Fadas Madrinhas são as cientistas que acompanham e instruem as astrominas em todas as atividades, ao longo do curso.
Conheça um pouco sobre as monitoras do ASTROMINAS 2023!

Alessandra Marcelo

Técnica em nutrição e dietética pela Etec Getúlio Vargas, Graduada em nutrição pela Universidade Paulista. Pós graduada em nutrição clínica e metabolismo pelo Instituto Gama Filho. Licenciada em ciências pela Universidade de São Paulo. Sócia em consultoria NUTRI & QUALITY, onde exerce função de auditoria em serviços de controle de qualidade em alimentação e nutrição, além de treinamentos para área de alimentação.

Ana Clara de Paula

Aluna da graduação em Física (IF/USP), faz parte do grupo de Astropartículas no instituto internacional de física sob supervisão Prof .Dr Farinaldo da Silva Queiroz. Desenvolve iniciação científica nas áreas de ensino e divulgação desde 2020, sob supervisão da Profª.Drª. Elysandra Cypriano e também de forma autônoma nas redes sociais (@a_pleiade). É bolsista Fapesp do South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) com foco em jornalismo cientifico. É monitora do projeto CECÍLIA e do ASTROMINAS.

Ana Cláudia Salomão

Licenciada em Matemática pela UNISA e em Pedagogia pela UNESP, cursando Pós-graduação em Educação Matemática pelo IFSULDEMINAS. Professora da rede pública estadual, com a missão de trazer a Matemática de forma contextualizada, fácil e divertida para seus alunos. Participou do Projeto Cecília e é voluntária no Astrominas.

Ana Gisele Ramos da Silva

Paulista de nascimento e Alagoana de criação, 29 anos de idade, é graduanda do 8º período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É sócia do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e do Centro de Estudos Astronômicos de Arapiraca (CEAAR), e membro do Clube de Astronomia Eclipse. Além disso, participa de projetos científicos e sociais voltados a educação e empreendedorismo. Atualmente está como presidente local da JCI Arapiraca (JCI -Junior Chamber International), líder do Comitê de Educação do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Arapiraca e como organizadora do Grupo de Trabalho de Astronomia no XIII Encontro Científico Cultural (ENCCULT).

Ana Júlia Tedeschi

Estudante de biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá desde 2022, é estagiária na área de reprodução humana e participou da primeira edição do projeto “Astrominas” em 2020, como “astromina” enquanto estava no ensino médio. Agora, em 2023, participará como monitora voluntária.

Ana Luisa Rocha de Abreu

Mineira, com 19 anos. Atualmente no segundo ano do Bacharelado de Física, pela USP, visando se formar duplamente em astronomia e física. Anterior a graduação, participou de cursos de extensão sobre Visão Geral em Astronomia, Exoplanetas (ofertado pelo Observatório do Valongo) e Cosmologia (Ofertado pela UFPR). Faz parte do projeto “Arte & Ciência”, que visa divulgar a ciência por meio da arte de forma gratuita e lúdica. Jovem-semente do Instituto Semear. Apaixonada por arte, pelo espaço e por aprender. Voluntária no ASTROMINAS!

Drª Andrea Clemente

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestre em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1997) e doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atuou como professora no Centro Universitário Herminio Ometto (UNIARARAS – Araras/SP) e tem experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição ambiental, nutrição e dietética, biotecnologia, gestão ambiental. Foi coordenadora de meio ambiente em empresa na região de Paulínia/SP, além de realizar consultorias ambientais e de boas práticas em empresas na área de alimentos. Atualmente é docente do Centro Paula Souza - ETEC de Hortolândia/SP, ministrando aulas de Biologia, Boas Práticas em Unidades Produtoras de Refeição e Planejamento e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, além de estar na coordenação de curso da Formação Geral Básica.

Angra Coimbra

Graduada em Tecnologia em Fotografia na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e Especialização em Jornalismo Investigativo, Produção Audiovisual e Ensino de Astronomia. Atualmente está cursando MBA em Negócios e Estética Da Moda na ECA-USP. Atua como Jornalista e Roteirista de produção audiovisual de eventos corporativos e projetos educacionais para múltiplas plataformas. É apaixonada por astronomia!

Aparecida Ribeiro Vicente

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo e Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo. Formada também em Técnico Esteticista, com foco em pós-operatório e estética facial e corporal. Apaixonada por Literatura Brasileira e Ciências da Natureza.

