Institucional

A Comissão Para Apurar Denúncias de Violência Contra as Mulheres e Gênero no Campus de Ribeirão Preto (CAV – Mulheres USP/RP) existe para acolher situações de violência de todo e qualquer tipo (física, emocional, psicológica, sexual, de cunho machista, racial ou LGBT fóbica) contra mulheres e gêneros no campus de Ribeirão Preto. Está estruturada em dois grupos de trabalho que atuam de forma integrada voltados para:

(1) Prevenção e educação: visando diminuir os casos de violência contra a mulher, atua de forma a pensar mecanismos de prevenção, tendo como princípio a promoção de ações educativas e o fomento do diálogo entre os grupos.

(2) Acolhimento a denúncias e casos: acolher os casos do ponto de vista administrativo e oferecer às vítimas o apoio necessário, seja ele psicológico, judiciário ou de saúde. Para que os procedimentos sejam oferecidos é necessário que seja feito um registro oficial da situação para que logo em seguida sejam tomadas as medidas administrativas e de acolhimento pessoal.

Composição: A comissão é composta exclusivamente por mulheres, de forma paritária, contando com três representantes titulares das categorias docente, servidoras e estudantes e uma representante suplente de cada categoria.