Fale conosco

Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil

Professora Responsável: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Motta Barreto

 

Detalhamento:
Carga Horária: 40 h

Objetivos:

São objetivos da disciplina:

– Apresentar  conceitos e aplicações da Psicologia para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e social;
– Identificar pontos de melhoria na área de ensino em matemática;
– Levar a entender como os processos cognitivos são adquiridos e maturados ao longo da vida;
– Potencializar o desenvolvimento de novas habilidades na área do desenvolvimento e da aprendizagem.

Conteúdo
– Desenvolvimento na Infância;
– Teoria sociocultural (da aprendizagem social, construtivista)
– Teoria do comportamento(Behaviorismo);
– Teoria cognitivista;
– Teoria humanista.

Avaliação
O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas.
Critério
Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas.

Bibliografia
ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. In:Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem
humana, Illeris, k.. Porto Alegre: Penso, 2013.
LIBÂNEO, J C; SANTOS, A (orgs.). Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 4. ed. Campinas: Alínea,
2021.
MATURANA, H. & Varela, F. A Árvore do Conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. São Paulo : Editorial Psy
II, 1995.
MIZUKAMI, M. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins
Fontes, 1998.
WADSWORTH, B. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. 4.ed. São Paulo: Pioneira, 1986.