Beatriz Cardoso

Técnica em química, bacharel em ciência e tecnologia, estudante de química industrial e engenharia de materiais na UFABC. Possui experiência em indústrias químicas/petroquímicas e é instrutora de inglês. Criada no ABC paulista, é muito curiosa e adora conversar sobre diversos temas, como música (principalmente rock), feminismo, culinária, plantas e cinema.

Beatriz Ribeiro Zanon

Com formação acadêmica em Ciências Biológicas, incluindo licenciatura, bacharelado e especialização em Ensino de Biologia, acumula mais de 13 anos de experiência no campo da educação. Durante esse período, dedica -se ao ensino de Ciências e Biologia para alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto em escolas públicas quanto particulares. Além disso, desenvolve um projeto voltado para questões de gênero, promovendo discussões e divulgando a história das mulheres na ciência, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer e valorizar as notáveis mulheres que deixaram sua marca na história, contribuindo significativamente para a sociedade.

Camila Franco

Formada em Física pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), atualmente é mestranda em Astronomia, com ênfase em Cosmologia, pelo Observatório Nacional. Já atuou em projeto de extensão com o objetivo de preparar jovens talentos para a OBMEP. É a segunda vez que participa como monitora no Astrominas.

Carla Mello Moreira

Graduanda em Meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP). Durante dois anos fez iniciação científica em poluição atmosférica, orientada pela Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Andrade e pelo Prof. Dr. Thiago Nogueira. Suas áreas de interesse são sinótica, eletricidade atmosférica e isótopos estáveis. É voluntária nos projetos Astrominas e Cecília.

Drª Carolina Queiroz

Bacharela em Física (UNICAMP), mestra e doutora pelo IF/USP. Atualmente, atua como pós-doutoranda no Instituto de Física da USP. Trabalha principalmente com análise de dados em cosmologia e tem interesse em dois tipos especiais de galáxias: quasares e jellyfish. É membro de duas colaborações internacionais de levantamentos astronômicos, J-PAS e S-PLUS. É voluntária nos projetos Salvaguarda e ASTROMINAS.

Carolina Restoy Burgos

Graduanda em Ciências Biológicas (IB/USP). Realiza iniciação científica na área da Astrobiologia, no Astrolab (IQ/USP), estudando a resistência de seres extremófilos. Já foi professora voluntária de cursinho e duas vezes monitora na faculdade.

Mª Catarina Aydar

Formada em física e mestra em astronomia pela Universidade de São Paulo, atualmente está no doutorado no Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha. Sua pesquisa procura estabelecer relações entre buracos negros supermassivos e as galáxias em que eles vivem. Nascida e criada em São Paulo, tem
interesse por muitos outros temas, como debates, dança, feminismo, meditação e arte. É voluntária no ASTROMINAS como coordenadora e fada madrinha.

Débora Ignacio Pires Marques

É professora há 21 anos, tem como formação Magistério, Letras e pós-graduações nas áreas de Educação e Neuropsicopedagogia. Sempre trabalhou com conteúdos voltados à Astronomia e atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia, no lAG.

Eduarda Maia

Campista e estudante de Física da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 24 anos. Começou a graduação em 2022 e está no 3º período atualmente. Pretende seguir na área de Física Teórica e Cosmologia. Faz apostilas detalhadas explicando o conteúdo de Cálculo e Física e, claro, é fada no Astrominas!

Elisa Zamboin

Graduanda do primeiro ano do curso de ciências biológicas no Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (IB - Unicamp), possui vasta experiência em olimpíadas científicas, como: bi medalhista de bronze na OBB e ouro na OBBS. E tem como um de seus objetivos influenciar outras meninas a seguirem uma carreira científica!

Esther Paula Morais de Jesus

Estudante de Medicina Veterinária na Faculdade Arnaldo em Minas Gerais. Já foi monitora em matérias da graduação e atualmente faz estágio no Hospital Veterinária da Faculdade Arnaldo. Entusiasta de divulgação científica e apaixonada por ciências, astronomia e pela natureza.

Fernanda Quelho

Estudante de Engenharia Mecatrônica na Poli-USP, atualmente cursando um intercâmbio em Engenhria Biomédica na França. Sempre foi fascinada por astronomia e pelo espaço num geral, participando e ganhando medalhas na OBA e na MOBFOG. Ex-capitã da equipe de projetos aeroespaciais "Projeto Júpiter", com o principal objetivo de motivar mais meninas na área.

