Competências:

  1. Desenvolver políticas e ações voltadas para a prevenção, reparação, investigação e sanção de casos de violência contra as mulheres no campus da USP de Ribeirão Preto.
  2. Realizar, periodicamente, prestação de contas aos órgãos que as criaram, que no caso da CAV-Mulheres é o Conselho Gestor do Campus de Ribeirão Preto e nas comissões das unidades, as diretorias e à comunidade do campus, informando as atividades desenvolvidas.
  3. A CAV-Mulheres não é uma comissão sindicante, mas um órgão colegiado que recebe relatos e os encaminha. Mas, dentre suas funções, a CAV-Mulheres podendo acompanhar o andamento das comissões sindicantes criadas para apuração de casos de violência baseada em gênero e, também, indicar às Unidades ou Prefeitura do Campus pessoas que possam compô-las.
  4. A CAV-Mulheres é composta por nove titulares, sendo três docentes, três servidoras técnico-administrativo e três discentes da graduação ou pós-graduação. Também é composta por três representantes suplentes de cada categoria (docente, funcionária e discente). Todas têm mandato de dois anos, prorrogáveis.