Reconhecer as histórias e geografias do passado é essencial para se construir novas histórias e geografias no presente e transformar as histórias e geografias do futuro.

Fabíola Durães

Disciplinas: Metodologia I e II

– Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com as demandas das escolas e o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem;

– Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre teoria e prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar;

– Compreender o papel da Geografia escolar e sua contribuição na formação dos/as alunos/as;

– Discutir e analisar as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia;

– Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares;

– Discutir e analisar propostas e parâmetros curriculares oficiais;

– Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica;

– Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia;

– Compreender o estágio como momento importante da formação docente e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação do contexto educativo da escola básica.

– Conceitos e temas básicos da Geografia no mundo contemporâneo;

– A utilização do livro didático, diferentes linguagens e outros recursos didáticos na sala de aula;

– A construção de aulas fundamentadas em textos didáticos, ou em linguagens da produção cultural;

– Elaboração de projetos disciplinares e interdisciplinares;

– Trabalho de campo e/ou Estudo do Meio como método interdisciplinar;

– A produção de painéis, murais, vídeos, textos com base nos projetos desenvolvidos.

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