Flavia Gabriela Rodrigues

Graduanda em geologia no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG-UnB). Membro do Grupo Espeleológico da Geologia (Gregeo-UnB). Medalhista em olimpíadas de matemática, apaixonada por astronomia, física e matemática. Participou do projeto Astrominas em 2021 e acredita que para ter mais mulheres na ciência a divulgação científica deve começar desde cedo.

Giovana Santos Oliveira

Graduanda em Física Bacharelado pela USP. Desenvolve um projeto de Iniciação Científica para desenvolver um modelo de Campo Magnético da Via-Láctea de baixo custo computacional. Grande leitora de Dostoiévski, busca nas ciências físicas uma resposta para as grandes perguntas existenciais, como "de onde viemos e por quê?". É voluntária no ASTROMINAS!

Hellen Pantoja Ferreira

Aluna de graduação de Estatística e Ciências de Dados no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação na USP - São Carlos, cientista cidadã do MCTI/NASA, multimedalhista em olimpíadas científicas, divulgadora científica em escolas públicas, criadora do projeto GUARUFOG e participante do projeto TOPUS (foguete modelismo)

Ingrid Dias dos Santos

Licenciada em Ciências Biológicas pela UBC. Educadora do Ensino Fundamental ao Ensino Médio há 15 anos. Coautora do Projeto Astronomia na Escola, há 10 anos, com alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Pós-Graduada em: Docência no Ensino Superior pela UNIP. Extensão em Astrofísica Geral e Astronáutica pela UFSC. Física de Fronteira para a Sala de Aula On-line pelo ICTP-SAIFR. Astronomia Geral pela SGDC. Pós-graduada em: Ensino de Astronomia pela UCS; Extensão em Astronomia, uma Visão Geral pela IAG/USP. Especialização em: Pedagogia 2ª licenciatura e Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem. Atua no desenvolvimento de um artigo na “Divulgação científica em programas curriculares no Ensino Infantil e Fundamental”. Atua desde 2021 como Assistente Editorial de Ciências da Editora do Brasil e Formadora atuante no 2° Simpósio de Formação Pedagógica on-line desenvolvido pela Unifeob. Empreendedora do Espaço Educacional Pequeno viajantes e Crescendo com Ciência, onde atende crianças e adolescentes típicos e atípicos.

Ingrid Beloto

Astrônoma formada pelo IAG/USP. Atualmente é estudante de física (IF/USP) e mestranda no IAG, onde estuda as características de galáxias que são lentes gravitacionais. Além disso está envolvida em diversos projetos de divulgação científica, como monitora voluntária do Observatório Abrahão de Moraes, nos atendimentos ao público do departamento da Astronomia e através da sua página no Instagram @_baselunar, que visa explicar a Astronomia através de ilustrações.

Isabel Bonomo Pederneiras

Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente cursa o mestrado em Astronomia no IAG/USP. Sua área de pesquisa está relacionada ao estudo de aglomerados de galáxias, abordando temas como o de lentes gravitacionais e estatística bayesiana. Acredita na importância de projetos de divulgação científica e de inclusão de mulheres na ciência!

Isabela de Almeida Garcia

Paulista de 23 anos, formada em astronomia pelo IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo) em 2022. Durante sua graduação desenvolveu pesquisas sob a orientação do Prof Laerte Sodré Junior no IC - Iniciação Científica na área de extragaláctica, com foco em projetos sobre galáxias de baixo brilho superficial e em galáxias ultracompactas (UCDs) no aglomerado de galáxia de Fornax para sua procura e identificação usando machine learning. Hoje trabalha como cientista de dados no Bradesco.

Isabela Buxbaum Marinho Guerra

Estudante do segundo ano de graduação em Oceanografia no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), onde participa do Laboratório de Genômica Marinha; bi-medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); participante do projeto Astrominas em 2021, como astromina, e agora, em 2023, como fada madrinha voluntária!

Isabela Pompolino

Estudante do Bacharelado de Astronomia desde 2022 no IAG USP, participou da edição passada do Astrominas como monitora voluntária! Atualmente está fazendo tutoria sobre galáxias e extragaláxias, também se interessa na área de cosmologia. Sonha em poder inspirar novas mulheres a se tornarem cientistas. É monitora e bolsista nos projetos CECÍLIA e ASTROMINAS.

