Fale conosco

Metodologias Ativas no Ensino de Matemática

Professora Responsável: Profa. Dra. Diovana Aparecida dos Santos Napoleão

 

Detalhamento:
Carga Horária: 40 h

Objetivos

A abordagem de metodologias ativas no ensino de matemática, como processo de ensino-aprendizagem, pressupõe
um plano de curso com objetivos definidos e norteados por diretrizes básicas, tais como:

– Participação ativa dos alunos no contexto da sua aprendizagem;
– Percepção do papel do professor como facilitador efetivo e mediador do conhecimento;

– Conteúdo em linguagem mais próxima dos alunos;
– Boas práticas de integração das tecnologias na educação;
– Desenvolver motivações para ações inovadoras que despertem a criatividade;
– Abordar a interdisciplinaridade, aliando a matemática às outras ciências para que sirva de instrumento de compreensão e de
possíveis modificações da realidade

Conteúdo
O conteúdo será constituído dos seguintes itens:
– O ensino e aprendizagem por projetos, o ensino e aprendizagem por problemas e o ensino de ciências por investigação;
– O ensino por projetos de forma disciplinar ou multidisciplinar;
– Tipos de metodologias ativas e os desafios da sua implementação na escola;
– O construtivismo e as inteligências múltiplas;
– A pedagogia comportamental e os professores transmissivos;
– A pedagogia progressista e os professores construtivistas.

Avaliação
O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas.
Critério
Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas.

Bibliografia
Braga de Oliveira, R. Ensino por Projetos: Metodologias Ativas, 7ª ed., 2022.
Lima, S. M. Práticas pedagógicas de professores no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução
de problemas. SciELO – Editora UNESP, 2020.
Boaler, J., Munsson, J., Willians, C. Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula: Ensino Fundamental. Porto Alegre: Penso, 2018.