COORDENAÇÃO:
Prof. Dr. José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Graduou-se em Psicologia e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH e IP). Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH) e é Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Atualmente é pesquisador e docente de Psicologia Social no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Etnopsicologia desta instituição, onde orienta e desenvolve pesquisas pautadas pelo interesse em não divorciar reflexão epistemológica (Epistemologia da Psicologia, Filosofia da Psicanálise) e pesquisa empírica (Psicologia da Cultura, Psicologia da Religião), bem como abertas a argumentos e contribuições interdisciplinares. É lider do grupo de pesquisa em etnopsicologia do CNPQ.
e-mail: bairrao@usp.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6050765190622445
Página na Fapesp: http://www.bv.fapesp.br/37698
PROJETOS EM ANDAMENTO
Dissertação de mestrado
André Alexandre Ângelo Nunes. Alquimistas de Aruanda: Estudo etnopsicológico do simbolismo na umbanda esotérica. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
2.
Luizi Lopes de Oliveira. Os Sonhos no Candomblé Ketu no Interior Paulista: Um Estudo Etnopsicológico sobre o Fenômeno Onírico. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
3.
Carolina Mikaela Silva Kato. Facetas do budismo no Brasil: Entrelaçamentos entre etnia e conversão. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
Tese de doutorado
Marcela Maria dos Santos. De Wapara a Ipari: Morte e cura na fronteira entre saúde indígena e o povo Arara. Início: 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
2.
Pedro Henrique Affonso. O estatuto da natureza na psicanálise de Jacques Lacan. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
3.
Rafael Henrique Teixeira. A fortuna da questão filogenética em psicanálise quando do desvio de Lacan por Lévi- Strauss. Início: 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
4.
Juliana Barros Brant Carvalho. Casas-grandes do Sudeste e a memória social: um estudo etnopsicógico sobre a aristocracia cafeeira no Brasil. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
5.
Rafael Eduardo Franco. O RETORNO A FREUD: JACQUES LACAN, UM LEITOR DE ANDRÉ BRETON?. Início: 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Supervisão de pós-doutorado
Carlos Eduardo Ortolani de Moura. Início: 2017. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Iniciação científica
Isabella Tiago dos Reis. Biografias de Refugiados Residentes em Ribeirão Preto. Início: 2025. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) – Universidade de São Paulo.
Rainele Santana Ferreira dos Santos. USO E SENTIDOS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM RITUAIS AFRO-BRASILEIROS. Início: 2024. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.