Demonstradores de tecnologia

A Fábrica do Futuro é organizada em Demonstradores, que cumprem a função de demonstrar conceitos e tecnologias de Indústria 4.0 aplicados a um processo produtivo próximo do real. O produto-demonstrador (skate), e o seu processo de montagem conectam os demonstradores e suas tecnologias, ilustrando aplicações práticas. Os oito Demonstradores da Fábrica do Futuro serão apresentados abaixo:

 

D1 – Montagem customizada

D2 – Controle de qualidade por visão computacional

D3 – Produto conectado

D4 – Manufatura aditiva e monitoramento remoto

D5 – Digital Twin

D6 – Identificação de componentes

D7 – Monitoramento de máquinas e manufatura distribuída

D8 – Separação de componentes por visão computacional

 

 

Planta da Fábrica do Futuro e posicionamento de seus demonstradores

D1 - Montagem customizada

O demonstrador de Montagem customizada ilustra o uso das tecnologias Integração de sistemas, Computação em nuvem e Manufatura aditiva, e suas aplicações no conceito de Customização em massa em um processo produtivo.

D2 - Controle de qualidade por visão computacional

O demonstrador de controle de qualidade por Visão computacional demonstra o uso das tecnologias de Integração de sistemas, Computação em nuvem e Inteligência Artificial, e suas aplicações para controle de qualidade automatizado por Visão computacional, com o uso de uma Câmera industrial inteligente.

D3 - Produto conectado

O demonstrador de Produto conectado ilustra o uso das tecnologias de Integração de sistemas, Computação em nuvem e Internet das Coisas, e suas aplicações em um produto inteligente, o Skate conectado, que é capaz de coletar e transmitir informações de uso do skate por meio de uma interface própria.

D4 - Manufatura aditiva e monitoramento remoto

Por meio de impressoras 3D, são produzidos alguns opcionais para o skate, itens que tem alta variedade e baixo volume de impressão. Vários tipos de materiais estão disponíveis e suas diferentes aplicações são apresentadas em um mostruário de materiais. Um dos equipamentos de impressão 3D utilizados permite a operação e monitoramento remotos.


D5 - Digital Twin

O demonstrador de Digital Twin ilustra o uso de gêmeos digitais, Integração de sistemas, Internet das Coisas e Computação em nuvem, e suas aplicações na gestão do ciclo de vida do produto, que coleta dados do produto desde sua concepção até o seu uso pelo consumidor final, e transforma esses dados em informações para melhoria do produto, do seu processo produtivo, bem como para oferta de serviços para o cliente.

D6 - Identificação dos componentes

O demonstrador de Identificação de componentes ilustra o uso das tecnologias de RFID e QR Code e suas aplicações no controle de qualidade, controle de estoque e identificação unitária do produto.


D7 - Monitoramento de máquinas e manufatura distribuída

O demonstrador de Monitoramento de máquinas e Manufatura distribuída ilustra o uso das tecnologias Computação em nuvem para aplicações de Manufatura distribuída e Monitoramento remoto de máquina em um processo produtivo.

D8 - Separação de componentes por visão computacional

O demonstrador de Separação de componentes por Visão computacional ilustra o uso das tecnologias de Computação em nuvem e Inteligência Artificial, e suas aplicações para a separação automatizada de componentes por Visão computacional, com o uso de uma Câmera industrial inteligente.

Icons made by Freepik, Srip, and Wichai.wi from www.flaticon.com

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP


© 2020 Fábrica do Futuro | Todos os direitos reservados