D6 - Identificação de componentes

A Fábrica do Futuro é equipada com impressora de RFID, impressora de QR Code, leitores de QR Code, e ainda de RFID  instalados por uma empresa parceira. Existe uma aplicação dessas tecnologias em funcionamento e duas em desenvolvimento na Fábrica. 


A aplicação desenvolvida é a identificação do produto demonstrador, o skate, a partir do uso de QR Code para controle de qualidade no processo de montagem. Uma integração do sistema MES com o sistema de impressão de QR Code garante a impressão automática de um adesivo com QR Code que carrega o código do pedido a ser produzido. Dessa forma, ao longo do processo de montagem, por meio da leitura deste QR Code anexado ao shape do skate, é possível averiguar se o operador está montando o skate correto, evitando assim que erros possam ser cometidos e propagados ao longo da linha de montagem, reduzindo a necessidade de retrabalho. 


Se encontra em desenvolvimento a aplicação da identificação unitária de cada peça do estoque de montagem do skate, de maneira a identificar o uso e dar baixa no estoque do sistema ERP ao longo da montagem, bem como a reinserção no estoque do sistema ERP ao final da desmontagem, permitindo ainda identificar quantas vezes a peça foi utilizada na montagem de skates. Por último, se encontra em desenvolvimento ainda uma aplicação de RFID para controle de estoque de equipamentos da Fábrica do Futuro (sensores etc.) que podem ser emprestados aos alunos, de maneira a identificar automaticamente a saída e entrada desses equipamentos do estoque, integrado com sistema ERP por meio de etiquetas RFID anexadas aos equipamentos.

Primeira estação de trabalho com impressora de QR Code

INOVA USP – Centro de Inovação da USP
Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP


© 2020 Fábrica do Futuro | Todos os direitos reservados