D3 - Produto conectado

O demonstrador de Produto conectado ilustra o uso das tecnologias de Integração de sistemas, Computação em nuvem e Internet das Coisas, e suas aplicações em um produto inteligente. Um produto inteligente geralmente dispõe de três elementos principais: componentes físicos, componentes de conectividade (antenas, protocolos de rede etc.) e componentes inteligentes (sensores, softwares, interface etc.). Dessa forma, os produtos inteligentes são capazes de coletar e transmitir informações sobre seu processo produtivo, seu uso, monitorar suas condições físicas e ambientais, executar tarefas complexas e controlá-las à distância.(Porter & Heppelmann, 2015).

Demonstrador do produto conectado

O skate conectado da Fábrica do Futuro possui um sistema eletrônico integrado que é capaz de coletar e transferir alguns dados, que são transformados em informação para o usuário e podem ser visualizados por meio de um website específico para tal, o Skate do Futuro

Alguns exemplos de coleta e transformação de dados são dados a seguir: um sensor magnético localizado em uma das rodas permite calcular a velocidade e distância percorridas à partir da quantidade de rotações da rodinha; um acelerômetro e um giroscópio acoplados permitem a identificação da posição e orientação do skate; é possível acionar o acendimento de luzes LED acopladas ao skate à partir de um comando no website. Maior detalhamento acerca do desenvolvimento do skate conectado solução pode ser encontrado em Morgado (2019)

Como próximos passos, é prevista a miniaturização dos componentes do skate conectado para o desenvolvimento de um protótipo completamente funcional, no qual os sistemas fiquem alocados na caixa de conectividade do skate.

Cálculos da velocidade e distância percorridos

Identificação da orientação e posição do skate

Luzes LED acopladas ao skate

Referências: 

 

Morgado, M. R. (2019) Projeto e desenvolvimento de sistema eletrônico embarcado para skate da Fábrica do Futuro POLI. (Trabalho de Formatura) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.


Porter, M. E., & Heppelmann, J. E. (2015). How smart, connected products are transforming companies. Harvard business review, 93(10), 96-114.

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP


© 2020 Fábrica do Futuro | Todos os direitos reservados