Carga Horária: 40 h
Objetivos:
São objetivos da disciplina:
– Levar o aluno a refletir sobre as práticas de avaliação
– Apresentar recursos variados e estratégias para evidenciar as aprendizagens, como rubricas, autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas
– Instrumentalizar para elaboração de avaliações diagnósticas, formativas e somativas que o ajudem a planejar e replanejar o próprio trabalho.
Conteúdo
– Avaliação do processo ensino-aprendizagem – conceitos;
– O papel da avaliação no cenário educacional;
– Modelos de avaliação;
– Estratégias de avaliação
– Repensar a avaliação nos processos de ensino-aprendizagem num contexto de transformações
Avaliação
O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas.
Critério
Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas.
Bibliografia
CIPRIANO, C.L. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
CIPRIANO, C.L. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
DEMO, Pedro. MITOLOGIAS DA AVALIAÇÃO: De como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. Campinas – SP: Editores
Associados, 2002.
ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. In:Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem
humana, Illeris, k.. Porto Alegre: Penso, 2013.
LIBÂNEO, J C; SANTOS, A (orgs.). Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 4. ed. Campinas: Alínea,
2021. |