Reconhecer as histórias e geografias do passado é essencial para se construir novas histórias e geografias no presente e transformar as histórias e geografias do futuro.

Fabíola Durães

Patrimônio

Memórias e Vidas das “Cidades Mortas” – dinâmicas espaciais e memória social dos patrimônios do Vale Histórico do Paraíba

Patrimônio | 2018 | PDF

O catálogo traz uma análise sobre a visão social do Vale do Paraíba construída a partir dos patrimônios históricos. Dentre as arquiteturas estão: Fazenda Pau D’Alho e Coqueiros, Igreja e Largo do Rosário e a Praça Ramos, com enfoque na Igreja Matriz e entorno. São apresentadas diversas entrevistas com moradores de Bananal. O grupo discorre sobre a relação dos moradores com o espaço e as memórias do local. Além disso, são usadas ilustrações e fotografias dos entrevistados e da arquitetura local. Por fim, o trabalho ressalta a verificação do apagamento histórico da população negra que foi escravizada no século XIX na região, devido a pouca associação desta com os monumentos locais.

Bárbara Thais Ferreira de Alencar Mendes; Guilherme Leria Sanches; Gustavo Holanda Ribeiro; Jackson dos Santos Brito; Miguel Moura Kehl; Rubia Silva Polido.