Izabeli de Castro Lesbão

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ariquemes. Já foi participante do Programa de Iniciação à Docência e Programas de Monitoria em Química Orgânica e Acompanhamento de estudantes com Necessidades Específicas. Realizou curso de Extensão em Astronomia para professores pelo IAG. Bolsista pelo Programa de Residência Pedagógica da CAPES, realiza pesquisa de TCC sobre Ensino de Astrobiologia.

Isabelle Beatriz Alves de Souza

Estudante do primeiro ano no curso Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), e Astrônoma amadora, certificada como Cientista Cidadã pela Agência Espacial Brasileira (AEB). É voluntária no ASTROMINAS!

Isabelle Gios Martimiano

Aluna da graduação em Astronomia no IAG/USP desde 2022. Sempre participou de olimpíadas acadêmicas, como OBA, ONC, OBMEP e OBF, e de cursos sobre astronomia que a incentivaram a estar onde ela está hoje: seguindo seu sonho de criança de ser uma Astrônoma. Hoje em dia, é bolsista no Projeto CECÍLIA, com o intuito de divulgar a ciência para pessoas em todo o país, e voluntária no ASTROMINAS para incentivar e para inspirar meninas e mulheres a se tornarem grandes cientistas.

Jamilly Pereira da Silva

Estudante de Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Pernambuco. Participante da edição 2021 do ASTROMINAS. Monitora de Astronomia, no Observatório Astronômico de Olinda-PE. Participante da edição do Caça Asteroides MCTI 2023, onde descobriu um Asteroide que está em processo de estudos, e estudante do curso de extensão acadêmica de astronomia, “Desvendando o Céu Austral”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Jaqueline Reis

Aluna do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo Janssen em Belo Horizonte. Já realizou o curso de técnico de Auxiliar de Veterinário e participou de vários cursos complementares, simpósios e congressos, além de fazer diversos estágios nas áreas de clínica médica e de clínica cirúrgica de pequenos animais. Atualmente com foco na produção de trabalhos e artigos científicos com ênfase em cirurgia de pequenos animais.

Júlia Borba Fonseca

Aluna da graduação em Ciências Exatas/Ciência da Computação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Ramo Estudantil IEEE-UFJF — maior organização técnica profissional do mundo voltada para a inovação tecnológica e a excelência para o benefício da humanidade — nos grupos SIGHT (Tecnologia Humanitária) e WIE (Mulheres na Engenharia).

Julia Mancilla Pivato

Graduanda em Física Computacional no IFSC - USP, é apaixonada por Astronomia desde o ensino fundamental, onde descobriu seu gosto pela Ciência através de olimpíadas do conhecimento, nas quais é medalhista nas áreas de Física, Matemática, Astronomia e Geografia. Sempre foi interessada por divulgação científica, tendo monitorado cursos experimentais relacionados a Biologia, Física e Química durante sua adolescência. Atualmente, além de fazer visitas frequentes ao observatório de sua universidade, tem buscado saber mais e mais sobre essa área que amamos todas: a Astronomia! Por isso, está feliz em poder contribuir na próxima edição do Astrominas e poder dar a outras meninas a oportunidade de se maravilhar pela Ciência.

Mª Karina Alves de Melo

Tem 35 anos, é formada em Física pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Astrofísica e Física Computacional com pesquisa voltada à Física Solar e aluna de Doutorado em ensino de ciências e matemática. É apaixonada pela educação e, no momento, sua pesquisa está centrada no ensino de física para alunos do ensino médio através de ferramentas da Astronomia.

Mª Keissy Carla

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017), Mestra (2023) e Doutoranda em Ensino de Ciências também pela UFMS, dedicando-se ao estudo de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências. Atua como professora efetiva da educação básica na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul há 6 anos, ministrando a disciplina de Física para o ensino médio e itinerários formativos de ciências da natureza. Atualmente é bolsista da CAPES no programa Residência Pedagógica, atuando como preceptora e contribuindo com a formação de futuros professores de Física. Possui especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais e tem grande paixão pelas ciências.

Larissa Domingues Orlandin

Estudante de Ciências Biológicas na ESALQ-USP, medalhista de prata na Olimpíada dos Oceanos, participou de projetos de educação ambiental no colégio e hoje é colaboradora do GEAS (Grupo de Estudos de Animais Selvagens) na faculdade.

