS!

Marina Izabela

Aluna de graduação em Física (IF/USP) desde 2019, participou como bolsista de projetos de divulgação científica como o Projeto ASTROMINAS desde 2020 e do Projeto Cecília desde o começo deste ano (2021), ambos ligados ao IAG/USP, atualmente atua como voluntária em ambos. Participa das Comunicações no Astrominas 2021.

Amanda Santos

Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2018) e atualmente cursa Bacharelado em Biologia pela UFSB. Trabalha com divulgação científica desde 2014, atuou em museus de ciências trabalhando com geologia, paleontologia, educação museal e desenvolvendo materiais, exposições, atividades, oficinas para todos os nossos tipos de públicos, incluindo pessoas com algum tipo de deficiência. Hoje atua no Museu Ciência e Vida que fica localizado na cidade de Duque de Caxias/RJ, desenvolvendo atividades no Planetário (Astronomia Ocidental e Etnoastronomia). Também atua no setor educativo, desde 2018, e é voluntária no ASTROMINAS!

Profª Ingrid Dias dos Santos

Licenciada em Ciências Biológicas pela UBC. Educadora do Ensino Fundamental ao Ensino Médio há 13 anos. Coautora do Projeto Astronomia na Escola, há 8 anos, com alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Pós-graduada em: Docência no Ensino Superior pela UNIP. Extensão em Astrofísica Geral pela UFSC. Pós-graduando em: Ensino de Astronomia pela UCS; Extensão em Astronomia, uma Visão Geral pela IAG/USP. E está no desenvolvimento de um artigo na “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM PROGRAMAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL”. Além disso, é voluntária no ASTROMINAS!

Juliana Hirata

Aluna do Bacharelado em Física pelo IF/USP. Atualmente realiza uma Iniciação Científica na área de Astrofísica Estelar com enfoque em variáveis cataclísmicas, mais especificamente na busca de Supersoft Sources, sistemas binários compostos por uma anã branca e uma companheira, em nossa galáxia. O desejo de se tornar pesquisadora sempre esteve muito ligado à curiosidade de descobrir algo novo, pesquisar assuntos que ainda apresentam dúvidas à ciência atual e navegar pelas fronteiras do conhecimento humano vigente. É voluntária no ASTROMINAS!

Marina Andrienco

Aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas (grade LCNE) pela UFABC. Faz parte de dois projetos de divulgação científica lá dentro (a “Aurora Ciência” e o “Desbravadoras do Universo”), é bolsista no PIBID, participa como monitora em um curso de botânica para professores e também é voluntária no ASTROMINAS!

Priscila Andrade Gandolpho

Aluna da graduação em Física pelo IF/USP. Desenvolveu iniciação científica em Astrofísica, estudando aglomerados estelares e é voluntária no ASTROMINAS!

Mª Ester Ely de Almeida

É analista de Cursos e Programas SR no Instituto Butantan e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática pela UFABC. Em 2018, concluiu o Mestrado pelo mesmo programa. Em 2016, atuou como monitora nos cursos de extensão “Ensinando Ciências com Atividades Investigativas” no Centro de Aprendiz de Pesquisador e elaborou uma ação educativa para o Projeto Alavanca Brasil que visou fomentar a discussão das crianças da comunidade São Remo por problemas enfrentados localmente, que se relacionam ao meio ambiente. Graduada no curso de Licenciatura em Ciências pela USP, onde realizou a Iniciação Científica junto ao Projeto Educacional "Telescópios na Escola", mantido pelo IAG-USP. Além disso, foi monitora da disciplina de Astronomia: Estrelas, Galáxias e Cosmologia e é voluntária no ASTROMINAS!

Joara Cardoso Silva

Trabalhou como assistente administrativa de 2019 a 2021 e iniciou a graduação em Astronomia em 2021, no IAG/USP. Apaixonada pela natureza, sempre busca entender melhor o funcionamento do universo. É voluntária no ASTROMINAS!

Natalia Marie Decroix

Estudante de Licenciatura de Física no IF/USP. É apaixonada por Astronomia! Já fez disciplinas no IAG/USP e curso de extensão no Ibirapuera! Também gosta muito de ensinar, de programação, aprender sobre investimentos, finanças e física de partículas. É voluntária no ASTROMINAS!

Drª Thais dos Santos Silva

Formada em Física pela USP, fez mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade USP. Fez um pós-doutorado no Institut d'Astrophysique de Paris, na França, outro na UFRGS e atualmente faz pós-doutorado na USP e é aluna de Licenciatura em Física. Desenvolve pesquisa na área de aglomerados estelares jovens e regiões de formação estelar em múltiplos comprimentos de ondas. É tutora no curso de Astronomia para docentes do Ensino Médio e é voluntária no ASTROMINAS.

Mª Livia Essi Alfonsi

Mestre em Ensino de Ciências pelo programa Interunidades de Ensino de Ciências da USP, formada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Tem interesse em estudos de ensino de ciências e biologia, mídias e o ensino de ciências, educação ambiental crítica, biodiversidade e popularização da ciência . Além disso, atua como professora de ciências da natureza e biologia para o ensino médio e é voluntária no ASTROMINAS!

Amanda Gusman Zamengo

Estudante de Licenciatura em Matemática desde 2018, amante de teatro e entusiasta de futebol, participando pela segunda vez como voluntária no ASTROMINAS!