Gráfico de vela (candlestick)

Compartilhar

Os gráficos de vela são muito utilizados para expressar cotações de bens em bolsas de valores, mas podem ser utilizados para outras finalidades. Muito versáteis, foram inventados pelos japoneses para acompanhar as variações dos preços do arroz na bolsa de arroz de Osaka. Isso porquê eles permitem a criação de séries temporais duplas, envolvendo 5 variáveis ao mesmo tempo. Num mesmo dia (variável 1) o mercado abre com um determinado preço, chamado de abertura (variável 2; mas poderia ser o valor inicial do experimento qualquer) e encerra o dia com outro valor, o de fechamento (variável 3). Durante o dia o preço pode oscilar entre um valor máximo (variável 4) e um valor mínimo (variável 5). Deste modo podemos saber como evoluíram os valores num dia só e em uma séria de dias.

O gráfico acima mostra uma gráfico de velas, obtido a partir da série de valores na tabela abaixo. Seu nome decorre do formato das figuras formadas.

Dia Abertura Máxima Minima Fechamento
1 13 28 11 26
2 26 30 10 18
3 18 32 18 32
4 32 32 14 14

 

No caso A, o fechamento foi mais alto que a abertura, e a vela é branca. No caso B foi o inverso, a vela é preta. Nos casos C e D, os máximos e mínimos do dia estão ocultos pois são os próprios abertura e fechamento.