Larissa Mazzero

Aluna do curso de Licenciatura em Física pelo IFSP - campus Piracicaba desde 2019, onde desenvolve uma Iniciação Científica em análise de dados de Ressonância Magnética Nuclear. É estagiária no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde atua como assistente de laboratório e monitora das disciplinas de Física e Matemática. É também monitora voluntária no projeto ASTROMINAS.

Laryssa Moreira de Souza

Graduanda do 3° ano do curso de Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Atualmente minha área de pesquisa está relacionada a aquíferos em uma iniciação científica em percepção ambiental de águas subterrâneas. Minha missão é divulgar a ciência e levá-la além dos muros acadêmicos.

Laura Ferreira Silva

Mora na região da grande São Paulo e atualmente está no segundo ano do curso de Astronomia na Universidade de São Paulo - USP. Possui iniciação científica em Astrofísica Extragaláctica, com aglomerados de galáxias. É monitora do programa Astrominas edição 2023, além disso, tem uma página de studygram no instagram (@laurastronomy) onde eu mostra sua rotina de estudos como uma estudante de astronomia e auxilia estudantes com dicas de estudos para vestibular. Também possui um canal no YouTube.

Letícia Awawdeh

Mineira de 18 anos. Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, ciência e tecnologia (BICT) do primeiro ciclo na Universidade Federal de Lavras (UFLA), hoje em dia estuda em diversos núcleos, sendo um de robótica, filosofia e ciências de dados na universidade. Também é apaixonada por astronomia e eventos astronômicos.

Letícia Comeron Bevilacqua

Tem 25 anos e está no final do curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da USP (IFUSP). Sempre foi apaixonada por ciências e no ensino médio a física roubou seu coração! Realizou estágio de ensino de ciências na educação infantil por seis meses, trabalhou com Radiodiagnóstico na área da Física Médica por dois anos e hoje trabalha como professora eventual de física e matemática no SESI. Atualmente, pesquisa sobre a relação entre neurociência da aprendizagem e ensino de ciências. Fez parte do Astrominas 2020 e está animada para fazer parte novamente, agora, em 2023!

Letícia Laurindo

Aluna do Bacharelado em Física (IF/USP) e pesquisadora na área de Astrofísica Estelar, estudando estrelas ricas em metais sob um análise espectroscópica de alta precisão. Entusiasta da ciência e arte em todas as suas formas e espectros e voluntária no Astrominas!

Letícia Macena

Aluna de graduação no Curso de Ciências Moleculares (PRG-USP), decidiu seguir seu sonho de ser cientista após anos tentando se convencer de que seu lugar era na área de Comunicação Corporativa. Hoje, como voluntária do ASTROMINAS e bolsista no Projeto Cecília, usa o que aprendeu na comunicação para tentar entusiasmar estudantes com as várias possibilidades de carreira na pesquisa.

Mª Lia Doubrawa

Aluna de doutorado em Astronomia no IAG-USP. Possui Bacharelado em Física (UFPR) e Mestrado em Física com ênfase em Astronomia (UTFPR). Tem experiência em astronomia extragaláctica. Atualmente trabalha com detecção de aglomerados de galáxias e análise de pertencimento. Tem como objetivo restringir os parâmetros cosmológicos e entender a história de formação do nosso Universo. É voluntária no ASTROMINAS.

Mª Loreany de Araújo

Formada em Física pela UFMS e mestre em ciências pela USP, é doutoranda em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da mesma universidade. Tem experiência em Física e Astrofísica, com ênfase em Astrofísica de Cometas e Astrofísica Relativística, estando seu trabalho de pesquisa atual relacionando à Objetos Compactos, com enfoque em Estrelas Nêutrons, e Cosmologia. Também, participa de diversos projetos de divulgação científica, tal como a organização do ASTROMINAS.

Mª Luana Matias

Licenciada em Ciências (habilitação: Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Filosofia e História das Ciências e Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do ABC. Mestra em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Atualmente é professora de Ciências e Informática na Educação Básica.

Luana Passos Reis

Bacharela em Física pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é doutoranda do programa de Astronomia (IAG-USP), realizando pesquisa na área de Astrofísica Extragaláctica com ênfase em Plasmas e Altas Energias. Fez um Treinamento Técnico em programação de aplicativos na Poli (USP) e Iniciação Científica na atual área de pesquisa. Atuou em atividades de divulgação científica, foi professora voluntária em uma creche e monitora em uma disciplina da graduação na USP.

