SOBRE O CEPID B3

Quem somos

O Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos, CEPID B3 é uma rede de pesquisa com núcleos sediados nas cidades de São Paulo (IQ-USP, ICB-USP), Campinas (IB-UNICAMP, IAC), Ribeirão Preto (FCFRP-USP, FMRP-USP) e Rio Claro (UNESP), cuja missão é realizar pesquisa básica de ponta em mecanismos moleculares de suma importância para o entendimento da replicação bacteriana, comportamento multicelular, competição, colonização e interações com seus hospedeiros eucarióticos e seus principais predadores, os bacteriófagos.

Como?

Essa missão será cumprida por meio do estímulo a interações robustas entre os grupos de pesquisa com conhecimentos complementares e excelência comprovada nesses campos. Esses esforços de colaboração serão estendidos para promover pesquisas que visem o desenvolvimento de novas estratégias de controle de amplo espectro do crescimento bacteriano ou que interfiram em processos bacterianos específicos.

Nossas pesquisas envolvem espécies bacterianas modelo com diferentes estilos de vida e de ambientes distintos (solo, água, hospedeiros humanos e vegetais), incluindo as espécies Pseudomonas aeruginosa, Xanthomonas citri, Stenotrophomonas maltophilia, Salmonella enterica, Chromobacterium violaceum, Escherichia coli, Caulobacter crescentus, Leptospira interrogans, Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus e Mycobacterium tuberculosis.

Shaker Chuck Farah – Instituto de Química, USP (Diretor responsável)

Aline Maria da Silva – Instituto de Química, USP (Vice-diretora)

Beny Spira – Instituto de Ciências Biomédicas, USP (Coordenador de Educação e Divulgação Científica)

Frederico Gueiros Filho – Instituto de Química, USP (Coordenador de Inovação)

Financiamento

A principal fonte de financiamento do CEPID B3 vem da FAPESP (https://fapesp.br/), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.