D5 - Digital Twin

Digital Twin é uma “versão” digital de um produto físico, serviço ou processo. O conceito é utilizado no contexto da Indústria 4.0 principalmente em modelos de representação do produto e em simulações. Existem ainda aplicações de integração de dados do produto desde seu design até a produção, e ainda ao longo de seu uso para coleta de feedback, que pode ser utilizado para a melhoria do produto, do seu processo produtivo, e até mesmo para oferta de serviços ao usuário. Esse tipo de aplicação é conhecida como Digital Twin de Circuito Fechado (CLDT). O Digital Twin (DT) é composto por três componentes: o produto físico, a réplica virtual do produto, e os dados que conectam ambos (Qi & Tao, 2018). 


O Digital Twin em implementação na Fábrica do Futuro funciona como um Digital Twin de Circuito Fechado (CLDT), um software intermediário (middleware), que coleta dados acerca da fabricação do produto (dados do fabricante), bem como dados de uso do consumidor (dados em tempo real) para, a partir desse conjunto de dados, gerar informações úteis para o consumidor, bem como para a fabricante.

Digital Twin da Fábrica do Futuro – Fonte: Durão, Morgado, Lopes & Zancul (2020).

Referências: 

 

 

Durão, L. F. C., Morgado, M., Lopes, R. D. & Zancul, E. (2020). Middle of Life Digital Twin: Implementation at a Learning Factory. In IFIP 17th International Conference on Product Lifecycle.

 

Qi, Q., & Tao, F. (2018). Digital Twin and big data towards smart manufacturing and industry 4.0: 360 degree comparison. Ieee Access, 6, 3585-3593.

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP


© 2020 Fábrica do Futuro | Todos os direitos reservados