Luana Neres

Tem vinte e dois anos, estudante do Instituto de Biologia (IB) da USP. É apaixonada pelo conhecimento, arte e filosofia. Anseia o saber, comunicar e depois magnificar através da arte. Além disso, tem anos como atleta profissional de natação. "Arte, é destino, Ciência, meu caminho".

Luciana Andrade Dourado

Bacharela em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente, está no segundo ano do mestrado no Instituto de Física de São Carlos e estuda propagação de raios cósmicos ultra-energéticos. É mineira e completamente apaixonada pela vida acadêmica. Gosta também de literatura, esportes e animações.

Maitana Alves

Estudante de bacharelado em Ciências Biológicas (UNINTER), voluntária no projeto de iniciação científica sobre espacialização do câncer infanto-juvenil, primeiro ano como voluntária no ASTROMINAS. Apaixonada por astrobiologia.

Maria Cecília Marques

Graduanda de Geofísica e participante do projeto CECÍLIA, para divulgação científica em escolas públicas. Desde muito nova se interessa por ciência num geral, o que acabou sendo o seu hiperfoco, como pessoa neurodivergente, e lhe levando até a faculdade. Participou anteriormente de alguns projetos para auxiliar em matérias de ensino médio e fundamental durante a pandemia. É voluntária do ASTROMINAS.

Maria Julia Rodrigues Barreto

Estudante do Bacharelado em Física (IF-USP), desde 2021. Participante de competições do conhecimento da USP, faz iniciação científica com a temática “Raios Cósmicos nas Escolas”, acredita que o conhecimento científico deve ser compartilhado com amor, seriedade e entusiasmo, pois possui o potencial de inspirar e transformar a sociedade. É participante voluntária do ASTROMINAS pela segunda vez!

Mª Mariana Rodrigues dos Santos

Decidiu transformar a sua paixão pelo oceano, pesquisas e laboratórios em profissão. É formada em Oceanografia pelo Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte, Santos-SP (2010) e Mestra em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP, 2014). Durante a graduação, desenvolveu pesquisas na área de Ecologia Pesqueira, com ênfase na pesca comercial de atuns na costa brasileira. Já no mestrado, estudou a taxonomia, distribuição e abundância de larvas de garoupas, badejos e meros na costa Sudeste-Sul do Brasil. Teve um breve afastamento da área acadêmica e, durante esse período, deu aulas de ballet clássico. Atualmente, é aluna de doutorado do IO-USP e seu estudo é direcionado a compreender como os fatores ambientais interferem nas taxas de produtividade primária marinha e nas comunidades microbianas foto e quimiossintéticas da Bacia de Santos. Além disso, em paralelo ao doutorado, atua como voluntária na equipe de desenvolvimento de pautas do podcast Biologia In Situ, contribuindo para a divulgação científica e incentivando cada vez mais pessoas a embarcarem nessa aventura pelo fantástico mundo da ciência.

Marina Izabela

Estudante de Astronomia no IAG/USP, cursou 3 anos de Física na USP também até perceber que a Astronomia realmente é sua maior paixão! Atualmente estuda Aglomerados Estelares em sua Iniciação Científica, e já atuou como bolsista no projeto ASTROMINAS/Projeto Cecília em 2020/21!

Marina Legal

Graduanda de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Medalhista de prata da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Sempre quis ser cientista. Participa do projeto de extensão Turris e agora também é voluntária do Astrominas!

Marina Spina Paiva

Estudante do terceiro ano do Bacharelado em Física (IF - USP). Realiza iniciação científica na área de Física Atmosférica desde 2022 sob a orientação da Prof. Dra. Luciana Varanda Rizzo. É apaixonada por arte e ciência e está sempre aberta para conversar sobre esses temas. É voluntária no ASTROMINAS!

