– Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com as demandas das escolas e o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem;
– Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre teoria e prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar;
– Compreender o papel da Geografia escolar e sua contribuição na formação dos/as alunos/as;
– Discutir e analisar as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia;
– Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares;
– Discutir e analisar propostas e parâmetros curriculares oficiais;
– Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica;
– Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia;
– Compreender o estágio como momento importante da formação docente e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação do contexto educativo da escola básica.
– Conceitos e temas básicos da Geografia no mundo contemporâneo;
– A utilização do livro didático, diferentes linguagens e outros recursos didáticos na sala de aula;
– A construção de aulas fundamentadas em textos didáticos, ou em linguagens da produção cultural;
– Elaboração de projetos disciplinares e interdisciplinares;
– Trabalho de campo e/ou Estudo do Meio como método interdisciplinar;
– A produção de painéis, murais, vídeos, textos com base nos projetos desenvolvidos.
ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001 (Prática Pedagógica).
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CACETE, Núria Hanglei. A AGB, os PCNS e os professores. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
CANTON, André Luiz. Preservação contraditória no centro de São Paulo: degradação das Vilas Preservadas da Baixada do Glicério no contexto da renovação urbana (Operação Urbana Centro). Dissertação de Mestrado / Departamento de Geografia FFLCH – USP, 2007.
CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.
GIMENO SACRISTÁN, J. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: ideologia nos currículos do 1º grau. In: BARRETO, Elba S. de S. (org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Autores Associados: Fundação Carlos Chagas, 1998. p. 163-192.
MÜLLER, Tânia Maria Pedroso et al. (org.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib et al. Parâmetros Curriculares nacionais: tensão entre Estado e Escola. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, Renato Emerson dos (org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia; pontos e contrapontos para uma análise. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1995. (Cadernos Pedagógicos).
WACHOWICZ, Lilian Anna. O método dialético na didática. Campinas: Papirus, 1991. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).