Melissa de Souza Kelly

Estudante de licenciatura em Física pela UFRJ, 18 anos, participou da edição de 2021 do Astrominas como “astromina”, tendo oportunidade de conhecer mais sobre as diversas áreas da ciência. Fez uma iniciação científica júnior por 2 anos durante o ensino médio na área da química, participou e recebeu medalhas de prata na ONC 2020 e 2021, além de bronze no Canguru da Matemática em 2018. Sempre amante das ciências e da física, desenvolveu o hobby da astrofotografia e observação por telescópio. Desde 2019 faz divulgação científica e mini aulas por meio do Instagram, YouTube e outras redes como Netfisics, buscando facilitar e ampliar o ensino da Física.

Melyssa de Almeida Lopes

Aluna da Graduação de Bacharelado em Geofísica (IAG/USP), já foi bi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), participante da A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2019, bolsista no projeto Cecília e voluntária no ASTROMINAS desde 2021.

Micaela dos Santos

Estudante de Licenciatura em Física. Foi bolsista do PIBID e lecionou na rede pública nos últimos dois anos. Teve a oportunidade de estudar na Universidade de Padova durante um semestre, onde aprofundou seus conhecimentos na área de Astronomia.

Monyke Fonseca

Baiana, mãe, Física licenciada, mestre em Física e atualmente doutoranda em Astronomia no Observatório do Valongo (UFRJ). Pesquisa a relação existente entre massa, tamanho e forma de bojos de galáxias através de diferentes regimes de densidade em redshifts baixos e intermediários. Foi monitora de Física no cursinho pré-vestibular Universidade Para Todos em 2017. Tem interesse em temas relacionados a educação, gênero, raça e classe. Participou do Grupo de Trabalho de questões de Gênero na SBF (Sociedade Brasileira de Física), atualmente faz parte da comissão JEDI (Justica, Equidade, Diversidade e Inclusão) na mesma sociedade. Colabora no blog de notícias astronômicas Astropontos e é
voluntária no Astrominas.

Nagella Ribeiro de Freitas

Tem 19 anos, é graduanda no primeiro ano do curso de Física na USP São Carlos (IFSC). Foi medalhista da OBA e ONC por dois anos consecutivos, participante do Astrominas como astronomina na edição 2020 e hoje voluntária como fada madrinha.

Nathália de Carvalho Guimarães

Estudante do primeiro período do bacharelado de Engenharia de Computação da PUC Minas, participou da primeira edição do Astrominas, em 2020. Aprendeu a programar por conta própria, ingressando posteriormente na BYJU’S Future School. Já na faculdade, participou da fase EAD do projeto Hackatruck Makerspace, o caminhão tecnológico da IBM, e foi selecionada para a fase presencial do curso, com foco em Swift e Internet das Coisas.

Nívea Maria

Aluna da Graduação em Licenciatura em Geografia (UNOPAR/PB), paraibana e apaixonada por astronomia, educação e divulgação científica. Participou do curso de Astrofísica Geral (UFSC), coordenado pelo Professor Alexandre Zabot. Coordenou projetos no Instituto Federal da Paraíba lutando pela popularização da Astronomia como ensino interdisciplinar, é integrante da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Atua em projetos de Ensino de Astronomia nas escolas públicas, participativa em projetos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e voluntária no ASTROMINAS.

Raquel dos Santos Peres

Técnica em Petróleo e Gás (UFPR) e estudante do Bacharelado em Matemática (IME-USP). Apaixonada pelas ciências exatas e pela divulgação científica desde o ensino médio, hoje realiza o sonho de incentivar meninas a ingressar na carreira científica. É voluntária no ASTROMINAS!

Rayane Guedes

Estudante do primeiro ano do curso Licenciatura em Ciências da natureza na Escola de Artes Ciências e Humanidades na Universidade de São Paulo (Each/USP). Desenvolve pesquisa científica no Instituto Oceanográfico, estudando Fitoplâncton pelos laboratórios Labnut e BMAK. Participa de um projeto para educação ambiental de crianças pelo Labnut e agora é voluntária no Astrominas.

Roberta Vassallo

Estudante do segundo ano de graduação em física (IFUSP), é formada em jornalismo e atualmente faz divulgação científica escrevendo textos sobre astronomia para o boletim Dia e Noite com as Estrelas, do IAG-USP.

Rolze Mary Barreto

Fruto do Astrominas 2022, se tornou acadêmica de Física pela Unifaesp aos 18 anos. Rolze Mary é dedicada e apaixonada pela Astronomia desde os 12 anos, sua decisão de cursar Física veio após compreender melhor o Universo no Projeto Astrominas - USP. Nesse trajeto, contemplou com vislumbre o céu estrelado. No mesmo ano, expôs suas pesquisas na Feira do Conhecimento e em duas escolas de sua cidade (Curitibanos - SC). Atualmente, seu objetivo é transformar a Física em algo acessível aos estudantes e despertar a curiosidade sobre os cosmos.

Samara Rodrigues

Estudante do curso de graduação em Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV/UFRJ). É voluntária no projeto ASTROMINAS do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) que visa acolher e estimular o desenvolvimento de meninas estudantes da educação básica nas áreas da ciência da natureza, matemática e tecnologia.

Drª Selma Isabel Rodrigues

Graduada em Tecnologia Mecânica pela FATEC. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geofísica pela USP. Atuou como pesquisadora na Empresa Tec3GEO; professora na Escola Municipal de Astrofísica e na Prefeitura de Barueri; tutora e educadora no Curso de Licenciatura em Ciências da USP. Atualmente desenvolve estudos geofísicos para auxiliar a análise do sistema radicular e processos de auto-otimização que possam evitar a queda de árvores urbanas. Também é voluntária no Projeto Cecília e ASTROMINAS.

Sofia da Lomba Ventura e Silva

Estudante de Física Computacional (IFSC-USP) 1° Semestre, participante de diversos cursos do Instituto de Física Teórica da Unesp - dentre eles a Escola de Verão com o tema "Uma (perc)olhada na percolação. Participou dos cursos Astronomia e Aeronáutica e Astrofísica Geral ofertado pela UFSC.

Stefany Rodrigues

Formada em Ciência e Tecnologia pela UFABC e estudante de Química e Engenharia de Materiais, também pela UFABC. Fez iniciação científica na área de nanocompósitos e participou do congresso nacional SBPMat para apresentar seu trabalho científico. Atualmente, faz iniciação científica no IPEN na área de Química de Materiais, pesquisando filmes híbridos para telas flexíveis.

Stephani Hellena Ferreira Francisco

Estudante do primeiro ano do curso de bacharelado em Engenharia da Computação, iniciante nessa jornada de Astronomia.

Suellen Vieira Bernardo

Formada em Biomedicina pela UNA/Ânima e atualmente pós-graduanda em Bioinformática pela PUC - MG. Tornou-se Astronauta Análoga com duas patentes sendo Cadete e a atual Alferes pela Wogel. É uma das embaixadoras do InSpace, finalista do IAAC (International Astronomy and Astrophysics Competition), lidera equipes do Caça Asteroides MCTI/ NASA, galáxias e outros projetos na sua cidade, e está relacionada em diversas atividades da área STEAM. Durante a graduação participou ativamente de projetos voluntários e extracurriculares, além de Iniciação Científica, intercâmbio voluntário pela AIESEC e escrita de artigo, voltados para tecnologia e inovação.

Mª Vanessa Mariano

Mãe. Mestre em administração (2017). Professora em cursos de graduação e pós. Pesquisadora na área de sustentabilidade. Orientadora do Programa Aprendiz Trabalhador, contribuindo na formação de jovens para o mercado de trabalho desde 2007. Estudante do CASP – Clube de Astronomia de SP (2018).

Victoria Malta de Lima

Estudante do bacharelado em geofísica no IAG-USP. Bolsista no Projeto de Extensão "Earthcasting: Usando a geofísica para prever o impacto da poluição antropogênica na Zona Crítica" sob orientação da Profª Drª Andrea Teixeira Ustra. Voluntária na coordenação do ASTROMINAS (e como Fada Madrinha) desde de 2019, sob orientação das Profª Drª Elysandra Cypriano.

Vitória Fonseca

Formada em Astronomia (IAG/USP) e finalizando a graduação em Física (IF/USP). Desenvolveu uma pesquisa científica sobre habitabilidade em luas do Sistema Solar e Astrobiologia e está iniciando um projeto sobre exoplanetas. Participou do Projeto Cecília desde o começo e é voluntária no ASTROMINAS.

Mª Xirliane Muniz Vasconcelos

Formada em filosofia e física, mestra em física na área de teoria quântica de campos pela USP, atualmente estuda especialização em teoria da relatividade pela UNIFESP. Desde criança sempre teve a curiosidade em entender o porquê de tudo o que estava à sua volta e em perspectivas diferentes. Tanto a física quanto a filosofia conseguiram acalentar esse interesse.